Condicionamento físico: o que é, benefícios, tipos e como melhorar

O condicionamento físico é a capacidade do corpo de realizar atividades com vigor, sem cansaço excessivo e com energia para tarefas diárias, de lazer e em casos de emergências.

Os exercícios de condicionamento físico promovem benefícios como melhora da aptidão física, controle do peso, prevenção e tratamento de doenças crônicas e redução do risco de quedas e lesões.

Leia também: 16 benefícios da atividade física (e como começar) tuasaude.com/beneficios-da-atividade-fisica

Algumas formas de melhorar o condicionamento físico são aumentar gradativamente a intensidade e a duração dos exercícios, e praticar os exercícios físicos regularmente, que podem incluir caminhada, corrida, musculação e ioga, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios do condicionamento físico são:

  • Melhorar a aptidão física em geral;
  • Controlar o peso corporal;
  • Melhorar a flexibilidade e a mobilidade;
  • Promover o bem-estar geral;
  • Melhorar a saúde mental;
  • Prevenir e tratar doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer;

Além disso, o condicionamento físico também ajuda a manter a saúde dos ossos e músculos, e diminui o risco de quedas e lesões.

Tipos de condicionamento físico

Os tipos, ou componentes, de condicionamento físico incluem:

1. Resistência cardiovascular

A resistência cardiovascular é a capacidade do coração e dos pulmões de fornecer oxigênio e nutrientes para os músculos durante longos períodos.

As atividades de resistência cardiovascular, ou atividades aeróbicas, aumentam a respiração e a frequência cardíaca, mantendo o coração, os pulmões e o sistema circulatório saudáveis e melhorando o condicionamento físico geral. 

Atividades de intensidade moderada a vigorosa por períodos prolongados, como caminhada rápida, corrida, natação e ciclismo, são alguns exemplos de exercício de resistência cardiovascular.

2. Força ou resistência muscular

A força ou resistência muscular se refere à capacidade dos músculos em produzir e manter a força durante algum tempo.

O uso de faixa de resistência, calistenia e levantamento de pesos são alguns exemplos de exercícios de força e resistência muscular.

Leia também: Treino de força: o que é, benefícios e como fazer (com exemplos) tuasaude.com/treino-de-forca

3. Flexibilidade

A flexibilidade é a amplitude do movimento de uma articulação ou de um grupo de articulações do corpo.

Exercícios como alongamento, ioga e pilates melhoram e aumentam a flexibilidade e alongam os músculos, ajudando a manter o corpo flexível e na realização de atividades do dia a dia.

4. Equilíbrio e agilidade

O equilíbrio e a agilidade correspondem à capacidade de manter o equilíbrio quando se está parado ou em movimento, e de mudar a direção do movimento do corpo rapidamente.

Exercícios como tai chi, prancha, exercícios de propriocepção e caminhar de costas, são alguns exemplos de atividades para melhorar o equilíbrio e a agilidade.

Estes exercícios ajudam a melhorar a postura, facilitam as caminhadas em superfícies irregulares e ajudam a evitar quedas e lesões.

Leia também: 11 exercícios para melhorar o equilíbrio tuasaude.com/exercicios-para-melhorar-o-equilibrio

Como melhorar o condicionamento físico

Algumas dicas para melhorar o condicionamento físico são:

  • Aumentar gradativamente a intensidade, a frequência e a duração dos exercícios, para diminuir o risco de lesões;
  • Praticar exercícios regularmente, para que seja possível obter os benefícios e evitar a perda dos já alcançados;
  • Fazer treinos adaptados aos objetivos individuais, com a orientação de um profissional de educação física;
  • Incluir exercícios variados no treino, para exercitar diferentes grupos musculares, evitar a monotonia e reduzir o risco de lesões por estresse;
  • Fazer os exercícios em segurança, usando aparelhos e equipamentos adequados e evitando ultrapassar os limites do corpo para evitar lesões.

Alguns exercícios que podem ser feitos para melhorar o condicionamento físico incluem caminhada, corrida, musculação, calistenia, natação, crossfit e treinos funcional, por exemplo.

Ginástica de condicionamento físico

A ginástica de condicionamento físico é um tipo de atividade física que tem como objetivo alcançar ou melhorar o condicionamento físico.

Assim, este tipo de ginástica ajuda a melhorar a resistência cardiovascular, a agilidade, o equilíbrio, a flexibilidade e a força da pessoa.

Os treinos de ginástica de condicionamento físico geralmente são curtos, duram entre 30 a 60 minutos e incluem saltos, agachamentos, flexões e abdominais, por exemplo.

Vídeos relacionados

Truques para Melhorar a Corrida

02:35 | 74.244 visualizações

Alongamento para o Dia a Dia

01:08 | 544.074 visualizações