Cardo-mariano: o que é, para que serve e como fazer o chá

Evidência científica

​O cardo-mariano (Silybum marianum) é uma planta medicinal  que pode ser indicada para ajudar a tratar a má digestão e problemas no fígado, como fígado gordo e hepatite, por exemplo.

Os benefícios do cardo-mariano são possíveis porque essa planta é rica em silimarina, silibina, isosilibina, silicristina, di-hidrosilibina e silidianina, compostos naturais com ação anti-inflamatória, digestiva, neuroprotetora, antioxidante e antidiabética.

Os frutos da planta cardo-mariano, também conhecida como cardo-de-leite ou cardo-de-santa-Maria, são as partes usadas para o preparo de chás ou cápsulas. Entretanto, o cardo mariano deve ser usado somente com orientação médica ou de um profissional especializado em plantas medicinais.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 4

Para que serve e benefícios

As principais indicações e benefícios do cardo-mariano são:

1. Aliviar a má digestão

O cardo-mariano ajuda a aliviar sintomas de má digestão, como enjoo, azia, gases e inchaço na barriga.

Isso acontece porque essa planta medicinal possui ação coleréticas e colagogas, que ajudam na digestão e promovendo o fluxo da bile.

Leia também: O que tomar para má digestão (chás, sucos e remédios) tuasaude.com/ma-digestao

2. Ajudar a tratar problemas no fígado

O cardo-mariano contém silimarina, uma substância que ajuda a melhorar a função hepática e proteger o fígado, podendo ajudar a prevenir a fibrose hepática.

Por isso, seu uso tem sido associado ao tratamento complementar de algumas doenças hepáticas, como icterícia, cirrose, esteatose hepática, hepatite aguda ou crônica e icterícia.

No entanto, o uso do cardo-mariano para essas doenças só deve ser feito sob supervisão médica.

Leia também: Problemas no fígado: 11 sintomas, quem tem mais risco e tratamento (com teste online) tuasaude.com/sintomas-de-problemas-no-figado

3. Controlar a diabetes tipo 2

A silimarina, presente no cardo-mariano, pode ter efeitos antidiabéticos, ajudando a controlar a diabetes tipo 2.

Além disso, esta planta contém silibinina, um composto que pode ajudar a manter a saúde das células beta do pâncreas, que são responsáveis pela produção de insulina.

4. Manter a saúde neurológica

O cardo mariano, graças à presença de silimarina, ajuda a manter a saúde neurológica pois atua como antioxidante e ajuda a neutralizar e eliminar os radicais livres.

5. Possuir ação antimicrobiana

O cardo mariano possui propriedades antimicrobianas, o que lhe confere um efeito protetor contra toxinas biológicas, como as micotoxinas, substâncias produzidas por alguns fungos, como o Aspergillus flavus.

Infecções fúngicas, causadas pela Candida albicans;

6. Aumentar a produção de leite materno

Tradicionalmente, as sementes de cardo-mariano têm sido usadas para estimular a produção de leite materno.

No entanto, atualmente não existem evidências científicas suficientes para comprovar sua eficácia para esse objetivo.

7.  Reduzir a ferritina alta

A silimarina, presente no cardo-mariano, pode se ligar ao excesso de ferro no organismo e aumentar os níveis de glutationa, um antioxidante natural que ajuda na desintoxicação do fígado.

Essa capacidade de reduzir o ferro livre é importante para ajudar a controlar o excesso de ferro, uma condição frequentemente associada a níveis elevados de ferritina.

Leia também: Ferritina alta: o que pode ser, sintomas (e o que fazer) tuasaude.com/ferritina-alta

8. Complementar o tratamento do câncer

O cardo-mariano possui efeitos quimiopreventivos, podendo ser usado como complemento ao tratamento médico de alguns tipos de câncer.

No caso do câncer de próstata, estudos demonstraram que esta planta pode limitar o crescimento de novos vasos sanguíneos que alimentam o tumor.

Efeitos positivos também foram observados em câncer de estômago, colorretal, bexiga e pele.

No entanto, o uso do cardo-mariano em pessoas com câncer só deve ser feito sob a orientação de um oncologista ou médico responsável, pois pode interferir em alguns tratamentos.

Cardo-mariano emagrece?

Embora seja usado popularmente para emagrecer, até o momento não existem estudos científicos que comprovem o benefício do cardo-mariano na perda de gordura corporal.

Leia também: 16 melhores chás para emagrecer e perder barriga tuasaude.com/cha-para-emagrecer

Como fazer o chá

O chá do cardo-mariano deve ser preparado com as sementes dessa planta.

Ingredientes:

  • De 3 a 5 g, cerca de 1 colher (chá) de sementes de cardo mariano;
  • 1 xícara (chá) de água.

Modo de preparo:

Colocar a água numa panela e levar ao fogo para ferver. Apagar o fogo e adicionar as sementes de cardo mariano.

Tampar a panela, deixar descansar por 10 a 15 minutos, coar e beber o máximo de 3 xícaras deste chá por dia, antes das refeições.

Cardo-mariano cápsulas, comprimidos ou gotas

O cardo-mariano também pode ser encontrado sob a forma de cápsulas, comprimidos ou gotas, sendo frequente associado a outras plantas como alcachofra e boldo.

  • Cardo-mariano cápsulas: a dosagem recomendada em cápsulas geralmente varia de 1 a 5 gramas por dia;
  • Cardo-mariano gotas: a dosagem recomendada geralmente é de 20 gotas diluídas em um copo de água, três vezes ao dia, antes das refeições.

No entanto, é aconselhado sempre consultar um médico ou fitoterapeuta para adequar a dosagem de cardo-mariano para cada pessoa.

Possíveis efeitos colaterais

O cardo mariano é considerado seguro quando usado em dosagens adequadas.

No entanto, mais raramente, essa planta pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas, como irritação no estômago, boca seca, diarreia, dor de cabeça e reações alérgicas, como dermatite, urticária, rash cutâneo, coceira e anafilaxia.

Leia também: Anafilaxia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-e-anafilaxia

Quem não deve usar

O cardo-mariano não deve ser usado por mulheres grávidas, crianças com menos de 18 anos ou pessoas com pressão alta, problemas renais, obstrução das vias biliares, ou problemas gástricos, como gastrite ou úlceras, por exemplo.

Pessoas com alergia ao cardo-mariano ou a plantas similares, como ambrósia, crisântemo, calêndula e margarida, malmequer e alcachofra, não devem consumir essa planta.

O cardo-mariano também não deve ser usado por pessoas que tenham câncer dependente de estrogênio, como câncer de mama ou de ovários, por exemplo.

Além disso, mulheres em período de amamentação, pessoas com hipoglicemia, diabetes ou que estejam usando remédios ou suplementos, devem sempre consultar o médico antes de usar o cardo-mariano.

Leia também: 17 sintomas de hipoglicemia (e o que fazer) tuasaude.com/sintomas-de-hipoglicemia

Vídeos relacionados

4 CHÁS SEGUROS PARA EMAGRECER

18:55 | 821.177 visualizações

COMO ACABAR DE VEZ COM A GORDURA NO FÍGADO

10:11 | 2.545.591 visualizações