Buchinha-do-norte: para que serve e riscos para a saúde

Atualizado em dezembro 2023
Evidência científica

Buchinha-do-norte é uma planta medicinal, da espécie Luffa operculata, muito utilizada para auxiliar no tratamento de sinusites e rinites, já reduz o inchaço nasal e possui ação expectorante e antisséptica.

A parte utilizada dessa planta medicinal, que também conhecida como abobrinha-do-norte, cabacinha, buchinha ou purga, é o fruto maduro seco, que possui uma estrutura fibrosa com aspecto de bucha ou esponja.

A buchinha-do-norte pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação, no entanto é importante que seja usada apenas sob orientação do médico, pois pode provocar aborto quando usada na gestação, além de ser uma planta altamente tóxica e que pode trazer consequências para a saúde quando consumida em grandes quantidades ou de forma frequente.

Imagem ilustrativa número 2

Para que serve

A buchinha-do-norte é indicada para:

  • Sinusite ou rinossinusite;
  • Rinite alérgica;
  • Gripes;
  • Dor de cabeça;
  • Feridas na pele.

A buchinha-do-norte é rica em triterpenos, cucurbitacina D e isocurcubitacina D, com propriedades antissépticas e expectorante, que ajudam a promover a eliminação de bactérias, como estreptococos ou estafilococos, que causam problemas respiratórios e a favorecer a liberação de muco.

Além disso, a a buchinha-do-norte também tem ação anti-herpética, adstringente, diurética, vermífuga e emética, de forma que essa planta também poderia ser utilizada para auxiliar no tratamento de infecção por parasitas, ascite ou infecção pelo vírus da herpes.

No entanto, apesar de possuir benefícios para a saúde, ainda são necessários mais estudos que comprovem o seus efeitos em humanos, já que a maioria dos estudos foi realizado com ratos ou células em laboratório.

É importante que o uso da buchinha-do-norte seja recomendado pelo médico ou fitoterapeuta, isso porque é bastante tóxica, principalmente o fruto, podendo causar em dor abdominal, náuseas, vômitos e hemorragia, o que pode colocar a vida em risco.

Como usar

O uso da buchinha-do-norte deve ser feito conforme orientação, não sendo recomendado consumir o fruto cru, uma vez que é tóxico.

Assim, uma das formas de consumo é através da água ou extrato aquoso de buchinha-do-norte, que pode ser utilizada para pingar no nariz em caso de sinusite ou lavar feridas, por exemplo.

Ingredientes

  • ¼ do fruto seco da buchinha-do-norte;
  • 500 mL de água filtrada.

Modo de preparo

Partir o fruto seco de buchinha-do-norte em 4 partes. Colocar uma parte cortada, ou seja, ¼ do fruto seco da buchinha-do-norte na água filtrada e deixar repousar por 1 dia. No dia seguinte, deve-se trocar essa água, descartando essa água em que estava a buchinha-do-norte, e adicionar outros 500 mL de água filtrada. Repetir esse procedimento por 9 dias seguidos.

No 9º dia, retirar o fruto da água e pingar 2 gotas desse extrato aquoso em cada narina, por no máximo 4 dias seguidos, ou conforme orientação médica.

Riscos da buchinha-do-norte

Os principais riscos da buchinha-do-norte são irritação ou sangramento nasal, alterações no olfato ou, até mesmo, morte do tecido do nariz, principalmente quando a solução aquosa preparada está muito concentrada ou é usada frequentemente. Por isso, a importância de trocar a água do preparo durante 9 dias.

A buchinha-do-norte não deve ser consumida por via oral e nem usada de forma requente ou em grandes concentrações, pois é uma planta altamente tóxica, causando sintomas como náuseas, cólicas fortes ou hemorragia.

Essa hemorragia pode ter como consequência a diminuição da quantidade de líquidos no organismo e acúmulo de toxinas na circulação, resultando no choque, o que pode colocar a vida da pessoa em risco. Conheça mais sobre o choque.

De acordo com estudos, 1 g da buchinha-do-norte resulta em efeitos tóxicos para um adulto de 70 kg, por isso, é importante que o uso dessa planta seja feito apenas caso haja recomendação médica.

A buchinha-do-norte é abortiva?

A buchinha-do-norte é abortiva já que a cucurbitacina presente na sua composição é capaz de estimular contrações uterinas, sangramento e hemorragias intensas, quando utilizada durante a gestação.

Além disso, como é uma planta altamente tóxica, pode provocar intoxicação na grávida e colocar sua vida em risco.

A buchinha-do-norte também tem efeito tóxico sobre o embrião ou feto, podendo causar graves alterações no desenvolvimento do bebê e resultando em malformações fetais, por exemplo.

Por isso, o uso da buchinha-do-norte é contraindicado no caso de gravidez suspeita ou confirmada. Veja outras plantas medicinais contraindicadas na gravidez.

Quem não deve usar

A buchinha-do-norte não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação.

É importante ressaltar que, por ser uma planta altamente tóxica, o uso da buchinha-do-norte só deve ser feito com indicação e orientação médica.