Cisteína: o que é, para que serve (e suplementos)

A cisteína é um aminoácido não essencial, por ser produzido pelo organismo, que seve para a formação de colágeno e queratina, proteínas que ajudam a manter a saúde da pele, das unhas e dos cabelos.

Além disso, a cisteína também atua na produção de glutationa, um potente antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, diminuindo, assim, o risco de doenças cardiovasculares.

A cisteína é obtida através de outro aminoácido, a metionina, que está presente em alimentos como queijos, frango, ovos e aveia, por exemplo. Além disso, a cisteína também pode ser obtida através de suplementos na forma de cápsulas, comprimidos ou em pó.

Leia também: Metionina: o que é, para que serve e alimentos ricos tuasaude.com/alimentos-ricos-em-metionina
Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A cisteína serve para:

1. Previne o envelhecimento precoce

Por participar da formação de colágeno, uma proteína que garante a firmeza e oferece elasticidade à pele, a cisteína ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.

Leia também: Envelhecimento precoce: sintomas, causas, tipos (e como combater) tuasaude.com/envelhecimento-precoce

2. Atua como antioxidante

A cisteína atua como antioxidante, porque é um aminoácido essencial para a produção de glutationa, um dos antioxidantes mais potentes do corpo. Saiba para que serve a glutationa.

Por isso, a cisteína combate os radicais livres, protegendo o organismo contra os danos causados pela poluição e radiação, por exemplo.

3. Mantém a saúde das unhas e cabelos

A cisteína mantém a saúde das unhas e cabelos, porque é um componente importante da beta-queratina, que é a principal proteína presente nas unhas e cabelos.

4. Ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas

Por ser transformada no antioxidante glutationa no organismo, a cisteína pode ajudar a manter a saúde das artérias, diminuindo o risco de doenças cardíacas.

Leia também: 10 doenças cardiovasculares: sintomas e tratamento tuasaude.com/doencas-cardiovasculares

N-acetilcisteína

A N-acetilcisteína, é um aminoácido derivado da cisteína e que contém enxofre, sendo a forma usada em suplementos.

Esta forma da cisteína também é usada em medicamentos, podendo ser indicada pelo médico para aliviar a tosse com catarro em situações como bronquite, pneumonia e enfisema pulmonar, por exemplo.

Leia também: Acetilcisteína: para que serve, como tomar e efeitos colaterais tuasaude.com/acetilcisteina-fluimucil

Alimentos fontes de cisteína

Os alimentos fontes de cisteína são os que contém o aminoácido metionina, como:

  • Queijos
  • Ovos;
  • Frango, carne bovina, carne de porco e peixes;
  • Castanha-de-caju,
  • Castanha-do-pará;
  • Nozes
  • Feijão;
  • Soja;
  • Sementes de girassol.

Uma alimentação saudável e variada é suficiente para oferecer a quantidade diária adequada de cisteína para o organismo.

Suplemento de cisteína

O suplemento de cisteína é normalmente encontrado na forma de N-acetil-cisteína ou carbocisteína, em cápsulas, comprimidos ou em pó.

O uso deste suplemento normalmente não é necessário, pois o corpo já a produz a partir do aminoácido metionina, que é facilmente obtido através de uma dieta adequada em proteínas.

Entretanto, o suplemento de cisteína pode ser recomendado pelo médico ou nutricionista para ajudar a fortalecer o sistema imunológico e no tratamento de doenças pulmonares, artrite e feridas, por exemplo.

Como ainda não existe uma recomendação oficial da dose do suplemento de cisteína indicada por dia, esse suplemento só deve ser usado sob a orientação de um médico ou nutricionista.

Possíveis efeitos colaterais

De um modo geral, o uso de suplementos de cisteína não causa efeitos colaterais. No entanto, esse suplemento pode causar sobrecarga nos rins em algumas pessoas.

Quem não pode usar

Os suplementos de cisteína são contraindicados para pessoas com diabetes ou cistinúria, uma condição genética que causa acúmulo de cisteína no organismo, levando à formação de pedras nos rins.

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando, assim como crianças, também não devem usar esse suplemento.

Além disso, pessoas que estejam usando remédios ou que tenham problemas de saúde, devem sempre consultar o médico antes de usar o suplemento de cisteína.

Vídeos relacionados

ALIMENTOS QUE ACELERAM A CICATRIZAÇÃO

02:38 | 1.044.919 visualizações

Como ter uma PELE PERFEITA | com @depoisdosquinze

14:28 | 74.176 visualizações