Colírio timolol: para que serve e como usar

Revisão médica: Dr. Arthur Frazão
Oftalmologista
maio 2020

O Timolol é um remédio que tem como principio ativo o maleato de Timolol, usado no tratamento do glaucoma porque ele ajuda a diminuir a pressão nos olhos.

O Timolol é um medicamento produzido pelo laboratório farmacêutico Cristália, existindo também em forma de genérico.

Para que serve

O Timolol está indicado no tratamento da hipertensão ocular e dos mais diversos tipos de Glaucoma, sejam eles primários, secundários, de ângulo aberto ou ângulo estreito.

Como usar

Pode ser usado a 0,25% ou 0,5% e usado uma ou duas vezes ao dia.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do Timolol incluem irritação nos olhos, conjuntivite, hipotensão, arritmias no coração, tosse, dificuldade em respirar, dor de cabeça, tontura, depressão, náuseas, diarreia, diminuição da líbido e doença de Peyronie.

Contraindicações

O Timolol está contraindicado em pacientes com asma ou com doença pulmonar crônica, insuficiência cardíaca e com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula. O seu uso deve ser evitado na gravidez e amamentação.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em maio de 2020. Revisão médica por Dr. Arthur Frazão - Oftalmologista, em fevereiro de 2016.
Revisão médica:
Dr. Arthur Frazão
Oftalmologista
Médico generalista, especialista em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2008, com registro profissional no CRM/PE 16878