Como perder o sono e ficar acordado: 12 formas naturais

Algumas formas naturais para perder o sono e ficar acordado é consumir alimentos ou bebidas estimulantes, como café, guaraná ou chocolate preto.

Além disso tirar um cochilo de 15 minutos, fazer exercícios a cada 30 minutos e ficar em um ambiente menos confortável também ajuda a perder o sono e ter mais disposição para as atividades do dia a dia.

O tempo de sono ideal é de cerca de 7 a 8 horas por noite. No entanto, se a pessoa dormir 9 horas à noite e sentir-se renovado e com disposição ao acordar, é de 9 horas é um bom tempo para descansar. Veja quantas horas de sono dormir por dia.

Imagem ilustrativa número 1

Como perder o sono rápido

Algumas formas naturais que ajudam a perder o sono rápido e ficar acordado são:

1. Comer alimentos estimulantes

Para tirar o sono, recomenda-se o consumo de alimentos ou bebidas estimulantes, como por exemplo:

  • Café;
  • Guaraná em pó;
  • Açaí;
  • Chá verde;
  • Chocolate preto;
  • Chá de gengibre.

Estes alimentos são estimulantes capazes de aumentar a disposição, pois aceleram os batimentos cardíacos, melhorando a circulação sanguínea, ajudando a tirar o sono.

Porém, seu uso deve ser reduzido ao mínimo, pois dificultam a absorção do cálcio podendo prejudicar os ossos. Veja uma lista de outros alimentos que tiram o sono.

2. Tirar um cochilo rápido de 15 minutos

Outra boa dica para quem não dorme o suficiente durante a noite, ficando com muito sono durante o dia, é aproveitar o tempo do almoço para um cochilo rápido de 15 minutos ou aproveitar as viagens de deslocação para o trabalho para dormir.

Apesar de não ser um sono de boa qualidade, estes minutos de sono ajudam a recarregar um pouco de energia, aumentando o foco na tarefa que se tem para fazer.

O ideal é dormir entre 15 a 30 minutos e não mais do que isso, pois existe o risco de se ficar ainda com mais sono. Isto porque dormir mais de 30 minutos favorece a entrada do sono na fase REM, ficando mais difícil acordar.

Leia também: Sono REM: o que é, por que é importante e como atingir tuasaude.com/sono-rem

As pessoas mais propensas a sofrer com o sono durante o dia são os que trabalham por turnos, como profissionais da área da saúde, policiais, bombeiros e seguranças. Nestes casos, aconselha-se dormir ou descansar sempre que puderem.

3. Fazer exercício a cada 30 minutos

Esta é outra técnica muito eficaz que pode render uma energia extra. Para isso, basta parar a cada 30 minutos e fazer algum tipo de exercício para estimular a circulação sanguínea.

Alguns bons exemplos são fazer alongamentos, como tocar com as mãos nos pés, ou até fazer algumas flexões. Com este tipo de truque é quase sempre possível conseguir mais 20 a 30 minutos de energia extra.

4. Ficar num ambiente menos confortável

A sensação de sono normalmente só aparece quando se está em um ambiente confortável, ou seja, numa posição confortável, com pouco som e numa temperatura agradável.

Assim, contrariar esses fatores pode ser uma boa forma de ficar mais acordado. Para isso, basta colocar alguma música para tocar, abrir um pouco a janela para entrar um pouco de vento e evitar estudar ou trabalhar sentado em locais confortáveis, como na cama.

5. Comer um lanche saudável

Comer pequenos lanches saudáveis quando se está trabalhando ou estudando também pode ajudar a combater o sono. Assim, alguns exemplos são:

  • 1 abacate com nozes ou aveia;
  • 1 iogurte com cereais;
  • 1 vitamina de abacate.

Estes lanches são ricos em antioxidantes e gorduras boas, que ajudam no funcionamento do cérebro, podendo ser uma boa opção para completar o uso de um alimento estimulante, por exemplo.

6. Respirar fundo 10 vezes

Fazer respirações fundas ajuda a aumentar a quantidade de oxigênio no sangue e, por isso, pode ajudar a combater a sensação de sono excessivo.

Para isso deve-se inspirar fundo pelo nariz, segurar o ar por 2 segundos e depois jogar todo o ar fora pela boca, repetindo-se até 10 vezes.

Outra técnica de respiração que parece ser bastante eficaz consiste em:

  1. Tapar uma narina com o dedo indicador e inspirar pela outra;
  2. Prender o ar, retirar a mão do nariz, tapar a outra narina e soltar o ar;
  3. Repetir o processo, mas começando por inspirar pela mesma narina que se soltou o ar.

Dessa forma, é possível garantir um pouco mais de energia para realizar as atividades.

7. Conversar com outra pessoa

Conversar por alguns minutos, com algum colega de trabalho ou por telefone, de preferência sobre um assunto interessante ou divertido, ajuda a estimular o cérebro, deixando-o mais desperto.

