Chá de canela: benefícios, como fazer e efeitos colaterais

Atualizado em agosto 2023
Evidência científica

O chá de canela possui propriedades antioxidantes e termogênicas, sendo uma boa opção para fortalecer o sistema imunológico, ajudar na prevenção do envelhecimento precoce e promover o emagrecimento.

Além disso, o chá de canela também tem ação analgésica, bactericida e anti-inflamatória, ajudando no alívio das cólicas menstruais, na prevenção da cárie e no tratamento da gengivite.

Esse chá pode ser feito com a canela em pó ou em pau, sendo geralmente esse último tipo o que contém mais óleos essenciais e propriedades benéficas. Conheça todos os benefícios da canela.

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios do chá de canela

Os principais benefícios do chá de canela para a saúde são:

1. Promove o emagrecimento

O chá de canela tem ótimas quantidades de cinamaldeído, um composto bioativo com atividade termogênica que acelera o metabolismo, estimulando a queima de gordura corporal e provendo o emagrecimento. Veja como usar a canela para perder peso.

2. Alivia cólicas menstruais

Por conter eugenol e linalol, compostos bioativos com propriedades analgésicas, o chá de canela pode ajudar a aliviar cólicas durante a menstruação.

Além disso, esse chá também ajuda a diminuir outros sintomas durante a menstruação, como enjoos e vômitos.

3. Previne o envelhecimento precoce

O chá de canela ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, porque é rico em compostos antioxidantes que protegem a pele contra os danos causados pelos radicais livres, evitando, assim, a flacidez e o surgimento de rugas.

4. Mantém a saúde bucal

O cinamaldeído, o linalol e o eugenol são compostos presentes no chá de canela que têm ação bactericida, mantendo a saúde bucal e ajudando a combater o mau hálito, a placa bacteriana e a gengivite.

5. Ajuda no controle da diabetes

Alguns estudos indicam que o chá de canela pode ajudar no controle da diabetes, já que essa bebida pode melhorar a ação da insulina, o hormônio responsável por equilibrar os níveis de glicose no sangue.

Além disso, o chá de canela também pode inibir algumas enzimas digestivas, diminuindo a velocidade de digestão dos carboidratos e evitando, assim, o aumento rápido dos níveis de glicose no sangue.

No entanto, mais estudos são necessários para confirmar os benefícios do chá de canela no controle da diabetes.

6. Fortalece o sistema imunológico

Por possuir ação anti-inflamatória e imunomoduladora, o chá de canela ajuda a fortalecer o sistema imunológico, combatendo vírus, bactérias e fungos, e ajudando, assim, no tratamento de gripes e resfriados.

7. Melhora a libido

Por ter propriedades estimulantes e melhorar a circulação de sangue, o chá de canela aumenta a sensibilidade melhorando a libido e o prazer. Conheça outros alimentos que melhoram a libido.

8. Previne doenças cardiovasculares

O chá de canela contém hesperidina e cumarina, compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que melhoram a circulação de sangue e evitam a formação de coágulos, prevenindo doenças cardiovasculares como trombose e infarto.

Além disso, o chá de canela também promove o relaxamento das artérias e, por isso, pode ajudar na prevenção e no tratamento da pressão alta. No entanto, mais estudos são necessários para confirmar os benefícios do chá de canela na pressão alta.

O chá de canela regula a menstruação?

Embora o chá de canela seja popularmente usado para regular a menstruação, ainda não existem evidências científicas que confirmem o efeito dessa especiaria para estimular a menstruação. Entenda melhor a relação do chá de canela com a menstruação.

Como fazer chá de canela

Para fazer o chá de canela, deve-se colocar 1g de pau de canela e 200 ml de água em uma panela, levando para ferver por 10 minutos. Depois, retirar o pau de canela e beber. Pode-se beber até 4 xícaras desse chá por dia e, de preferência, junto das refeições.

O chá de canela também pode ser feito com a especiaria em pó, no entanto, o pau de canela é a forma preferencial, por conter mais óleos essenciais e propriedades benéficas.

Possíveis efeitos colaterais

A ingestão de até 4 xícaras de chá por dia de chá de canela é geralmente considerada segura, sendo recomendado usar por um período de até 6 semanas.

No entanto, a ingestão de altas quantidades de chá de canela pode causar irritação na boca e lábios, suor, coriza, hipoglicemia, intoxicação no fígado, aumento dos batimentos do coração e da frequência respiratória.

Os efeitos colaterais do chá de canela foram reportados principalmente quando se usa a espécie Cinnamomum cassia em muita quantidade, já que contém alto teor de cumarinas, o que pode causar alergia e irritação na pele, hipoglicemia e dano hepático em pessoas que possuem doenças graves no fígado.

Quem não deve consumir

O chá de canela não deve ser consumido por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Esse chá também é contraindicado para crianças, pessoas com úlceras, gastrite ou que possuem doenças graves do fígado.

Pessoas que usam remédios antibióticos, anticoagulantes, para diabetes ou problemas no coração, devem conversar com o médico antes de consumir o chá de canela.

Vídeos relacionados