Citronela: o que é, para que serve, tipos (e como usar)

Evidência científica

A citronela é uma planta medicinal rica óleos essenciais, como linalol, citronelol, citronelal, geraniol e cis-calameneno, que repele insetos, combate fungos e bactérias, ajuda na cicatrização de feridas e promove o relaxamento.

Existem dois principais tipos desta planta, a citronela de Java e do Ceilão, que se diferenciam pelo teor de compostos bioativos e aroma. A citronela de Java contém maior teor de citronelal e geraniol, e tem um aroma cítrico fresco e intenso. Já a do Ceilão possui um aroma mais amadeirado e é menos potente que a Java.

As folhas frescas da citronela podem ser usadas para perfumar ambientes, preparar repelentes caseiros ou limpar superfícies. O óleo essencial de citronela pode ser usado em difusores, para massagens ou diluído em loções.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A citronela possui muitos benefícios e serve para:

1. Repelir insetos

O óleo essencial de citronela ajuda a repelir insetos como mosquitos, moscas e formigas, pois interfere nos seus receptores olfativos.

Assim, o óleo de citronela pode ser usado em sprays, velas ou aplicado na pele, quando devidamente diluído em um óleo vegetal.

Leia também: Repelentes: tipos, qual escolher e como usar tuasaude.com/repelente

2. Combater fungos e bactérias

O óleo essencial de citronela contém compostos com propriedades antibacterianas que atuam contra bactérias como Staphylococcus aureus e Escherichia coli, ajudando a manter a pele limpa e saudável.

A citronela também possui efeitos antifúngicos que podem ajudar a combater fungos como Candida albicans e espécies de Aspergillus, promovendo uma pele saudável e ajudando a prevenir infecções.

3. Auxiliando na cicatrização de feridas

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, o óleo de citronela pode promover a cicatrização de feridas, como as causadas por diabetes, reduzindo a inflamação e promovendo a reparação dos tecidos.

4. Aromaterapia e relaxamento

A citronela contém compostos naturais que proporcionam um aroma fresco e cítrico, sendo, por isso, frequentemente usada em aromaterapia.

O óleo essencial de citronela pode ajudar a reduzir o estresse, promover o relaxamento e melhorar o humor.

Devido ao seu aroma e às suas propriedades antifúngicas e antibacterianas, a citronela também pode beneficiar animais, como cães e gatos, quando usada em coleiras, ajudando a acalmá-los.

Leia também: Aromaterapia: para que serve e como usar óleos essenciais tuasaude.com/aromaterapia

Tipos de citronela

Existem dois principais tipos de citronela, a citronela de Java (Cymbopogon winterianus), que é muito usada na produção de repelentes e perfumes, loções, velas e sprays inseticidas. Este tipo contém níveis mais elevados de citronelal e geraniol, compostos que ajudam a repelir mosquitos. Seu óleo essencial é mais potente e oferece um aroma cítrico fresco e intenso.

Existe também a citronela do Ceilão (Cymbopogon nardus), que é considerada a citronela verdadeira. Embora funcione como repelente e desinfetante, seu óleo essencial tem um aroma mais amadeirado e é ligeiramente menos potente que a Java.

A  citronela do Ceilão possui os caules com tons avermelhados ou roxos na base. Além do uso contra insetos, também é usada na medicina tradicional para tratar infecções fúngicas da pele.

Como usar

A citronela pode ser usada das seguintes maneiras:

1. Óleo de citronela

O óleo essencial de citronela pode ser usado de diversas formas, incluindo:

  • Aromaterapia: colocar 2 a 3 gotas do óleo essencial de citronela em um pouco de água, dentro de um aromatizador elétrico ou num difusor de ambiente. A quantidade de água varia conforme a capacidade do aromatizador ou difusor. A nuvem de fumaça ou vapor formado, permite liberar o aroma por todo o cômodo;
  • Massagem na pele: usar de 5 a 10 gotas do óleo essencial de citronela misturadas com 50 mL de um óleo vegetal, como óleo de coco ou de amêndoas doces, por exemplo. Em seguida, aplicar sobre a pele, massageando suavemente com a ponta dos dedos, por cerca de 10 minutos;
  • Loção para feridas: misturar 3 a 6 gotas do óleo essencial de citronela para cada 30 mL de um óleo vegetal, como óleo de coco, de jojoba ou de amêndoas doces. Em seguida, aplicar sobre a ferida, desde que não esteja aberta ou sangrando.

O óleo essencial de citronela não deve ser ingerido e nem aplicado puro sobre a pele.

Antes de usar este óleo essencial, deve-se fazer um teste de alergia, preparando uma mistura contendo 1 gota do óleo essencial de citronela em 1 colher (de café) do óleo carreador. Em seguida, aplicar no dorso da mão ou na para interna do cotovelo.

Aguardar 24 horas e, se durante esse período a pele ficar vermelha ou irritada, não é recomendado o uso do óleo essencial de citronela.

2. Vela de citronela

A vela de citronela pode ser encontrada em farmácias, supermercados ou lojas de produtos naturais, que também ajudam a repelir os insetos e a perfumar o ambiente.

3. Repelente de citronela

O repelente de citronela pode ser feito com as folhas da planta ou com o seu óleo essencial.

  • Repelente de citronela com óleo essencial: adicionar em um borrifador de 10 a 15 gotas do óleo essencial de citronela para cada 30 mL de água. Agitar o borrifador e aplicar sobre a pele ou no ambiente;
  • Repelente de folhas de citronela: cortar algumas folhas de citronela, colocar sobre alguns recipientes, espalhar pela casa e trocar diariamente.

Outra forma de usar as folhas de citronela como repelente é fervê-las com água, e pulverizar a solução pela casa.

4. Desinfetante de citronela

O desinfetante de citronela pode ser usado nos ambientes, como cozinha e banheiro, devido às suas propriedades antibacterianas.

Este produto também pode ser utilizado para desinfetar áreas em que animais, como cachorros e gatos, urinam, deixando o ambiente limpo e com aroma agradável.

Para usar a citronela como desinfetante, pode-se misturar as folhas da citronela com água quente e usar na limpeza das áreas desejadas da casa.

Os desinfetantes de citronela também podem ser comprados prontos em farmácias e lojas de produtos naturais.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais que podem surgir durante o uso da citronela na pele, são vermelhidão, coceira, irritação, inchaço ou manchas na pele. Esses efeitos colaterais são reações alérgicas na pele, sendo importante bem a pele afetada com água, interromper o uso da citronela e procurar atendimento médico.

O uso da citronela pode causar efeitos colaterais graves ou anafilaxia que necessitam de atendimento médico imediato.

Por isso, deve-se interromper o uso da citronela e ir ao pronto-socorro mais próximo se apresentar sintomas como dificuldade para respirar, sensação de aperto na garganta ou inchaço da boca, língua ou rosto. Veja como identificar os sintomas de uma reação alérgica grave.

Leia também: Anafilaxia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-e-anafilaxia

Citronela é venenosa?

A citronela é considerada segura e não é venenosa para a maioria das pessoas, quando usada externamente e devidamente diluída.

Organizações de saúde classificam a toxicidade da citronela como baixa. Por isso, geralmente não causa um risco grave à saúde quando usada como repelente ou aromatizador de ambientes.

No entanto, o óleo essencial de citronela é altamente concentrado e pode ser tóxico se ingerido.

Quem não deve usar

A citronela não deve ser ingerida por via oral, seja na forma de óleo essencial ou chá, e seu óleo essencial não deve ser aplicado puro na pele.

Além disso, a citronela não deve ser usada por pessoas que tenham alergia à essa planta.

No caso de mulheres grávidas ou em amamentação e crianças, a citronela deve ser usada somente com orientação médica. Confira os repelentes seguros para grávidas e crianças.

Vídeos relacionados

Repelente natural para afastar os mosquitos

02:28 | 143.870 visualizações