Alguns alimentos ricos em ácido fólico são o espinafre, o feijão, o levedo de cerveja, o fígado bovino e os aspargos. Além disso, a soja, o espinafre e a semente de girassol também têm ótimas quantidades de ácido fólico.
O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, é um nutriente que participa de diversas funções importantes no organismo, como manter a saúde do cérebro, prevenir a anemia e atuar na formação do sistema nervoso do bebê.
Leia também: Ácido fólico (vitamina B9): para que serve e quantidade recomendada tuasaude.com/acido-folicoDurante a gravidez, além dos alimentos ricos em ácido fólico, o obstetra também recomenda a suplementação com esta vitamina, para prevenir problemas como parto prematuro, pressão alta ou aborto espontâneo. Entenda melhor para que serve o ácido fólico na gravidez.
Lista dos alimentos ricos em ácido fólico
A tabela a seguir mostra a quantidade de ácido fólico para cada 100 g de alguns alimentos:
Além dos alimentos naturalmente ricos em ácido fólico, alguns alimentos são obrigatoriamente enriquecidos com esta vitamina no Brasil. Assim, a farinha de trigo e a farinha de milho, devem conter entre 140 e 220 mcg de ácido fólico em cada 100 g destes alimentos.
Consumo diário recomendado
O consumo diário recomendado de ácido fólico varia de acordo com a idade. Para as crianças, a recomendação é de 65 mcg até os 6 meses, 80 mcg entre 7 e 12 meses, 150 mcg de 1 a 3 anos, por exemplo.
Já dos 14 anos em diante, o consumo recomendado de ácido fólico para homens e mulheres é de 400 mcg por dia. Veja a quantidade diária recomendada de ácido fólico para cada idade.