A colite ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal que provoca a inflamação e ulceração da parede do cólon, causando sintomas como diarreia com sangue, vontade urgente de evacuar, dor no abdome, perda de peso e febre.
Ainda não se conhece a causa exata da inflamação, no entanto, sabe-se que é mais frequente em pessoas que consomem muitos alimentos gordurosos ou que têm histórico familiar de colite ulcerativa. Conheça outros tipos de colite.
Em caso de suspeita de colite ulcerativa é recomendado consultar um gastroenterologista. O tratamento normalmente envolve medicamentos anti-inflamatórios, imunossupressores ou biológicos e, nos casos mais graves, a cirurgia para remover o cólon doente.
Principais sintomas
Os principais de colite ulcerativa são:
- Diarreia ou prisão de ventre;
- Sangue nas fezes;
- Vontade de evacuar várias vezes ao dia e/ou urgente;
- Dor no abdome;
- Sensação de mal-estar;
- Perda de peso;
- Febre acima de 37,2ºC.
Os sintomas da colite ulcerativa tendem a variar de intensidade com o tempo, podendo existir períodos de melhora e de piora. No entanto, especialmente no início, é comum surgirem poucos sintomas.
Algumas pessoas com colite ulcerativa também podem apresentar outros sintomas menos comuns como vermelhidão e/ou dor nos olhos, ou dor nas articulações, que podem já estar presentes antes dos sintomas gastrointestinais mais comuns.
Teste online de sintomas
A colite ulcerativa é um tipo de doença inflamatória intestinal. Para saber quais as chances de ter uma doença inflamatória intestinal, indique os sintomas que apresenta:
Este teste é apenas uma ferramenta de orientação e não tem o objetivo de dar um diagnóstico nem substituir a consulta com um gastroenterologista ou clínico geral.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico de colite ulcerativa é feito pelo gastroenterologista ou clínico geral baseado nos sintomas e resultados de exames, como a colonoscopia e biópsia da parede do intestino, que permitem identificar a inflamação do cólon. Veja para que serve a colonoscopia e como é feita.
Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o gastroenterologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:
Além disso, é comum o médico também indicar outros exames, como hemograma, dosagem de PCR no sangue e exames de fezes para descartar outras doenças, especialmente infecções intestinais, que podem causar sintomas parecidos.
Possíveis causas
Embora não se conheça uma causa exata para a colite ulcerativa, acredita-se que seja provocada por uma desregulação do sistema imunológico, especialmente em pessoas com uma predisposição genética.
Além disso, a colite ulcerativa é mais frequente em pessoas com idade entre 15 e 30 anos ou com mais de 60 anos que consomem muitos alimentos gordurosos e apresentam histórico da doença na família, por exemplo.
Como é feito o tratamento
O tratamento para colite ulcerativa pode ser feito com medicamentos anti-inflamatórios específicos por via oral, na forma de supositórios e/ou enemas para diminuir a inflamação e controlar os sintomas.
Especialmente nos casos em que não houve boa resposta ao tratamento inicial, o médico pode indicar o uso de corticoides por via oral ou retal para controlar a inflamação. No entanto, estes medicamentos normalmente não devem ser usados por longos períodos.
Nos casos mais graves, podem ser indicados medicamentos imunossupressores, como azatioprina, ou biológicos, como infliximabe, vedolizumabe, adalimumabe ou golimumabe. Veja como usar o golimumabe.
Além disso, a cirurgia para remover o cólon doente também pode ser indicada para algumas pessoas.
Dieta para colite ulcerativa
Algumas pessoas com colite ulcerativa desenvolvem intolerância à lactose, sendo recomendadas alterações na dieta, como evitar alimentos que contenham leite ou seus derivados, para que os sintomas não piorem.
Leia também: Dieta para colite ulcerativa: o que comer e o que evitar (com cardápio) tuasaude.com/dieta-para-colice-ulcerativa