Bacopa monnieri: para que serve e como usar

Evidência científica

A Bacopa monnieri, também conhecida como Brahmi, é uma planta rasteira tradicionalmente usada na medicina ayurvédica para melhorar a memória, o aprendizado e promover a longevidade. Essa planta cresce em áreas alagadas e regiões tropicais, e tem sido amplamente estudada pelos seus possíveis benefícios neurológicos e cognitivos.

A Bacopa monnieri contém compostos ativos, como os bacosídeos, que parecem proteger os neurônios e melhorar a comunicação entre as células cerebrais, favorecendo a saúde do cérebro. Por isso, essa planta medicinal tem ganhado popularidade em suplementos voltados para o aumento do foco, da atenção e da memória.

Além dos efeitos cognitivos, a Bacopa monnieri pode ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e os sintomas do TDAH e está disponível em várias formas, como cápsulas, chás e extratos, sendo geralmente considerada segura quando usada conforme a orientação do médico e do fabricante.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

Bacopa monnieri pode servir para:

1. Melhorar a memória e o desempenho cognitivo

Alguns estudos clínicos demonstraram que a Bacopa monnieri pode melhorar a memória, a atenção e o aprendizado. Uma meta-análise de ensaios clínicos randomizados indicou que participantes que utilizaram a planta tiveram maior rapidez na atenção e melhora no processamento cognitivo.

2. Diminuir a ansiedade e o estresse

A Bacopa monnieri pode ajudar a diminuir os níveis de estresse e ansiedade, já que alguns estudos feitos com humanos e animais mostraram redução dos sintomas de ansiedade, semelhante aos efeitos de alguns medicamentos usados para transtornos de humor. Esse efeito pode estar relacionado à atuação da planta sobre neurotransmissores como serotonina e dopamina.

3. Auxiliar no controle dos sintomas do TDAH

Estudos clínicos com crianças diagnosticadas com TDAH indicaram que a Bacopa monnieri poderia reduzir a hiperatividade, melhorar o autocontrole e aumentar a capacidade de concentração. Em uma pesquisa, o uso diário de 225 mg por seis meses resultou em melhora em mais de 85% dos casos avaliados.

Leia também: 12 sintomas de TDAH (com teste online) tuasaude.com/sintomas-de-tdah

4. Tem ação antioxidante e neuroprotetora

Os bacosídeos presentes na Bacopa monnieri têm propriedades antioxidantes que ajudam a proteger as células do cérebro contra danos causados pelo estresse oxidativo. Além disso, podem evitar o acúmulo de proteínas nocivas no cérebro, associadas a doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

5. Ajudar no controle de sintomas da epilepsia

Estudos feitos com animais sugerem que a Bacopa monnieri poderia reduzir a intensidade e a frequência das crises epilépticas. Esse efeito parece estar relacionado à atuação da planta sobre o sistema colinérgico e à capacidade de normalizar a atividade enzimática no cérebro.

No entanto, são ainda necessários mais estudos para comprovar esse efeito em pessoas.

Leia também: 6 tratamentos para epilepsia (cuidados e cura) tuasaude.com/tratamento-da-epilepsia

6. Melhorar o humor

Em alguns estudos, a Bacopa monnieri apresentou efeitos antidepressivos devido à sua capacidade de regular hormônios relacionados ao estresse e aumentar a resistência emocional.

Como usar

A Bacopa monnieri pode ser encontrada na forma de cápsulas, comprimidos, chá ou pó, além de também poder estar presente em alguns alimentos.

A dosagem e forma de uso variam de acordo com a apresentação da planta medicinal:

1. Cápsulas ou comprimidos

As cápsulas são a forma mais comum de uso da Bacopa monnieri. As doses habituais variam entre 300 e 450 mg por dia, geralmente padronizadas para conter cerca de 20% de bacosídeos. Recomenda-se tomar junto às refeições para melhorar a absorção, seguindo as orientações do médico.

2. Chá

A Bacopa monnieri também pode ser consumida em forma de chá, que pode ser feito usando 1 colher de chá da erva seca para cada xícara de água fervente, deixando em infusão por 5 a 10 minutos.

Para melhorar o sabor, pode-se acrescentar cardamomo, gengibre e pimenta.

3. Pó

A planta seca pode ser triturada e consumida em pó, misturada a alimentos ou bebidas. A dose deve seguir as orientações do fabricante e recomendação do médico, sendo normalmente indicado o consumo de 300 a 500 mg de bacosídeos por dia.

4. Alimentos enriquecidos

O extrato de Bacopa monnieri também tem sido adicionado a alimentos como sorvetes, barras de cereais e nuggets de frango. Embora menos comuns, esses produtos podem representar uma forma prática de incluir a planta na alimentação diária.

Possíveis efeitos colaterais

A Bacopa monnieri costuma ser bem tolerada, mas algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais leves, como náusea, cólica abdominal, aumento do número de evacuações ou diarreia, cansaço, e sintomas semelhantes aos da gripe, em casos raros.

A maioria dos efeitos adversos ocorre quando a planta é consumida em doses elevadas ou com o estômago vazio. Consumir a planta juntamente com alimentos pode ajudar a reduzir o desconforto gastrointestinal.

É importante que na presença de sintomas associados ao consumo dessa planta medicinal, o uso seja interrompido e o médico seja consultado.

Quando não é indicada

A Bacopa monnieri não é indicada para todas as pessoas, devendo ser evitada ou usada com cautela nas seguintes situações:

  • Alterações na tireoide, já que pode interferir nos níveis hormonais;
  • Uso concomitante com medicamentos metabolizados por enzimas do citocromo P450, devido ao risco de interações;
  • Gestantes e lactantes, já que não há dados suficientes sobre a segurança;
  • Crianças, exceto sob supervisão médica, apesar de alguns estudos indicarem segurança em uso pediátrico.

Pessoas que usam medicamentos ou tratam condições crônicas devem consultar um profissional de saúde antes de iniciar o uso de Bacopa monnieri.