Chá de canela: 8 benefícios e como fazer

O chá de canela possui propriedades antioxidantes e termogênicas, sendo uma boa opção para fortalecer o sistema imunológico, ajudar na prevenção do envelhecimento precoce e promover o emagrecimento.

Além disso, o chá de canela também tem ação analgésica, bactericida e anti-inflamatória, ajudando no alívio das cólicas menstruais, na prevenção da cárie e no tratamento da gengivite.

Esse chá pode ser feito com a canela em pó ou em pau, sendo geralmente esse último tipo o que contém mais óleos essenciais e propriedades benéficas. Conheça todos os benefícios da canela.

Principais benefícios

Os principais benefícios do consumo do chá de canela para a saúde são:

1. Promove o emagrecimento

O chá de canela tem ótimas quantidades de cinamaldeído, um composto bioativo com atividade termogênica que acelera o metabolismo, estimulando a queima de gordura corporal e provendo o emagrecimento. Veja como usar a canela para perder peso.

2. Alivia cólicas menstruais

Por conter eugenol e linalol, compostos bioativos com propriedades analgésicas, o chá de canela pode ajudar a aliviar cólicas durante a menstruação.

Além disso, esse chá também ajuda a diminuir outros sintomas durante a menstruação, como enjoos e vômitos.

3. Previne o envelhecimento precoce

O chá de canela ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, porque é rico em compostos antioxidantes que protegem a pele contra os danos causados pelos radicais livres, evitando, assim, a flacidez e o surgimento de rugas.

4. Mantém a saúde bucal

O cinamaldeído, o linalol e o eugenol são compostos presentes no chá de canela que têm ação bactericida, mantendo a saúde bucal e ajudando a combater o mau hálito, a placa bacteriana e a gengivite.

5. Pode ajudar no controle da diabetes

Alguns estudos[1] [2] indicam que o chá de canela pode ajudar no controle da diabetes, já que essa bebida pode melhorar a ação da insulina, o hormônio responsável por equilibrar os níveis de glicose no sangue.

Além disso, o chá de canela também pode inibir algumas enzimas digestivas, diminuindo a velocidade de digestão dos carboidratos e evitando, assim, o aumento rápido dos níveis de glicose no sangue.

No entanto, mais estudos são necessários para confirmar os benefícios do chá de canela no controle da diabetes.

6. Fortalece o sistema imunológico

Por possuir ação anti-inflamatória e imunomoduladora, o chá de canela ajuda a fortalecer o sistema imunológico, combatendo vírus, bactérias e fungos, e ajudando, assim, no tratamento de gripes e resfriados.

7. Melhorar a libido

Por ter propriedades estimulantes e melhorar a circulação de sangue, o chá de canela aumenta a sensibilidade melhorando a libido e o prazer. Conheça outros alimentos que melhoram a libido.

8. Previne doenças cardiovasculares

O chá de canela contém hesperidina e cumarina, compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que melhoram a circulação de sangue e evitam a formação de coágulos, prevenindo doenças cardiovasculares como trombose e infarto.

Além disso, o chá de canela também promove o relaxamento das artérias e, por isso, pode ajudar na prevenção e no tratamento da pressão alta. No entanto, mais estudos são necessários para confirmar os benefícios do chá de canela na pressão alta.

O chá de canela regula a menstruação?

Embora o chá de canela seja popularmente usado para regular a menstruação, ainda não existem evidências científicas que confirmem o efeito dessa especiaria para estimular a menstruação. Entenda melhor sobre o chá de canela na menstruação.

Como fazer

O chá de canela pode ser feito com a especiaria em pó ou em pau, sendo essa última forma a mais indicada por conter mais óleos essenciais e propriedades benéficas dessa especiaria.

Para preparar o chá, deve-se colocar 1g de pau de canela e 200 ml de água em uma panela, levando para ferver por 10 minutos. Depois, retirar o pau de canela e beber. Pode-se beber até 4 xícaras desse chá por dia e, de preferência, junto das refeições.

