Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Bicarbonato com limão: bom para a saúde ou mistura perigosa?

Misturar bicarbonato de sódio com limão tem se tornado cada vez mais popular, especialmente porque existem relatos de que essa mistura pode ajudar com algumas questões estéticas, como branquear os dentes ou remover cicatrizes, deixando a pele mais bonita. 

Além disso, a mistura de bicarbonato com limão também tem ganho popularidade como remédio caseiro para aliviar os sintomas de refluxo, especialmente a dor de estômago e a azia constante.

No entanto, existem poucos estudos científicos feitos com a mistura que possam comprovar esses benefícios. Assim, e tendo por base o limão e o bicarbonato individualmente, explicamos qual o possível efeito desses ingredientes para cada um dos usos mais comuns:

1. Branquear os dentes

Bicarbonato com limão: bom para a saúde ou mistura perigosa?

Vários estudos feitos com o bicarbonato de sódio na saúde bucal mostram que a substância é capaz de eliminar o excesso de bactérias da boca, reduzindo a placa bacteriana e, consequentemente, deixando os dentes mais brancos.

Além disso, uma investigação feita em 2017 com pastas de dentes que continham bicarbonato de sódio na composição, também concluiu que essas pastas eram capazes de eliminar manchas superficiais dos dentes devido à presença do bicarbonato.

Já no caso do limão, um estudo feito em 2015 demonstrou que o limão possui ácidos que são capazes de destruir o esmalte dentário, aumentando o risco de sensibilidade dentária e aparecimento de cáries.

Conclusão

Embora não exista qualquer estudo que avalie o efeito da mistura de bicarbonato com limão sobre a saúde dos dentes, sua utilização é desaconselhada, especialmente devido aos riscos de aplicar limão sobre os dente. O ideal é consultar um dentista para fazer um branqueamento profissional.

Veja mais sobre as principais opções de branqueamento dentário.

2. Aliviar o refluxo e a azia

Bicarbonato com limão: bom para a saúde ou mistura perigosa?

Devido ao seu pH básico, de 9, o bicarbonato é uma substância que tem demonstrado ser capaz de aumentar o pH do conteúdo gástrico, deixando-o menos ácido. Dessa forma, a substância pode ajudar a aliviar os sintomas típicos do refluxo, que acontecem quando o conteúdo do estômago consegue chegar até ao esôfago.

Já o limão tem pH ácido, de 2, que, embora seja um pH mais elevado que o do conteúdo gástrico, que é de 1,2, não é suficiente para neutralizar o ácido e aliviar os sintomas. Ainda assim, existem alguns antiácidos de farmácia que juntam o bicarbonato com o limão, pois, quando combinados, esses ingredientes produzem citrato de sódio, uma substância que evita alterações muito bruscas do pH do estômago.

Conclusão

Alguns antiácidos contêm bicarbonato e limão na sua composição, mas essa combinação é feita em laboratório com quantidades muito exatas de cada ingrediente. Uma vez que é difícil medir corretamente esses ingredientes em casa, de forma a não colocar uma quantidade maior de limão do que o indicado, é aconselhado preferir o uso de um antiácido de farmácia, ao invés de misturar limão com bicarbonato.

Isso porque caso a mistura contenha uma quantidade maior de bicarbonato poderá deixar o estômago com um pH muito básico, o que dificulta a digestão e aumenta a formação de gases. Já se a mistura tiver uma quantidade muito grande de limão, o pH poderá continuar ácido, não aliviando os sintomas.

Confira ainda alguns remédios caseiros comprovados para aliviar a azia.

3. Remover cicatrizes

Bicarbonato com limão: bom para a saúde ou mistura perigosa?

O limão é um ingrediente que contém ácidos naturais, como a vitamina C, que é muito utilizada na composição de alguns cremes de peeling para remover a camada superficial da pele e ajudar a disfarçar cicatrizes. No entanto, quando utilizada na sua forma natural, e sem outros ingredientes misturados em laboratório, a vitamina C não consegue ser corretamente absorvida pela pele e, por isso, não produz um correto efeito de peeling.

Além disso, se for utilizado em quantidade excessiva, o suco do limão pode causar alterações do pH da pele, deixando-o mais ácido. Quando isso acontece, a pele tem tendência a manchar ou ficar irritada, além de aumentar a sensibilidade aos raios UV, o que aumenta o risco de queimaduras na pele.

Quanto ao bicarbonato, não existem estudos que demonstrem sua ação benéfica sobre a pele. Porém, como possui um pH básico, pode também influenciar no equilíbrio do pH pele, aumentando o risco de ressecamento e até aumento da oleosidade.

Conclusão

Para remover cicatrizes da pele é importante consultar um dermatologista, pois esse médico poderá avaliar o tipo de cicatriz e indicar o melhor tratamento disponível, que pode não incluir o uso de um peeling. Porém, mesmo que o peeling seja indicado, o ideal é utilizar produtos com um pH que não agrida a pele.

Veja 5 tratamentos indicados para tirar cicatrizes da pele.

Bibliografia >

  • YIMMING, Li. Stain removal and whitening by baking soda dentifrice: A review of literature. The Journal of the American Dental Association. Vol.148, n.11. S20-S26, 2017
  • PUTT, Mark S. et al.. Enhancement of plaque removal efficacy by tooth brushing with baking soda dentifrices: results of five clinical studies. The Journal of Clinical Dentistry. Vol.19, n.4. 111-119, 2008
  • ZIMMER, Stefan et al.. Influence of Various Acidic Beverages on Tooth Erosion. Evaluation by a New Method. Plos One. Vol.10, n.6. 2015
  • PANDA, Vandana et al.. A comparative study of the antacid effect of some commonly consumed foods for hyperacidity in an artificial stomach model. Complementary Therapies in Medicine. Vol.34. 111-115, 2017
  • CAMPOS, Patrícia M. B. G. Maia et al.. In vitro antioxidant activity and in vivo efficacy of topical formulations containing vitamin C and its derivatives studied by non-invasive methods. Skin Research and Technology. Vol.14, n.3. 376-380, 2008
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem