Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como usar a canela para Emagrecer

Atualizado em Agosto 2019

A canela é um condimento aromático muito utilizado em diversos pratos, mas que também pode ser consumido na forma de chá ou tintura. Este condimento, quando associado a uma alimentação equilibrada e à prática regular de atividade física, ajuda a favorecer a perda de peso e pode, até, ajudar a controlar a diabetes.

A canela é rica em mucilagens, gomas, resinas, cumarinas e taninos, o que lhe confere propriedades antioxidante, anti-inflamatória, digestiva e hipoglicêmicas que ajudam a diminuir o apetite e a controlar os níveis de açúcar no sangue. Podendo até ser utilizada para substituir o açúcar, já que tem um sabor ligeiramente adocicado.

Como usar a canela para Emagrecer

Benefícios da canela para emagrecer

A canela pode ser usada para emagrecer porque ela melhora a eficácia da insulina, sendo útil para controlar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, inibe algumas enzimas pancreáticas, permitindo diminuir o fluxo de glicose na corrente sanguínea, o que ajuda a evitar os picos de insulina após comer. Tudo isto permite que a pessoa mantenha níveis de açúcar melhor regulados, além de ajudar a controlar a fome.

Além disso, por ser rica em mucilagens e gomas, a canela ajuda a aumentar a sensação de saciedade e a diminuir a ansiedade por doces, facilitando também a digestão e ajudando a eliminar os gases acumulados. Devido ao seu sabor doce, a canela também ajuda a diminuir as calorias ingeridas ao longo do dia, já que pode ser usada para substituir o açúcar em alguns alimentos.

É ainda possível que a canela induza o processo de termogênese e aumente o metabolismo, fazendo com que o corpo queime mais calorias, utilizando a gordura acumula a nível abdominal. No entanto, são necessários mais estudos para comprovar este efeito sobre o processo de emagrecimento.

Confira os benefícios da canela no vídeo seguinte:

Benefícios da CANELA

98 mil visualizações

Como utilizar a canela

Para conferir o benefício de facilita a perda de peso, a canela deve ser consumida na quantidade de 1 a 6 gramas por dia, podendo ser utilizada das seguintes formas:

1. Chá de canela

O chá de canela deve ser preparado diariamente e pode ser mantido dentro ou fora da geladeira. Para preparar é preciso:

Ingredientes

  • 4 paus de canela;
  • Algumas gotas de limão;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar a canela e a água para ferver numa panela por 10 minutos. Depois, retirar os paus de canela, deixar amornar e espremer algumas gotas de limão antes de beber.

Consumir 3 xícaras deste chá por dia, antes do café da manhã, do almoço e do jantar. Para variar no sabor, é possível adicionar gengibre ao chá, por exemplo.

2. Água de canela

A água de canela pode ser preparada colocando-se um pau de canela em 1 copo de água, e deixando-o repousar por alguns minutos, para que a canela libere as mucilagens e gomas que ajudam a aumentar a saciedade.

3. Suplementos ou tintura de canela

Existem ainda suplementos de canela que podem ser comprados em lojas de produtos naturais ou através da internet. Nestes casos, é aconselhado seguir as instruções do fabricante ou de um fitoterapueta, no entanto, as doses indicadas costumam variar entre 1 e 6 gramas diárias.

Além disso, para quem não gosta do sabor da canela, é ainda possível utilizar a tintura de canela, misturando-se algumas gotas em um copo de água e bebendo antes das principais refeições.

4. Incluir a canela na dieta

Como usar a canela para Emagrecer

É possível adotar algumas estratégias para incluir mais vezes a canela na dieta e obter todos os seus benefícios. Algumas são:

  • Beber 1 xícara de chá de canela no café da manhã;
  • Adicionar 1 colher de chá de canela em pó aos cereais ou panquecas do café da manhã;
  • Adicionar 1 colher de chá de canela em pó numa fruta ou sobremesa;
  • Tomar 1 xícara de chá de canela 15 minutos antes do almoço;
  • Adicionar 1 colher de chá de canela em pó a uma vitamina de iogurte natural com banana;
  • Tomar 1 cápsula de canela depois do jantar ou tomar 1 xícara de leite morno com um au de canela.

Além disto, é possível ainda substituir o açúcar pela canela no leite, café, nos chás ou nos sucos. Veja como preparar receitas saudáveis com canela.

Quem não pode consumir

O extrato e o chá de canela não devem ser consumidos em caso de suspeita de gravidez, nem durante a gestação porque favorecem a contração uterina que pode causar aborto ou parto antes da data prevista. Também não é aconselhado o consumo de canela por pessoas que tenham alergia a esta especiaria, ou em casos de úlceras gástrica ou intestinal.


Bibliografia

  • JIANG Juan et al. Cinnamaldehyde induces fat cell-autonomous thermogenesis and metabolic reprogramming. Metabolism clinical and experimental. 77. 58-64, 2017
  • EXAMINE.COM. Cinnamon. Link: <examine.com>. Acesso em 19 Jul 2019
  • GOWRI Mangala et al. EFFECTIVENESS OF CINNAMON TEA IN REDUCING WEIGHT AMONG LATE OBESE ADOLESCENCE. Asian Journal of Pharmaceutical and Clinical Research. 10. 4; 156-159, 2017
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem