13 benefícios do cacau para a saúde (e como consumir)

Atualizado em agosto 2023

O consumo regular do cacau pode trazer vários benefícios para a saúde, ajudando a melhorar o humor, a circulação sanguínea, regular os níveis de açúcar no sangue e proteger a saúde do coração, já que possui ação anti-inflamatória e antioxidante.

O cacau é a semente do fruto do cacaueiro e é o principal ingrediente do chocolate, e é caracterizada por ser rica em flavonoides, principalmente epicatequinas e catequinas, compostos com propriedades antioxidantes.

Para obter os benefícios, o ideal é consumir 2 colheres de chá de cacau em pó por dia ou 40 g de chocolate amargo, o que equivale a aproximadamente a 3 quadradinhos.

Imagem ilustrativa número 3

Principais benefícios

O consumo regular de cacau pode proporcionar diversos benefícios para a saúde, sendo os principais:

1. Melhora do humor

O cacau é rico em teobromina, cafeína, feniletilamina e a tiramina, que é um precursor do triptofano, que por sua vez é precursor da serotonina, que é um neurotransmissor relacionado com a regulação do humor, ritmo cardíaco, sono e apetite. Dessa forma, o cacau pode ajudar a melhorar o humor e combater os sinais e sintomas de depressão e ansiedade.

2. Previne a trombose

O cacau ajuda a prevenir o desenvolvimento de trombose porque ajuda a melhorar o fluxo de sangue, o que diminui o risco de formação de coágulos sanguíneos devido ao seu teor de flavonoides.

3. Ajuda a regular o colesterol

O cacau é rico em substâncias antioxidantes, ajudando a regular os níveis de colesterol circulante, o que ajuda a evitar a deposição de gordura nos vasos, prevenindo a formação de placas de ateroma e desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

4. Evita a anemia

O cacau é rico em ferro e, por isso, o seu consumo regular pode ajudar a evitar a anemia, já que o ferro é essencial para a formação da hemoglobina, que é um componente das hemácias responsável pelo transporte de oxigênio para o organismo e que normalmente está em menores quantidades em caso de anemia.

5. Diminui o risco de diabetes

Alguns estudos indicam que o cacau poderia tornar a digestão dos carboidratos mais lenta a nível intestinal, além de proteger as células responsáveis pela produção de insulina no pâncreas e melhorar a secreção de insulina. Além disso também poderia diminuir a resistência a insulina, o que ajuda a diminuir o risco de diabetes.

6. Previne a demência

O cacau é rico em teobromina, que é um composto com atividade vasodilatadora, favorecendo a circulação de sangue para o cérebro, ajudando a prevenir doenças neurológicas como demência e Alzheimer, por exemplo. Além disso o cacau é rico em selênio, um mineral que ajuda a melhorar a cognição e a memória.

7. Regula o intestino

O cacau é rico em flavonoides e catequinas que chegam ao intestino grosso, o que poderia aumentar a quantidade de bifidobactérias e lactobacillus, que são bactérias boas para a saúde e que exercem efeito prebiótico, ajudando a melhorar o funcionamento do intestino.

8. Ajuda a diminuir a inflamação

Por ser rico em antioxidantes, o cacau é capaz de diminuir o dano celular causado pelos radicais livres e a inflamação. Além disso, alguns estudos indicam que o consumo de cacau promovem a redução da quantidade de proteína C reativa no sangue, que é um indicador de inflamação.

9. Ajuda no controle do peso

O cacau ajuda no controle do peso porque ajuda a diminuir a absorção e a síntese de gorduras. Além disso, ao ingerir o cacau é possível ter maior sensação de saciedade, já que ajuda a regular a insulina, no entanto esse benefício está principalmente associado ao chocolate negro e não ao chocolate ao leite ou branco, já que são ricos em açúcar e gordura e pouca quantidade de cacau.

Além disso, o cacau em pó não deve ser consumido juntamente com produtos ricos em cálcio, como leite, queijo e iogurte, pois ele possui ácido oxálico, uma substância que diminui a absorção de cálcio no intestino, pois assim é possível diminuir os benefícios do cacau.

10. Reduz a pressão arterial

O cacau também pode ajudar a diminuir a pressão arterial, pois melhora os vasos sanguíneos ao influenciar a produção de óxido nítrico, que está relacionado com o relaxamento desses vasos.