8. Tomar um banho

Tomar um banho frio ao acordar ajuda a despertar mais rápido, principalmente se tiver ido dormir mais tarde.

isso porque a água fria ajuda a ativar o corpo e a mente e renovar as energias para realizar as atividades do dia a dia mais facilmente.

9. Ir para o ar livre

Em casos de muito sono no trabalho, reunião ou estudo, por exmeplo, é aconselhado ir para o ar livre, como pátio, sacada, terraço ou parque, para relaxar a mente e caminhar um pouco antes de retornar à atividade com mais energia.

10. Escutar música

Escutar música também pode ajudar a melhorar o ânimo e a energia nas jornadas intensas de trabalho e estudo, por exemplo.

Isso porque sa músicas, principalmente as mais alegres, podem dar mais energia e estimular o corpo para evitar o sono.

11. Exposição à luz

A exposição à luz solar pela manhã ajuda a regular o ritmo circadiano, promovendo o estado de alerta e reduzindo a sonolência diurna.

Em áreas com pouca luz solar, a exposição à luz artificial brilhante, como lâmpadas terapêuticas de 10.000 lux, são recomendadas para tratar o transtorno afetivo sazonal, melhorando o estado de alerta quando não é possível sair de casa.

Esse efeito é mais evidente quando uma rotina diária de exposição à luz é mantida por várias semanas, embora mesmo a exposição ocasional possa ajudar a reduzir temporariamente a sonolência.

12. Jogar água fria no rosto

Alguns estudos mostram que jogar água fria no rosto tem um efeito indireto no aumento do estado de alerta ou eliminação a sonolência.

A exposição facial à água fria pode causar alterações fisiológicas e cerebrais associadas a uma maior sensação de alerta e ativação do corpo.

O que tomar para tirar o sono

Existem medicamentos que podem ser indicados em caso de sono excessivo, que devem ser usados somente sob indicação do médico em caso de transtornos do sono, como apneia, narcolepsia, transtornos do ritmo circadiano e insônia.

Alguns dos remédios que podem ser recomendados em casos de transtornos do sono e que causam o excesso de sono são armodafinil, metilfenidato, oxibato de sódio, melatonina e medicamentos agonistas dos receptores dos benzodiazepínicos.

Cápsulas de cafeína são boas para tirar o sono?

A cafeína em forma de suplemento em cápsulas pode ajudar a aumentar a energia e tirar o sono.

No entanto, a cafeína em excesso pode provocar o surgimento de diversos efeitos secundários como dor de cabeça e aumento da frequência cardíaca, além de poder dificultar o sono durante a noite.

Leia também: Cafeína em cápsula: o que é, para que serve e como tomar tuasaude.com/cafeina-em-capsulas

Suplementos naturais para acabar com o sono

Alguns suplementos naturais que ajudam a acabar com o sono incluem o chá verde, o gengibre, o ginseng, a maca peruana e a Rhodiola rosea.

Leia também: tuasaude.com

Como evitar ter sono durante o dia

A melhor forma de evitar ter sono durante o dia é ter ter hábitos de sono saudáveis, indo dormir todos os dias na mesma hora e acordando sempre no mesmo horário todos os dias.

É aconselhado também dormir entre 7 a 9 horas por noite, mas não mais do que isso, pois o excesso de sono também pode deixar a pessoa menos disposta ao acordar.

Veja, de acordo com a sua hora de acordar, a que hora se deve deitar para ter um sono reparador:

Erro
Erro

A calculadora do sono é apenas uma ferramenta de orientação e, por isso, não serve como diagnóstico e nem deve substituir a consulta com o médico do sono ou clínico geral.

Como dormir melhor

Algumas dicas para dormir melhor à noite incluem:

  • Evitar ficar na frente do computador e da televisão pelo menos 2 horas antes de dormir;
  • Dormir num quarto silencioso e confortável. Uma boa dica é usar um tapa ouvido e utilizá-lo para dormir, se a vizinhança for muito barulhenta;
  • Fazer a última refeição até 1 hora antes de deitar, para evitar a indigestão;
  • Evitar pensar em muitas coisas ao deitar, priorizando pensamentos calmos e serenos e evitando as preocupações;
  • Evitar alimentos e bebidas com cafeína à tarde e à noite.

Algumas doenças também podem atrapalhar o sono, como insônia, síndrome das pernas inquietas, obesidade, apneia do sono, narcolepsia e o sonambulismo.

Nestes casos, o ideal é procurar ajuda médica, pois, o tratamento destas causas ajuda a melhorar a qualidade do sono e evitar o sono durante o dia. Confira as causas do sono em excesso.

Vídeos relacionados

Ciclos do SONO e dicas para você DORMIR melhor

11:30 | 6.534 visualizações

Bebida Energética Natural | Para Treinar

01:26 | 491.425 visualizações

ENERGÉTICO faz mal? Riscos da CAFEÍNA em excesso explicados

10:30 | 1.994 visualizações