Chá de camomila: 9 benefícios e como fazer

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista

O chá de camomila possui propriedades anti-inflamatória e antiespasmódica, controlando a produção de ácidos no estômago e ajudando a combater náuseas, má digestão e gases, e prevenir situações, como gastrite e úlceras gástricas.

Além disso, o chá de camomila também contém apigenina, um composto bioativo que possui propriedades relaxantes, sendo indicado para ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade, e melhorar a qualidade do sono.

O chá de camomila pode ser preparado utilizando as flores secas da planta ou usando sachês, sendo vendidos em feiras, supermercados e lojas de produtos naturais, podendo ser preparado apenas com essa planta ou combinando outras plantas, como erva-doce e hortelã, por exemplo.

Os principais benefícios do chá de camomila para a saúde são:

1. Melhorar o sono

O chá de camomila possui propriedades calmantes e relaxantes, porque possui um flavonoide chamado apigenina, um composto bioativo que atua no sistema nervoso central promovendo efeito tranquilizante e sedativo, melhorando o sono. Conheça outros chás naturais que também melhoram o sono.

2. Aliviar problemas no estômago

A camomila possui propriedades digestivas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar problemas no estômago, como náuseas, azia e má digestão.

Além disso, graças às suas propriedades antimicrobianas, o chá de camomila pode ajudar a prevenir o crescimento da Helicobacter pylori, que é uma bactéria relacionada com a gastrite e o surgimento de úlceras estomacais.

3. Prevenir alguns tipos de câncer

Graças à sua propriedade antioxidante e anti-inflamatória, o chá de camomila pode ajudar a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer, como próstata, mama, tireoide e ovário, por exemplo.

Alguns estudos [1, 2, 3] indicam que a camomila previne o surgimento de alguns tipos de câncer, porque contém apigenina, um composto bioativo que provoca a morte de células cancerígenas.

4. Evitar doenças do coração

O chá de camomila é rico em luteolina, quercetina e esculetina, antioxidantes que evitam a oxidação das células de gordura, ajudando a equilibrar os níveis de colesterol total e colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, prevenindo, assim, o surgimento que doenças, como infarto e derrame.

Além disso, os flavonoides presentes no chá de camomila também promovem a elasticidade e a saúde das artérias, melhorando a circulação de sangue e ajudando a evitar a pressão alta.

5. Ajudar a tratar ansiedade e estresse

O chá de camomila pode ajudar no tratamento da ansiedade, estresse e hiperatividade, porque contém apigenina, um flavonoide que acalma o sistema nervoso central e diminui os níveis de cortisol no organismo, um hormônio que está relacionado com o estresse. Conheça outros chás que ajudam no tratamento da ansiedade e estresse.

6. Controlar a diabetes

O chá de camomila possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que protegem as células do pâncreas contra os radicais livres, ajudando a controlar os níveis de insulina no sangue, sendo uma ótima opção para ajudar a controlar a diabetes.

No entanto, é importante ressaltar que o chá de camomila é apenas um complemento e não deve substituir o tratamento indicado pelo médico.

7. Aliviar cólicas menstruais

O chá de camomila possui propriedades analgésicas, antiespasmódicas e anti-inflamatórias que diminuem a contração dos músculos, ajudando a aliviar as cólicas menstruais.

Além disso, a camomila também possui compostos bioativos que promovem o relaxamento do sistema nervoso central, aliviando os sintomas da tensão pré-menstrual, como irritabilidade, ansiedade e insônia.

8. Ajudar no tratamento da candidíase

O chá de camomila contém flavonoides e alfa-bisabolol, compostos bioativos com propriedades antifúngicas, que ajudam no tratamento da candidíase, aliviando os sintomas de coceira, irritação e dor. Veja como usar a camomila para combater a candidíase.

9. Promover a saúde da pele

O chá de camomila é ótimo para a pele, porque ajuda a acalmar e combater o crescimento de bactérias, ajudando no tratamento de situações, como alergias, dermatite, queimadura pelo sol, feridas e eczema. Saiba como usar o chá de camomila na pele.

Como fazer o chá de camomila

Para fazer o chá de camomila, basta adicionar, em uma xícara, 150 ml de água fervente e de 0,5 a 4 g de flores de camomila desidratadas. Tampar, deixar repousar de 5 a 10 minutos, coar e beber até 4 xícaras do chá por dia.

Possíveis efeitos colaterais e contra-indicações

Os possíveis efeitos colaterais com o consumo do chá de camomila são náusea, vômitos, diarreia e sono excessivo.

O chá de camomila não é indicado para pessoas com alergia à camomila e a plantas da família das margaridas, como ambrósia, margarida e crisântemos. Esse chá também não é indicado para bebês menores de 6 meses, para gestantes e para mulheres que estejam amamentando.

Além disso, pessoas que estejam usando anticoagulantes, sedativos, analgésicos ou outros medicamentos, devem falar com um médico antes de tomar o chá de camomila, porque essa planta pode alterar os efeitos de alguns remédios.

Receitas com chá de camomila

Os chás de camomila podem ser preparados usando apenas as flores secas de camomila ou outras ervas, de acordo com o gosto e com os benefícios pretendidos.

1. Chá para má digestão e gases

O chá de camomila com erva-doce e raiz de alteia possui uma ação que reduz a inflamação e acalma o estômago, ajudando também a reduzir os gases e a acidez no estômago.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de de flores secas de camomila;
  • 1 colher de chá de sementes de erva-doce;
  • 1 colher de chá de raiz de alteia picada;
  • 500 ml de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar à água fervente a mistura de ervas e tapar. Deixar repousar durante 5 minutos e coar antes de beber. Este chá deve ser consumido de 2 a 3 vezes por dia ou sempre que for necessário.

2. Chá de camomila para os olhos cansados e inchados

O chá de camomila com sementes de funcho esmagadas e com flor de sabugueiro, quando aplicado nos olhos, ajuda a refrescar e a reduzir o inchaço.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de flores secas de camomila;
  • 1 colher de sopa de sementes de funcho esmagadas;
  • 1 colher de sopa de sabugueiro seca;
  • 500 mL de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar à água, a mistura de ervas e tampar. Deixar repousar por cerca de 10 minutos, coar e colocar na geladeira até ficar fresco ou gelado. Molhar uma flanela no chá e aplicar sobre os olhos fechados, deixando repousar por 10 minutos sempre que necessário.

3. Chá para acalmar a dor de garganta

O chá de camomila também pode ser usado para ajudar a acalmar a dor da garganta irritada e inflamada, devido às suas propriedades que reduzem a inflamação.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de flores secas de camomila;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar a camomila a água fervente e deixar repousar até esfriar. Coar e usar para gargarejos sempre que necessário. Além disso, também pode ser usado em bochechos para facilitar a cicatrização de gengivites e estomatites.

4. Chá para enjoo

O chá de de flores secas de camomila com framboesa, ou hortelã-pimenta, ajuda a aliviar a náusea e o enjoo.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de de flores secas de camomila;
  • 1 colher de chá de folhas secas de hortelã-pimenta ou framboesa;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar a mistura de ervas a uma xícara de chá com água fervente. Tapar, deixar repousar por cerca de 10 minutos e coar antes de beber. Este chá pode ser consumido até 3 vezes por dia.

5. Chá para gripes e resfriados

O chá de camomila ajuda a aliviar os sintomas da sinusite, de gripes e de resfriados, devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

Ingredientes:

  • 6 colheres de chá de flores secas de camomila;
  • 2 litros de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar as flores de camomila à água fervente, tapar e deixar repousar por 5 minutos.

Colocar o chá em uma bacia e inalar o vapor do chá profundamente por cerca de 10 minutos, colocando o rosto sobre a bacia e cobrindo a cabeça com uma toalha grande.

Esta informação foi útil?

Fechar
Obrigado pela sua mensagem.
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.
Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em fevereiro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em fevereiro de 2022.

Bibliografia

  • AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - ANVISA. Formulário de fitoterápicos: farmacopéia brasileira 2ª edição. 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/formulario-fitoterapico/arquivos/2021-fffb2-final-c-capa2.pdf>. Acesso em 21 fev 2022
  • HAJIZADEH-SHARAFABAD, Fatemeh et al. Chamomile (Matricaria recutita L.) and diabetes mellitus, current knowledge and the way forward: A systematic review. Complementary Therapies in Medicine. Vol.48. 1-8, 2020
Mostrar bibliografia completa
  • CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS. 2019. Disponível em: <http://www.crfsp.org.br/images/cartilhas/PlantasMedicinais.pdf>. Acesso em 21 fev 2022
  • RAFRAF M et al . Effectiveness of chamomile tea on glycemic control and serum lipid profile in patients with type 2 diabetes. Journal of Endocrinological Investigation. 38. 2; 163-170, 2015
  • AMSTERDAM Jay et al. A RANDOMIZED, DOUBLE-BLIND, PLACEBO-CONTROLLED TRIAL OF ORAL MATRICARIA RECUTITA (CHAMOMILE) EXTRACT THERAPY OF GENERALIZED ANXIETY DISORDER. Journal of Clinical Psychopharmacology. 29. 4; 378–382, 2009
  • SEPIDE Miraj et al. A systematic review study of therapeutic effects of Matricaria recuitta chamomile (chamomile). Electronic Physician Journal. 8. 9; 3024–3031, 2016
  • XIAOHUI Yan et al. Apigenin in cancer therapy: anti-cancer effects and mechanisms of action. Cell & Bioscience. 7. 1-16, 2017
  • MALM Anna et al. Anti-Helicobacter pylori activity in vitro of chamomile flowers, coneflower herbs, peppermint leaves and thyme herbs – a preliminary report . Current Issues in Pharmacy and Medical Sciences. 28. 1; 30-32, 2015
  • SRIVASTAVA Janmejai et al. Chamomile: A herbal medicine of the past with bright future. Molecular Medicine Reports. 3. 6; 895–901, 2011
  • AMSTERDAM Jay et al. Putative Antidepressant Effect of Chamomile ( Matricaria chamomilla L.) Oral Extract in Subjects with Comorbid Generalized Anxiety Disorder and Depression. Journal of Alternative and Complementary Medicine. 26. 9; 813-819, 2020
  • MALM Anna et al. Anti-Helicobacter pylori activity in vitro of chamomile flowers, coneflower herbs, peppermint leaves and thyme herbs – a preliminary report . Current Issues in Pharmacy and Medical Sciences. 28. 1; 30-32, 2015
  • ADAMCZAK Artur et al. Antibacterial Activity of Some Flavonoids and Organic Acids Widely Distributed in Plants. Journal of Clinical Medicine. 9. 1-17, 2020
  • KOZLOWSKA Aleksandra et al. Flavonoides- food sources and health benefits. National Institute of Public Health. 65. 2; 79-85, 2014
  • ZADEH, Jalal Bayati et al. Chamomile (Matricaria recutita) As a Valuable Medicinal Plant. International journal of Advanced Biological and Biomedical Research. Vol.2. 823-827, 2014

Vídeos relacionados

  • 3 chás mais poderosos para acabar com os gases

    10:14 | 964055 visualizações