Além do leite materno, ou fórmula infantil, a alimentação do bebê com 8 meses deve ser complementada com alimentos frescos e naturais. Nesta idade a criança já pode comer a mesma comida de toda a família.
No 8º mês, a alimentação do bebê é composta por leite materno, ou fórmula infantil, no café da manhã, lanche da manhã e da tarde, além de frutas frescas. Já no almoço e jantar, é recomendado dar a uma papa principal no almoço e outra no jantar, que devem conter vegetais frescos, cereais, tubérculos, proteína e leguminosas.
Os alimentos devem ser amassados com garfo ou raspados e oferecidos ao bebê de forma separada no prato. Isso ajuda a desenvolver a mastigação e a percepção dos diferentes sabores e texturas dos alimentos pelos bebês e também ajuda os pais a identificarem possíveis reações alérgicas a alimentos. Saiba como identificar alergia alimentar no bebê.
Como deve ser a alimentação
O bebê com 8 meses ainda come pouca quantidade de alimentos, pois as necessidades nutricionais são menores que as dos adultos.
A alimentação do bebê de 8 meses deve ser composta por 6 refeições diárias, sendo que o café da manhã e a ceia são compostos apenas por leite materno, ou fórmula infantil.
Já o lanche da manhã e o lanche da tarde, além do leite materno, ou fórmula infantil, também devem ser acompanhados por uma porção de frutas.
O almoço e o jantar devem conter cereais ou tubérculos, leguminosas, legumes e verduras e 1 porção de proteína.
Apesar de ser importante ter uma rotina de horários para o bebê se integrar na rotina da casa, estes horários devem ser flexíveis, respeitando o sono do bebê e possíveis alterações na rotina, como as viagens, por exemplo.
1. Leite materno, ou fórmula infantil
O leite materno continua a ser o principal alimento do bebê com 8 meses, sendo indicado durante as papas principais e de frutas, e também sob livre demanda, que é quando o bebê quiser.
Por outro lado, a fórmula infantil deve ser dada ao bebê somente se houver indicação do pediatra.
2. Papa principal
A papa principal deve ser servida no almoço e no jantar e deve ser composta por:
- Cereais ou tubérculos, como arroz, macarrão, batata, batata-doce e aipim;
- Leguminosas, como feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico;
- Verduras e legumes, como abóbora, brócolis, beterraba, cenoura, repolho e chuchu;
- Proteína animal, como carne bovina, fígado, peixes, frango ou ovos.
Os alimentos nessas refeições devem ser servidos amassados com garfo, ou na forma de purê, e podem ser temperados com ervas frescas como salsa, cebolinha e alecrim, mas sem adição de sal.
A quantidade aproximada de alimentos no almoço e jantar é de cerca de 3 a 4 colheres de sopa no total. No entanto, essa quantidade não deve ser seguida de forma rígida, pois as características individuais da criança devem ser respeitadas.
Leia também: Papinhas para bebês de 8 meses: 4 receitas nutritivas tuasaude.com/papinhas-para-bebe-com-8-meses3. Frutas
As frutas frescas, raspadas ou amassadas, devem ser dadas ao bebê nos lanches da manhã e da tarde, complementando o leite materno, ou fórmula infantil.
No almoço e no jantar, também pode-se oferecer uma porção pequena de fruta.
Alguns exemplos de frutas para a alimentação do bebê de 8 meses são: maçã, pera, banana, mamão, abacate, kiwi, caqui, manga e melancia.
4. Água
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que o total de 800 mL de água tratada, filtrada ou fervida, por dia para o bebê de 8 meses.
Este total de água deve considerar a água do leite materno, a presente em sopas e a água pura, que deve ser servida em um copo, e nos intervalos entre as refeições.
A ingestão adequada de água evita uma sobrecarga dos rins e a prisão de ventre do bebê. Saiba qual a quantidade de água para dar ao bebê.
Cardápio exemplo para o bebê de 8 meses
Veja um exemplo de cardápio de 3 dias para a alimentação de um bebê com 8 meses:
Esse cardápio é apenas um modelo e pode variar se o bebê recebe aleitamento materno ou fórmula infantil, a aceitação dos alimentos e a saúde do bebê, por exemplo. Assim, é importante consultar o nutricionista para adequar a alimentação às particularidades de cada bebê.
Para mais detalhes de como deve ser a dieta do bebê, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:
Receitas para o bebê de 8 meses
Algumas receitas para a alimentação complementar para do bebê de 8 meses são:
1. Sopa de lentilha com carne bovina e espinafres
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de lentilha crua demolhada;
- 3 colheres de sopa de músculo moído ou picado;
- 1/2 xícara de chá de espinafre picado;
- 1 colher de chá de alho picado;
- 1 colher de chá de cebola picada;
- 1 colher de café de azeite;
- 1 colher de café de salsa fresca;
- 1 xícara e meia de chá de água.
Modo de preparo:
Adicionar o azeite, a cebola e o alho em uma panela pequena e refogar. Acrescentar a carne, refogando por 3 a 5 minutos. Juntar a lentilha e a água, e cozinhar por 20 minutos.
Se necessário, adicionar mais água. Por último, adicionar o espinafre e a salsa e deixar cozinhar por mais 3 minutos. Aguardar amornar e servir com batata cozida picada em pedaços pequenos.
2. Tutu de feijão com ora-pro-nóbis e frango
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de feijão preto cozido com caldo;
- 1 colher de sobremesa de farinha de mandioca;
- 1 colher de sopa de ora-pro-nóbis;
- 1 colher de chá de alho picado;
- 1 colher de chá de cebola picada;
- 1 fio de azeite;
- 1 colher de sopa de frango cozido desfiado.
Modo de preparo:
Cozinhar o feijão e, após amornar, bater no liquidificador. Refogar, no azeite, o alho e a cebola em uma panela. Adicionar o feijão cozido, colocando a farinha lentamente, para que não forme grumos. Cozinhar o feijão com a farinha por 3 minutos em fogo médio.
Acrescentar o ora-pro-nóbis e cozinhar. Servir o tutu com ora-pro-nóbis e acrescentar o frango cozido e desfiado separadamente no prato.