Possíveis efeitos colaterais

A ingestão de até 4 xícaras de chá por dia de chá de canela é geralmente considerada segura, sendo recomendado usar por um período de até 6 semanas.

No entanto, a ingestão de altas quantidades de chá de canela pode causar irritação na boca e lábios, suor, coriza, hipoglicemia, intoxicação no fígado, aumento dos batimentos do coração e da frequência respiratória.

Os efeitos colaterais do chá de canela foram reportados principalmente quando se usa a espécie Cinnamomum cassia em muita quantidade, já que contém alto teor de cumarinas, o que pode causar alergia e irritação na pele, hipoglicemia e dano hepático em pessoas que possuem doenças graves no fígado.

Quem não deve consumir

O chá de canela não deve ser consumido por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Esse chá também é contraindicado para crianças, pessoas com úlceras, gastrite ou que possuem doenças graves do fígado.

Pessoas que usam remédios antibióticos, anticoagulantes, para diabetes ou problemas no coração, devem conversar com o médico antes de consumir o chá de canela.

Receitas com chá de canela

Veja outras receitas simples e saborosas com o chá de canela:

1. Chá de canela com gengibre

Ingredientes:

  • 1 colher de café de canela em pó;
  • 1 cm de raiz de gengibre fresco;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

Em uma panela ou chaleira, colocar a canela em pó, o gengibre e a água, levando ao fogo para ferver por 10 minutos. Aguardar amornar, coar e servir.

2. Chá de canela com cravo

Ingredientes:

  • 1 pau de canela;
  • 4 unidades de cravo-da-índia;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo:

Colocar o cravo-da-índia e o pau de canela e a água em uma panela ou chaleira. Levar ao fogo para ferver por 10 minutos. Coar e beber em seguida.

Veja com a nutricionista Tatiana Zanin outras formas de aproveitar todos os benefícios da canela:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em novembro de 2022.

Bibliografia

  • AN, Qi et al. Recent updates on bioactive properties of linalool. Food and Function. 21.ed; 2021
  • MOUSAVI, M, Seyed et al. Anti-hypertensive effects of cinnamon supplementation in adults: A systematic review and dose-response Meta-analysis of randomized controlled trials. Critical Reviews in Food Science and Nutrition. Vol.60. 18.ed; 3144-3154, 2020
Mostrar bibliografia completa
  • AJI MUHAMMAD, R, Dimas; DEWETTINCK, Koen. Cinnamon and its derivatives as potential ingredient in functional food—A review. International Journal of Food Properties. Vol.20. S2.ed; S2238-S2263, 2017
  • SINGLETARY, Keith. Cinnamon Update of Potential Health Benefits. Nutrition Today. Vol.54. 1.ed; 42-52, 2019
  • CLEVELAND CLINIC. Can Taking Cinnamon Supplements Lower Your Blood Sugar?. Disponível em: <https://health.clevelandclinic.org/can-taking-cinnamon-lower-your-blood-sugar/>. Acesso em 21 nov 2022
  • GHAVAMI, Abed et al. What is the Impact of Cinnamon Supplementation on Blood Pressure? A Systematic Review and Meta-Analysis. Endocrine, Metabolic and Immune Disorders . Vol.21. 5.ed; 956-965, 2021
  • AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - ANVISA. Formulário de fitoterápicos: farmacopéia brasileira 2ª edição. 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/formulario-fitoterapico/arquivos/2021-fffb2-final-c-capa2.pdf>. Acesso em 21 nov 2022
  • SILVA, L, Maria et al. Cinnamon as a Complementary Therapeutic Approach for Dysglycemia and Dyslipidemia Control in Type 2 Diabetes Mellitus and Its Molecular Mechanism of Action: A Review. Nutrients. Vol.14. 13.ed; 2022
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • Benefícios da CANELA

    04:22 | 468758 visualizações