Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Colangeopancreatografia

A colangeopancreatografia retrógrada endoscópica do pâncreas (CPRE) é um exame que serve para diagnosticar doenças, como a pancreatite crônica, colangite e colangiocarcinomas, por exemplo.

A maior vantagem deste exame é que, além de poder evitar a cirurgia, possibilita a colocação de um Stent, que é espécie de mola que aumenta o diâmetro da região e mostra a causa, a localização e a extensão da obstrução.

A colangeopancreatografia é um exame que também pode ser feito por ressonância magnética (CPRM) e, neste caso, ele avalia os ductos biliares e a causa da obstrução pancreática de forma não invasiva. Ao contrário da endoscópica, a CPRE, esta não utiliza radiação ionizante e fornece uma visão mais ampla de todo o órgão além da obstrução em si.

Contraindicações da colangeopancreatografia

A colangeopancreatografia retrógrada endoscópica do pâncreas (CPRE) é contraindicada em pacientes com pancreatite aguda, com suspeita de pseudocisto pancreático e durante a gravidez, porque utiliza radiação ionizante.

O CPRM é contraindicado em pacientes com marcapasso, corpos estranhos intraoculares ou clipes de aneurisma intracraniano, implantes cocleares e com válvulas cardíacas artificiais.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...