Pressão baixa ou hipoglicemia: como diferenciar (e o que fazer)

A hipoglicemia e a pressão baixa podem ser ter sintomas semelhantes, como tontura, náuseas, fraqueza, cansaço, sonolência ou dificuldade para concentrar, podendo ser difícil diferenciar, principalmente em pessoas que têm tanto problemas de pressão arterial como diabetes. 

No entanto, existem algumas diferenças que podem ajudar a diferenciar, como a presença de tremores, fome e suor frio, que ocorre na hipoglicemia, e visão escura ao se levantar, sensação de cabeça vazia, falta de ar ou batimentos cardíacos irregulares, que podem surgir na pressão baixa.

De qualquer forma, sempre que existir dúvida entre pressão baixa e hipoglicemia é muito importante ir ao hospital, para que seja identificada qual condição está causando os sintomas e fazer o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Como diferenciar os sintomas

Os principais sintomas de pressão baixa e hipoglicemia são:

Sintoma Pressão baixa Hipoglicemia
Tontura X X

Náuseas 

X X
Tremores   X
Fraqueza e cansaço X X
Palidez X  
Dificuldade para concentrar X X
Sonolência X X
Dor de cabeça   X
Visão escura ao se levantar X  

Confusão mental

X X
Irritabilidade   X
Coração acelerado X X
Desmaio ou sensação de desmaio X X

Além disso, no caso da pressão baixa, a pessoa pode ter sensação de cabeça vazia, vômitos, dor no peito, falta de ar ou batimentos cardíacos irregulares, por exemplo. Saiba identificar todos os sintomas de pressão baixa.

Já no caso da hipoglicemia, é possível que a pessoa tenha suor excessivo, sensação de fome, ansiedade, nervosismo, fala lenta, formigamento ou dormência nos lábios e na língua ou até coma, por exemplo.

Leia também: 17 sintomas de hipoglicemia (e o que fazer) tuasaude.com/sintomas-de-hipoglicemia

Como confirmar

Como alguns dos sintomas de hipoglicemia e de pressão baixa são parecidos, é necessário realizar análises específicas para que se possa diferenciar as duas situações, como:

  1. Medir a glicose: se tiver aparelho em casa pode ser usado para medir os níveis de glicose. Um valor de glicose abaixo de 70 mg/dL é indicativo de hipoglicemia. Veja quais são e como funcionam os aparelhos para medir a glicose;
  2. Medir a pressão arterial: é indicativo de um quadro de pressão baixa quando a pressão arterial se encontra igual ou inferior a 90 x 60 mmHg associado a sintomas. Caso a pressão esteja normal e os sintomas presentes, deve-se procurar outra causa para os sintomas. Saiba como medir a pressão arterial.

De qualquer forma, é recomendado procurar um clínico geral para avaliar as possíveis causas da hipoglicemia ou pressão baixa e indicar o tratamento mais adequado, se necessário.

Calculadora online de pressão arterial

Para saber se a sua pressão arterial está baixa, por favor insira os dados na nossa calculadora:

mmHg
Erro
mmHg
Erro

O calculadora de pressão arterial é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o cardiologista.

O que fazer em caso de pressão baixa

Em caso de pressão baixa, é importante:

  • Deitar em um local confortável e com as pernas elevadas acima da altura do coração;
  • Tomar um pouco de água com uma pitada de sal se a pessoa estiver consciente;
  • Desapertar as roupas para melhorar a circulação sanguínea e a respiração;
  • Abrir as janelas para melhorar a ventilação do ambiente;
  • Evitar realizar movimentos bruscos e repentinos.

Além disso, deve-se checar a pressão arterial para ver se está aumentando e estar atento a sintomas de choque, como pele fria e úmida, respiração rápida e confusão mental.

Caso a pressão continue baixa e a pessoa apresente sintomas de choque, deve-se ligar para o SAMU no 192 imediatamente ou levar a pessoa ao pronto-socorro.

Leia também: Hipotensão: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/hipotensao

O que fazer em caso de hipoglicemia

Em caso de hipoglicemia, a pessoa deve sentar e ingerir cerca de 15 g de carboidrato, para que seja absorvido de forma mais rápida, como copo de água com açúcar, copo de suco de laranja natural, ou comer doces ou chocolates, por exemplo.

Depois de 10 a 15 minutos é importante avaliar novamente a concentração de glicose no sangue, e comer mais alimentos ricos em carboidratos, caso a concentração de glicose ainda se encontre abaixo de 70 mg/dL.

Se não houver aumento na concentração de glicose, mesmo após o consumo de carboidratos, ou caso ocorra um desmaio, deve-se ir imediatamente ao hospital ou chamar uma ambulância do SAMU por meio do número 192. Saiba mais o que fazer em caso de hipoglicemia.

Leia também: Hipoglicemia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/tratamento-para-hipoglicemia

Vídeos relacionados

Como medir a pressão arterial

03:39 | 430.839 visualizações