Olho tremendo é um sintoma que pode ser causado pelo consumo elevado de bebidas alcoólicas, labirintite, vertigem posicional paroxística benigna ou uso de alguns medicamentos. Mas também pode ser um sinal de AVC e tumores cerebrais.
Quando o olho tremendo acontece somente na pálpebra, pode ser devido a uma contração muscular involuntária que é mais comum em casos de excesso de estresse, privação de sono e ingestão elevada de cafeína.
Leia também: Pálpebra tremendo: 9 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/palpebra-tremendoEm casos de olho tremendo, é recomendado consultar o oftalmologista ou clínico geral, especialmente se for acompanhado de outros sintomas. O tratamento pode envolver o uso de remédios, a adoção de hábitos saudáveis e cirurgia, por exemplo.

O que pode ser o seu olho tremendo
Se deseja saber o que pode ser o seu olho tremendo, por favor responda às seguintes questões:
Este teste é apenas uma ferramenta para ajudar a descobrir a causa do olho tremendo e, por isso, não deve ser usada para substituir a consulta médica.
Causas de olho tremendo
As principais causas de olho tremendo são:
1. Excesso de estresse
O excesso de estresse pode estar relacionado com o olho tremendo, porque causa alterações no funcionamento dos músculos, causando contrações involuntárias.
O que fazer: em casos de confirmação do estresse, o médico pode recomendar a realização de psicoterapia, mudanças no estilo de vida, como práticas de atividades físicas e manter uma alimentação saudável, por exemplo.
Em alguns casos, o médico também pode prescrever o uso de remédios como sertralina, paroxetina e propranolol. Veja outras dicas de como aliviar o estresse.
2. Consumo elevado de bebidas alcoólicas
O olho tremendo pode ser causado pelo consumo elevado de bebidas alcoólicas, devido a uma resposta do sistema nervoso ao álcool.
O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também pode causar dificuldade de coordenação e equilíbrio, fala arrastada, dificuldade para andar e vômitos, por exemplo.
O que fazer: os olhos tendem a voltar ao normal em poucas horas, na medida em que o álcool é eliminado do organismo.
Em casos mais graves, o tratamento deve ser feito em hospital, com a hidratação intravenosa.
Leia também: Saiba quais são os Efeitos do Álcool no Organismo tuasaude.com/efeitos-do-alcool-no-organismo3. AVC
O olho tremendo é comum nos casos de AVC que afetam o cerebelo. Os sintomas normalmente surgem de forma repentina e, além do tremor no olho, também podem surgir tontura, náusea e fala arrastada, por exemplo. Veja outros sintomas de AVC.
O que fazer: em caso de suspeita de AVC, é recomendado procurar imediatamente um atendimento de emergência para uma avaliação.
O tratamento pode envolver a administração de medicamentos, como anti-hipertensivos, trombolíticos e anticoagulantes, e cirurgia nos casos mais graves.
4. Privação do sono
A privação do sono é uma das possíveis causas de olho tremendo, que também pode provocar outros sintomas, como dificuldade de atenção, irritabilidade e cansaço.
O que fazer: é recomendado adotar práticas de higiene do sono, mantendo um ambiente silencioso e com pouca luz, e evitando o uso de TV, celular e computador cerca de 2 horas antes de dormir.
Leia também: Higiene do sono: o que é, para que serve (e 14 dicas de como fazer) tuasaude.com/higiene-do-sono5. Ingestão excessiva de cafeína
A ingestão excessiva de cafeína, uma substância presente em alguns alimentos, como café, chocolate, chá verde e bebidas energéticas, pode aumentar as chances de ter o olho tremendo.
O consumo elevado de cafeína também pode causar náuseas, vômitos, convulsões, aumento dos batimentos do coração, irritabilidade, dor de cabeça e, em alguns casos, óbito.
Leia também: Cafeína: o que é, para que serve e alimentos ricos tuasaude.com/alimentos-ricos-em-cafeinaO que fazer: em casos leves, o tratamento pode ser feito com a ingestão de água. Já nos casos mais graves, o tratamento deve ser feito no hospital com hidratação intravenosa e o uso de medicamentos como metoprolol, lorazepam, lidocaína ou norepinefrina, por exemplo.
