Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

O que significa colo do útero fechado ou aberto

Janeiro 2021

O colo do útero é a porção inferior do útero que entra em contato com a vagina e que possui uma abertura no centro, conhecida como canal cervical, que liga o interior do útero à vagina e que pode se encontrar aberto ou fechado.

Geralmente, antes da gravidez, o colo do útero está fechado e firme. À medida que a gravidez prossegue, o colo do útero vai se preparando para o parto, tornando-se mais macio e mais aberto. No entanto, em situações de insuficiência do colo uterino, ele pode abrir cedo demais, podendo levar a um parto precoce.

Além disso, o colo do útero aberto, acontece durante a menstruação e o período fértil com o objetivo de permitir que o fluxo menstrual e o muco sejam liberados, podendo essa abertura sofrer alterações ao longo do ciclo.

O que significa colo do útero fechado ou aberto

Quando o colo do útero se encontra fechado

Geralmente, o colo do útero encontra-se fechado durante a gravidez ou quando a mulher não está no seu período fértil. Dessa forma, embora possa ser um dos sinais de gravidez, apresentar o colo do útero fechado não é um sinal absoluto de que a mulher está grávida, devendo-se fazer outros testes para saber se se está grávida. Confira como saber se está grávida.

O que pode ser colo do útero fechado e sangramento na gravidez?

Se o colo do útero estiver fechado e ocorrer sangramento, pode significar que alguns dos vasos sanguíneos do colo do útero sofreram rompimento devido ao seu crescimento, já que ele incha bastante no inicio da gravidez. Além disso, também pode acontecer devido à implantação do embrião no útero. Veja como saber se houve nidação.

De qualquer forma, assim que for observado sangramento, deve-se ir imediatamente ao obstetra, para que seja possível identificar a causa o mais brevemente possível, de forma a prevenir complicações.

Quando o colo do útero se encontra aberto

Geralmente, o colo uterino encontra-se aberto nas seguintes fases:

  • Na menstruação, para que o fluxo menstrual possa sair para o exterior;
  • Na pré-ovulação e na ovulação, para que os espermatozoides passar pelo canal cervical e fecundar o óvulo;
  • No final da gravidez, para que o bebê possa sair para o exterior.

Quando o colo do útero se encontra aberto durante a gestação, existe um maior risco de aborto ou parto prematuro e, dessa forma, é importante que durante as consultas de pré-natal com o obstetra, seja avaliada a dilatação do colo uterino.

Como sentir o colo do útero 

O colo do útero pode ser verificado pela própria mulher, sendo possível perceber se ele se encontra aberto ou fechado. Para isso, deve-se lavar bem as mãos e ficar numa posição confortável, de preferência sentada e com os joelhos afastados. 

Depois, pode-se inserir delicadamente o dedo indicar na vagina, com a ajuda de um lubrificante se necessário, deixando-o deslizar até sentir o colo do útero. Chegando a essa região, é possível perceber se o orifício está aberto ou fechado, através do toque.

Normalmente o toque no colo do útero não dói, porém pode ser desconfortável para algumas mulheres. Caso a mulher sinta dor ao tocar o colo do útero, pode ser sinal de que existem lesões o colo do útero, sendo importante consultar o ginecologista para que seja feita uma avaliação mais completa.

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem