Coceira na virilha: 5 causas comuns (e o que fazer)

Atualizado em agosto 2023

A coceira na virilha pode ser causada devido ao crescimento dos pelos depois da depilação, alergia ao material da calcinha ou cueca e, nestes casos, passar um creme hidratante ou pomada anti-alérgica, como Polaramine ou Fenergan, podem ajudar para aliviar a coceira e acabar com o desconforto rapidamente.

No entanto, a coceira na virilha também pode indicar algum problema de pele, como a micose da virilha, que é mais comum nos homens. Essa coceira também pode acontecer nas mulheres, não só na virilha, mas também na vagina. Além disso, a coceira na virilha também pode ser devido a presença de piolhos nos pelos púbicos, porém essa situação é mais rara.

É importante consultar um médico dermatologista se a coceira não melhorar após 3 dias com cuidados de higiene adequados, uso de roupa íntima de algodão e aplicação de pomadas, pois pode ser necessário realizar exames para identificar outras causas que estejam provocando coceira na virilha.

Imagem ilustrativa número 1

1. Alergia à calcinha ou cueca

A alergia, ou dermatite de contato, é uma das principais causas de coceira masculina e feminina, pois existem muitas peças de roupa íntima que são feitas de materiais sintéticos, o que dificulta a respiração da pele e provoca a sensação de coceira e irritação.

Além da coceira, a alergia à calcinha ou cueca origina sintomas como vermelhidão, descamação e presença de bolinhas brancas ou vermelhas na pele da virilha e isto é causado por causa do contato com uma substância presente na cueca ou calcinha da qual a pessoa é alérgica.

O que fazer: nestes casos, é recomendado passar uma pomada anti-alérgica, como Polaramine ou Fenergan, por exemplo, lavar a calcinha ou cueca antes de usar e dar preferência ao uso de roupa íntima de algodão. Se a coceira não melhorar depois de três dias após estes cuidados, é importante consultar um dermatologista para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

2. Micose da virilha

A micose é a principal responsável pela coceira na virilha masculina, pois é muito comum que os homens produzam mais suor e possuam mais pelos do que as mulheres, sendo mais suscetível para o crescimento de fungos nesta região. Nestes casos, a região fica avermelhada, coça, a pele pode parecer que está descascando e até podem aparecer manchas e pequenas bolhas ou caroços na pele.

O que fazer: para acabar com a coceira na virilha causada por micose, é recomendado ir ao dermatologista para a região seja observada e seja indicado o tratamento apropriado, que pode ser feito com pomadas, cremes ou loções antifúngicas. Em casos mais avançados, o médico poderá prescrever remédios antifúngicos orais. Conheça outras opções de tratamento para micose na virilha.

3. Crescimento de pelos

A realização da depilação com lâmina, ou mesmo com cera, provoca irritação na pele da virilha, deixando-a mais sensível e isto pode levar ao surgimento de coceira na região. Depois de alguns dias, quando os pelos começam a crescer, pode ocorrer a obstrução dos poros na pele e os pelos podem ficar encravados provocando também a coceira na virilha.

O que fazer: para acabar com a coceira na virilha causada por crescimento dos pelos depois da depilação, uma boa dica é passar um creme hidratante, pois além de hidratar a pele, o creme alivia a irritação causada pela coceira e, consequentemente, a vontade de coçar diminui.

Outras dicas para evitar a coceira devido ao crescimento dos pelos incluem fazer uma esfoliação antes da depilação, usar uma espuma de barbear e passar a gilete no sentido dos pelos, no caso de depilação com lâmina.

4. Candidíase

A candidíase é a principal causa de coceira na virilha nas mulheres e está normalmente associada a sintomas na região íntima, como coceira na vagina, dor ou ardência durante o contato íntimo, vermelhidão, inchaço na região vulvar e corrimento branco. Apesar de ser mais frequente nas mulheres, a candidíase também pode acontecer nos homens e levar ao surgimento da coceira na virilha.

O que fazer: é recomendado procurar um ginecologista, no caso de mulheres, ou urologista, para os homens, para avaliar a região e seja indicado o tratamento adequado, que pode ser feito com cremes antifúngicos ou remédios antifúngicos orais. Confira ainda cuidados que pode ter em casa para tratar a candidíase vaginal.

5. Piolhos pubianos

Os piolhos pubianos, também conhecidos por pediculose pubiana ou chatos, são mais frequentes em casos de má higiene íntima ou partilha de toalhas e roupa íntima, podendo surgir tanto em homens como em mulheres e provocar vermelhidão, irritação e coceira na região da virilha.

O que fazer: para acabar com este tipo de coceira na virilha, deve-se consultar um dermatologista para que seja prescrito remédio para piolhos, como a ivermectina, por exemplo. Outras dicas para ajudar aliviar a coceira e eliminar os chatos na virilha é fazer a depilação da região genital, usar uma pinça para remover os piolhos e lavar lençóis, almofadas e roupa íntima em água com temperatura superior a 60ºC.