A lavagem estomacal também pode ser indicada para ajudar a aspirar a cafeína do estômago.
6. Labirintite
O olho tremendo pode surgir durante a labirintite, no entanto, é mais comum que surjam outros sintomas como náusea, vômitos e/ou vertigem. Conheça os sintomas da labirintite.
A labirintite geralmente é causada por infecções virais, como gripes e resfriados, mas também pode ser provocada por bactérias, como em casos de otite média ou meningite, por exemplo.
O que fazer: na maioria das vezes, a labirintite não necessita de tratamento específico, sendo recomendada apenas a ingestão de bastantes líquidos e repouso.
No entanto, em alguns casos, o médico pode indicar o uso de medicamentos, como anti-histamínicos e benzodiazepínicos, para aliviar os sintomas.
7. Uso de medicamentos
O olho tremendo pode ser um efeito colateral de alguns medicamentos, como anticonvulsivantes e antidepressivos, especialmente quando usados em doses elevadas e/ou de forma incorreta.
O que fazer: em caso suspeita do efeito colateral de algum medicamento, é recomendado consultar o médico que o indicou para fazer uma avaliação, podendo ser necessário trocar o remédio ou ajustar a dosagem.
Além disso, é importante também evitar o uso de medicamentos por conta própria e sempre fazer o tratamento de acordo com as orientações do médico.
8. Vertigem posicional paroxística benigna
A vertigem posicional paroxística benigna é uma alteração do funcionamento do ouvido que pode causar um tremor em ambos os olhos.
Outros sintomas que também podem surgir são tontura, sensação de que o ambiente ao redor está girando, náusea e/ou vômitos.
O que fazer: o tratamento pode envolver realizar exercícios específicos com a cabeça e, algumas vezes, medicamentos anti-histamínicos para aliviar os sintomas.
Leia também: Vertigem posicional paroxística benigna: sintomas e tratamento tuasaude.com/vertigem-posicional-paroxistica-benigna9. Uso de drogas ilícitas
O olho tremendo é um possível efeito que pode surgir com o uso de algumas drogas ilícitas, como anfetaminas, LSD ou ecstasy.
Além disso, é comum também surgirem outros sintomas, como agitação, coração acelerado, dificuldade de raciocínio, alucinações e delírios, que variam conforme a droga usada.
O que fazer: o tremor dos olhos tende a melhorar na medida em que os efeitos das drogas passam.
O consumo de drogas não é indicado devido aos riscos para a saúde, sendo recomendado consultar um psiquiatra, especialmente em caso de dependência.
10. Esclerose múltipla
Outra possível causa do olho tremendo é a esclerose múltipla, especialmente quando afeta o cerebelo, que é a parte do sistema nervoso central responsável pela aprendizagem motora e coordenação. Entenda melhor o que é a esclerose múltipla e os sintomas.
O que fazer: quando essa condição é diagnosticada, o tratamento que pode ser prescrito pelo médico normalmente é feito com medicamentos, como anticonvulsivantes, imunossupressores, analgésicos e relaxantes musculares, para aliviar os sintomas.
11. Tumores cerebrais
Embora seja raro, o tremor no olho também pode ser um sinal de tumores cerebrais, especialmente quando surgem na região do cerebelo.
Neste caso, é também comum surgirem outros sintomas como dor de cabeça, visão dupla, náusea e perda do equilíbrio.
O que fazer: em caso de suspeita de um tumor cerebral é recomendado consultar um neurologista para uma avaliação detalhada.
Quando confirmado o diagnóstico, o tratamento do tumor indicado pelo médico, pode envolver medidas como cirurgia e sessões de quimioterapia e radioterapia.
Olho tremendo na parte de baixo
O olho tremendo na parte de baixo pode indicar a mioquimia palpebral, uma condição que geralmente surge somente em um dos olhos e principalmente na parte inferior da pálpebra.
As causas da mioquimia palpebral não são totalmente conhecidas, mas estão relacionadas com estresse, ansiedade, cansaço excessivo e consumo de cafeína.