Bulletproof coffee: o que é, para que serve e como consumir

Atualizado em julho 2023

O bulletproof coffee, que em português quer dizer “café à prova de balas”, é uma bebida feita com café, óleo de coco prensado a frio e manteiga sem sal ou manteiga ghee, idealmente feita com leite de vacas que pastam ao ar livre.

Por ser uma bebida que contém boas quantidades de cafeína, vitamina D e energia, o bulletproof coffee poderia melhorar a concentração, manter a saúde dos ossos e acelerar a queima de gordura corporal, favorecendo a perda de peso.

Embora seja uma bebida consumida há séculos na Ásia, o bulletproof coffee se tornou conhecido através do empresário Dave Asprey, que ajudou a divulgar a bebida em outros países.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

Os possíveis benefícios do bulletproof coffee para a saúde são:

  1. Ajudar a emagrecer, pois a bebida tem boas quantidades cafeína, que aumentam o metabolismo, estimulando a queima de gordura corporal e também contém manteiga, uma gordura, que leva mais tempo no estômago para sere digerida, diminuindo a fome ao longo do dia;
  2. Melhorar o foco e a concentração, devido à presença de cafeína, um composto que estimula o sistema nervoso central, aumentando a capacidade de concentração e diminuindo o sono;
  3. Aumentar o desempenho físico, pois a cafeína diminui o cansaço e a dor durante os exercícios físicos e a gordura do óleo de coco fornece energia de forma rápida durante os exercícios físicos;
  4. Manter a saúde dos ossos, pois o bulletproof coffee contém vitamina D, um nutriente importante para a absorção de cálcio, mantendo a saúde dos ossos e prevenindo situações como quedas, osteoporose e fraturas.

No entanto, é importante lembrar que ainda não existem estudos científicos que comprovem os possíveis benefícios do bulletproof coffee para a saúde.

Como consumir

O bulletproof coffee pode ser consumido durante o café da manhã, mas também pode ser ingerido antes das atividades físicas para melhorar o desempenho nos treinos.

Por ser um alimento com baixo índice glicêmico, o bulletproof coffee pode ser incluído em dietas com pouco carboidrato, como low carb ou cetogênica, por exemplo.

Receita do bulletproof coffee

Para fazer o bulletproof coffee, é aconselhado usar alimentos orgânicos e usar o café preparado por torra média, para preservar os nutrientes.

Ingredientes:

  • 240 ml de café na prensa francesa ou moído na hora e coado;
  • 1 colher (de sopa) rasa de óleo de coco prensado a frio;
  • 1 colher (de sopa) rasa de manteiga sem sal ou ghee.

Modo de preparo:

Fazer o café e colocar num liquidificador ou mixer. Adicionar o óleo de coco e a manteiga, bater por até 30 segundos ou até ficar uma mistura bem homogênea e beber em seguida, sem adoçar. É aconselhado consumir apenas 1 xícara por dia do bulletproof coffee.

Possíveis efeitos colaterais

O bulletproof coffee contém cafeína, um composto que, em excesso, pode causar dor no estômago, tremores, agitação ou insônia, especialmente quando consumido no final da tarde ou à noite. Por isso, a ingestão recomendada do café é de 1 dose por dia e até 6 horas antes de dormir.

Além disso, o consumo de óleo de coco e manteiga pode aumentar a quantidade de calorias da dieta, favorecendo o ganho de peso, quando ingeridos em excesso.

Quem não deve consumir

O consumo do bulletproof coffee deve ser evitado por crianças, por pessoas com gastrite, refluxo, colesterol alto e por mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Não é recomendado beber o café junto com outros alimentos que tenham cafeína, como chá verde, guaraná, mate ou chocolate, pois o excesso da cafeína pode causar palpitações, náuseas, desidratação, ou ainda causar dependência a longo prazo.

Vídeos relacionados