11. Evita o envelhecimento precoce

Devido à presença de flavonoides em sua composição, o cacau possui propriedades antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres gerados pelos raios de sol UV, que aceleram o processo de envelhecimento da pele, a perda de elasticidade e o aparecimento de rugas.

12. Previne o câncer

Os polifenois presentes no cacau, como a procianidina, a epicatequina e a catequina, possuem ação antioxidante, prevenindo a oxidação dos radicais livres, que podem interferir nas células e provocar o seu crescimento e proliferação anormal, favorecendo o câncer.

13. Controla o aparecimento de alergias

Alguns estudos realizados com animais, sugerem que o cacau poderia ajudar a diminuir o aparecimento de doenças alérgicas, já que os flavonoides presentes em sua composição poderiam ajudar a diminuir as concentrações de imunoglobulinas E e interleucinas no sangue, substâncias responsáveis pelas respostas alérgicas. No entanto, são necessários mais estudos que confirmem esse efeito.

Informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional de 100 g de cacau em pó.

Composição nutricional 100 g de cacau em pó
Energia 365,1 calorias
Proteína 21 g
Carboidrato 18 g
Gordura 23,24 g
Fibras 33 g
Vitamina B1 75 mcg
Magnésio 395 mg
Teobromina 2057 mg
Zinco 6,8 mg
Cálcio 92 mg
Ferro 2,7 mg
Sódio 59 mg
Fósforo 455 mg
Vitamina B2 1100 mcg
Potássio 900 mg
Selênio 14,3 mcg
Colina 12 mg

Consulte o nutricionista mais próximo para saber a melhor forma de incluir o cacau na alimentação do dia a dia:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como comer a fruta cacau

Para consumir a fruta do cacaueiro deve-se cortá-la com um facão para quebrar sua casca que é muito dura. A seguir o cacau pode ser aberto e poderá ser observado um 'cacho' esbranquiçado coberto por uma substância viscosa muito doce, cujo interior possui o cacau escuro, que se conhece mundialmente. 

É possível chupar apenas a goma branca que envolve a semente de cacau, mas também pode-se mastigar tudo, comendo também o seu interior, sendo que a parte escura é muito amarga e não se parece com o chocolate que é tão conhecido.

Como é feito o chocolate

Para que estas sementes possam ser transformadas em pó ou no chocolate, elas devem ser colhidas da árvore, secadas ao sol e depois torradas e amassadas.

A massa resultante é amassada até que seja extraída a manteiga de cacau. Essa pasta é usada principalmente para fazer o chocolate ao leite e o chocolate branco, enquanto que o cacau puro é usado na fabricação no chocolate amargo ou meio amargo. Veja as diferenças e os benefícios dos principais tipos de chocolate.

Receitas saudáveis com cacau

A seguir são indicadas algumas receitas saudáveis que podem ser preparadas com cacau

1. Brownie saudável de cacau e linhaça

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de açúcar mascavo;
  • 1 xícara de chá de farinha de linhaça;
  • 4 ovos;
  • 6 colheres de sopa de margarina sem sal;
  • 1 ¼ de xícara de chá cacau em pó (150 g);
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo integral;
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo branca.

Modo de preparo:

Derreter a manteiga em banho maria, acrescentar o cacau e mexer até ficar uniforme. Bater as claras em neve, acrescentar as gemas e continuar batendo até a massa ficar clarinha.

Adicionar o açúcar e bater até homogeneizar. Enquanto mistura lentamente com uma espátula, adicionar o cacau, o trigo e a linhaça até ficar uniforme. Levar ao forno pré aquecido a 230ºC por cerca de 20 minutos, pois a superfície deve ficar seca e o interior, úmido.

2. Chocolate quente

Ingredientes:

  • 2 xícaras de leite de amêndoas ou outra bebida vegetal a gosto;
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • 1 colher de chá de canela.

Modo de preparo:

Esquentar o leite em fogo médico até que esteja quente, mas não fervido, e tirar do fogo. Em seguida, acrescentar o cacau em pó, o mel e o extrato de baunilha, e misturar até todos os ingredientes estejam incorporados ao leite. Esquentar mais alguns minutos, polvilhar canela e servir em seguida.

Vídeos relacionados