Fase lútea: o que é, sintomas, duração e como identificar

Fase lútea é a última fase do ciclo menstrual que se inicia após a ovulação com a formação do corpo lúteo e termina com a descida da menstruação ou gravidez, caso ocorra a concepção.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Na fase lútea, também chamada de fase secretória, o corpo lúteo produz progesterona para preparar o endométrio que é a camada mais interna do útero para receber o embrião e, se a gravidez não ocorrer, o corpo lúteo é degradado e a menstruação desce.

Leia também: Ciclo menstrual: o que é, fases, como contar e quanto tempo dura tuasaude.com/ciclo-menstrual

A fase lútea pode ser identificada através de sintomas como alterações do humor, sensibilidade nas mamas, inchaço ou corrimento pastoso e, normalmente dura 14 dias em mulheres com ciclo menstrual de 28 dias.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas da fase lútea

Os principais sintomas da fase lútea são:

  • Aumento da sensibilidade nas mamas;
  • Alterações do humor;
  • Retenção de líquidos e inchaço;
  • Acnes ou espinhas;
  • Prisão de ventre ou diarreia.

Os sintomas da fase lútea são semelhantes aos da TPM, podendo também surgir dor de cabeça, irritabilidade ou dificuldade de concentração.

Leia também: 15 sintomas de TPM (com teste online) tuasaude.com/sintomas-de-tpm-tensao-pre-menstrual

Quanto tempo dura

A fase lútea dura 14 dias para a maioria das mulheres que têm um ciclo menstrual de 28 dias, se iniciando após a ovulação e termina com a menstruação ou gravidez.

No entanto, em algumas mulheres a fase lútea pode ser mais curta ou mais longa, podendo durar de 10 a 18 dias, por exemplo.

1. Fase lútea curta

A fase lútea curta, geralmente, dura 10 dias ou menos o que pode fazer com que o revestimento do útero não fique aumentado o suficiente para a implantação do embrião, caso ocorra a fecundação.

Geralmente, a fase lútea curta está relacionada a uma insuficiência do corpo lúteo podendo causar dificuldade para engravidar ou até aborto espontâneo.

Leia também: Corpo lúteo: o que é, para que serve e relação com a gravidez tuasaude.com/corpo-luteo-e-gravidez

2. Fase lútea longa

A fase lútea longa pode durar 18 dias ou mais e, geralmente, está relacionada a desequilíbrios hormonais, como acontece na síndrome dos ovários policísticos.

No entanto, caso a menstruação não desça e a mulher tenha tido contato íntimo desprotegido, é recomendado fazer um teste de gravidez, pois é possível que a mulher esteja grávida.

Leia também: Teste de Gravidez: quando, como fazer (e resultado positivo e negativo) tuasaude.com/teste-caseiro-de-gravidez

Como calcular a fase lútea

Para calcular a fase lútea, deve-se identificar o dia da ovulação, pois a fase lútea se inicia logo em seguida da ovulação e dura até a descida da menstruação.

Desta forma, o número de dias entre a ovulação e a menstruação, corresponde aos dias da fase lútea, que normalmente é de 14 dias para um ciclo de 28 dias.

Além disso, para saber se está ovulando e iniciar o cálculo da fase lútea, pode-se fazer um teste de ovulação, e também estar atenta aos sinais e sintomas da fase lútea.

Calculadora de ovulação

Para saber em que dia será sua próxima ovulação e identificar quando se iniciará a fase lútea, insira os dados na calculadora:

Erro
Erro

A calculadora da ovulação é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o ginecologista.

O que acontece durante a fase lútea

As principais alterações durante a fase lútea são:

  • Formação do corpo lúteo que produz hormônios, principalmente a progesterona;
  • Aumento do revestimento uterino, que se torna mais grosso para receber o óvulo fertilizado;
  • Formação de vasos sanguíneos dentro do revestimento uterino;
  • Aumento dos níveis de estrogênio, na metade da fase lútea.

No caso de ocorrer a fecundação do óvulo, o embrião se implanta no revestimento uterino e a produção de beta-HCG mantém a função do corpo lúteo, que produz progesterona até cerca de 10 semanas de gravidez.

No entanto, quando o óvulo não é fertilizado, o corpo lúteo se degrada formando um tecido cicatricial, chamado corpo albicans, e os níveis de progesterona diminuem até que o revestimento do útero seja eliminado, dando início à menstruação.

Leia também: 14 primeiros sintomas de gravidez (semana a semana) tuasaude.com/10-primeiros-sintomas-de-gravidez

Como identificar a fase lútea 

A fase lútea pode ser identificada através de alguns sinais, como:

1. Leve aumento da temperatura basal

A fase lútea pode causar um leve aumento da temperatura basal após a ovulação e durar por toda a fase lútea.

Esse aumento da temperatura é em média 0,2 a 0,6ºC a mais do que a temperatura normal.

2. Corrimento vaginal

Após a ovulação em que o corrimento é mais claro, como se fosse clara de ovo, ocorre uma mudança das características dessa secreção passando a ser mais grossa e pastosa, indicando a fase lútea.

É possível engravidar na fase lútea?

É possível engravidar no primeiro dia da fase lútea, pois se inicia logo após a ovulação, e o óvulo sobrevive cerca de 12 a 24 horas.

Desta forma, caso ocorra contato íntimo desprotegido, é possível que o óvulo seja fecundado e ocorra a gravidez.

Vídeos relacionados

PERÍODO FÉRTIL: Como calcular

03:38 | 2.662.100 visualizações

Primeiros sintomas de gravidez

02:53 | 1.105.420 visualizações