Autoteste COVID: o que é, como fazer e resultados

Revisão clínica: Manuel Reis
Enfermeiro
fevereiro 2022

O autoteste para COVID é um exame semelhante ao teste rápido de antigênio da farmácia, mas que pode ser feito em casa sem a necessidade de um profissional de saúde, apresentando um resultado entre 15 a 30 minutos.

Este teste está recomendado para pessoas que apresentam sintomas sugestivos de COVID-19, como tosse, febre, dor de garganta ou cansaço excessivo, podendo ser feito entre o 1º e 7º dia de sintomas. Ao contrário dos testes de farmácia, o autoteste é feito introduzindo-se o swab (cotonete) apenas na parte frontal do nariz, não sendo necessário introduzir até à nasofaringe, o que torna o processo mais fácil, menos invasivo e mais confortável.

Embora permita identificar a presença de partículas do SARS-CoV-2 nas secreções, este teste não é considerado um exame de diagnóstico, já que um resultado positivo deve ser sempre confirmado por um exame de RT-PCR, realizado em uma clínica ou hospital, para confirmar o diagnóstico de COVID-19.

Como fazer o autoteste

Para fazer corretamente o autoteste deve-se seguir este passo a passo:

1. Preparar o kit

  1. Lavar as mãos com água e sabão ou utilizar um desinfectante;
  2. Verificar o prazo de validade da embalagem. Caso o prazo tenha sido ultrapassado, deve-se evitar usar o teste, já que o resultado pode ser alterado;
  3. Abrir o kit de autoteste e retirar para fora: o swab embalado, o recipiente com líquido, a cassete de teste embalada e uma bolsa de plástico.

2. Realizar a coleta

  1. Retirar o swab da embalagem, abrindo pela extremidade, evitando tocar na ponta que tem o algodão;
  2. Inclinar a cabeça para trás e inserir o swab numa das narinas, até atingir cerca de 2 cm;
  3. Rodar o swab no nariz 4 vezes, ou por 10-15 segundos;
  4. Inserir o swab na outra narina e repetir o procedimento;
  5. Abrir o recipiente que contém o líquido e inserir a ponta do swab. Apertar as laterais do recipiente e roda o swab cerca de 10 vezes;
  6. Retirar o swab, apertando as laterais do recipiente para espremer o líquido do algodão, e fechar o recipiente com a tampa fornecida.

3. Executar o teste

  1. Abrir a embalagem da cassete de teste e colocá-la numa superfície plana;
  2. Colocar 4 gotas do líquido na janela de teste (menor janela da cassete de teste);
  3. Esperar pelo menos 15 minutos para obter o resultado.

No final do teste, todo o material utilizado deve ser colocado e fechado no interior da bolsa de plástico fornecida com o kit de autoteste, antes de ser descartado no lixo.

Como entender o resultado

O resultado do autoteste deve ser lido da seguinte forma:

  • 1 risca em "C": resultado negativo. Significa que não foram identificadas partículas do vírus na secreção analisada;
  • 2 riscas: resultado positivo. Indica que forma identificadas partículas do vírus na secreção analisada;
  • 1 risca em "T": resultado inválido. Significa que ocorreu algum erro durante o teste e, por isso, precisa ser repetido.

Mesmo quando o resultado é negativo, é importante lembrar que isso não indica com 100% de certeza que a pessoa não está infectada, isso porque o teste pode ter sido mal realizado ou ter sido feito num momento em que a carga viral no organismo ainda estava muito baixa, não sendo identificada pelo teste. Assim, se existirem sintomas ou se se suspeitar de infecção, é importante realizar um teste rápido de farmácia ou um RT-PCR.

O que fazer em caso de resultado positivo

O resultado do autoteste é considerado positivo quando aparecem 2 riscas na cassete de teste, mesmo que uma das ricas pareça mais "apagada". Para saber o que deve fazer, por favor selecione a opção que melhor descreve a sua situação:

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Manuel Reis - Enfermeiro, em fevereiro de 2022.

Bibliografia

  • ROCHE. Autoteste rápido de antigénio SARS-CoV-2. Disponível em: <https://www.corporate.roche.pt/pt/a-roche/a-nossa-estrutura/roche-diagnosticos/autoteste-rapido-de-antigenio-sars-cov-2.html>. Acesso em 18 jan 2022
  • INFARMED. Instruções para o SARS-CoV-2 Antigen Test Kit (Colloidal Gold). Disponível em: <https://www.infarmed.pt/documents/15786/3584301/Autotestes%25C2%25A0+FI+52104097+-+521120+-+52026094/e493cbd9-c568-9867-1e28-cf39795d1cc3>. Acesso em 18 jan 2022
Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.