Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Andropausa e Como tratar

A andropausa, também conhecida por menopausa masculina, é a diminuição lenta da testosterona no sangue, que é o hormônio responsável por controlar o desejo sexual, a ereção, a produção de espermatozoides e a força dos músculos.

Geralmente, a andropausa surge por volta dos 50 anos e, é parecida com a menopausa na mulher, causando sintomas como redução do desejo sexual, perda de massa muscular e alteração de humor, por exemplo. Confira uma lista mais completa dos sintomas e faça nosso teste online.

Embora, a andropausa seja uma etapa normal do envelhecimento do homem, ela pode ser controlada através da reposição de testosterona através de remédios prescritos pelo endocrinologista ou urologista

O que é Andropausa e Como tratar

Como é feito o tratamento

O tratamento para a andropausa geralmente é feito com a reposição hormonal para normalizar os níveis de testosterona, que se encontram diminuídos nesta fase da vida do homem.

A reposição hormonal está indicada para os homens que, além dos sintomas típicos da andropausa, como diminuição do desejo sexual e dos pelos no corpo, por exemplo, apresentam através do exame de sangue os níveis de testosterona totais abaixo de 300 mg/dl ou 6,5 mg/dl³.

Quais os remédios usados

A reposição hormonal na andropausa normalmente é feita de duas formas principais:

  • Comprimidos de testosterona: servem para aumentar os níveis de testosterona e, desta forma, diminuir os sintomas. Um exemplo de remédio para andropausa é o Undecanoato de Testosterona, que possui poucos efeitos colaterais;
  • Injeções de testosterona: são as mais econômicas e utilizadas no Brasil, usadas para aumentar os níveis de testosterona e reduzir os sintomas. Geralmente, aplica-se 1 dose da injeção por mês.

O tratamento deve ser orientado pelo endocrinologista e, antes de ser iniciado e logo após o seu início, o homem deve fazer um exame de sangue para verificar os níveis de testosterona total.

Além disso, três e seis meses após o início do tratamento, também se deve fazer o exame de toque retal e a dosagem do PSA, que são exames que servem para diagnosticar se houve algum tipo de alteração importante na próstata provocada pelo tratamento. Se isto for verificado, o homem deve ser encaminhado para um urologista.

Veja quais os exames mais usados para identificar alterações na próstata.

Quem não deve fazer reposição hormonal

A reposição hormonal na andropausa está contraindicada em homens com câncer de mama, de próstata ou que têm membros da família próximos que desenvolveram estas doenças.

Opção de tratamento natural para andropausa

Um opção de tratamento natural para andropausa é o chá de tribulus terrestris, pois esta planta medicinal aumenta os níveis de testosterona no sangue, sendo também um excelente remédio caseiro para impotência, um dos sintomas de andropausa. Uma outra solução são as cápsulas de tribulus terrestris comercializadas pelo nome de Tribulus. Saiba mais sobre esta planta medicinal e como usar.

Para fazer o chá de tribulus terrestris, basta colocar 1 colher de chá de folhas secas de tribulus terrestris em uma xícara e depois cobrir com 1 xícara de água fervente. A seguir, deve-se deixar esfriar, coar e beber 2 a 3 xícaras do chá por dia. Este tratamento natural está contraindicado para homens com pressão alta ou problemas cardíacos.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...