Alginac: para que serve e como usar

O Alginac é um remédio indicado para o tratamento da dor nas costas, dor na região lateral do pescoço ou síndrome do túnel carpo, por exemplo, pois tem ação anti-inflamatória, analgésica e antirreumática.

Esse remédio contém diclofenaco sódico na sua composição, um tipo de anti-inflamatório, além das vitaminas B1, B6 e B12, que exercem um efeito analgésico, ajudando a aliviar a inflamação e a dor.

O Alginac pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos, e deve ser usado com indicação médica. Além disso, o Alginac também pode ser encontrado na forma de injeção, para ser aplicado no músculo por um profissional de saúde, como enfermeiro ou farmacêutico. 

Alginac: para que serve e como usar

Para que serve

O Alginac possui ação anti-inflamatória, analgésica e antirreumática, sendo normalmente indicado para:

  • Dor nas costas;
  • Dor no final da coluna;
  • Dor na região lateral ou posterior do pescoço;
  • Dor no braço;
  • Inflamação ou dor nos nervos;
  • Síndrome do túnel do carpo;
  • Fibromialgia;
  • Espondilite;
  • Neuropatia periférica.

Esse remédio deve sempre ser usado com indicação e orientação médica, após avaliação do estado de saúde e diagnóstico da doença. 

Como usar

A forma de uso do Alginac depende da apresentação e inclui:

1. Alginac 1000

O Alginac 1000 deve ser tomado por via oral, inteiro, sem partir ou mastigar, e com um pouco de água, de preferência após uma refeição.

As doses normalmente recomendadas do Alginac variam com o tipo de comprimido e incluem:

  • Alginac comprimido revestido simples: a dose recomendada é de 2 ou 3 comprimidos ao dia, conforme orientação do médico;
  • Alginac comprimido de liberação retardada: a dose recomendada é de 1 comprimido por dia, conforme orientação do médico.

No caso de se esquecer de tomar uma dose na hora certa, deve tomar assim que lembrar mas se estiver perto do horário da próxima dose, deve-se pular a dose esquecida e aguardar o próximo horário de tomar. Em nenhum caso se deve dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

O Alginac deve ser usado com indicação médica e pelo tempo de tratamento orientado pelo médico, que deve ser de no máximo 10 dias, de acordo com a condição a ser tratada.

2. Alginac 5000

O Alginac 5000 é encontrado na forma de injeção, aplicada no músculo do glúteo por um profissional de saúde com treinamento em aplicação de injeção, como enfermeiro ou farmacêutico.

O Alginac 5000 na forma de injeção deve ser usado somente com indicação do médico.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com Alginac são dor abdominal, dor de estômago, náuseas, vômitos, diarreia, excesso de gases intestinais, má digestão,  perda de apetite ou inflamação no intestino.

Além disso, no caso do Alginac na forma de injeção, pode ocorrer inflamação no local da injeção, ou em casos raros formação de abscesso ou necrose.

Quem não deve usar

O Alginac não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou por pessoas que tenham úlceras ou inflamação do estômago ou intestino, asma, urticária, rinite, insuficiência renal, hepática ou cardíaca, sangramento cerebral ou hemorragias.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas alérgicas ao diclofenaco sódico, vitamina B1, B6 ou B12, ou qualquer outro componente da fórmula.

O Alginac deve ser evitado durante a amamentação e só deve ser tomado se indicado pelo médico. 

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • MERCK S.A. Alginac 5.000 Solução Injetável. Disponível em: <https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/alginac5000inj.pdf>. Acesso em 06 Jan 2022
  • PROTECTER & GAMBLA DO BRASIL LTDA. Alginac (cianocobalamina, cloridrato de piridoxina, nitrato de tiamina e diclofenaco sódico) comprimidos revestidos e comprimidos de liberação retardada. 2020. Disponível em: <https://docs.google.com/gview?url=https://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/Bula-Alginac-Paciente-Consulta-Remedios.pdf?1617038670&embedded=true>. Acesso em 06 Jan 2022
Mais sobre este assunto: