Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é agar-agar, para que serve e como fazer

Agar-agar é um gelificante natural proveniente de algas vermelhas que pode ser usado para dar mais consistência as sobremesas, como sorvete, pudim, flan, iogurte, marrom glacê e geleia, mas ele também pode ser usado simplesmente para fazer uma gelatina vegetal, menos industrializada e por isso mais saudável. 

O agar-agar é comercializado em pó ou em forma de tiras de algas secas, e deve ser usado em água quente para que se dissolva completamente, a seguir deve ser refrigerado, onde irá solidificar tomando a forma desejada. Uma outra forma de encontrar agar-agar é em cápsulas que podem ser usadas para emagrecer, porque ele triplica seu volume dentro do estômago, diminuindo a fome, e é uma ótima fonte de fibras que funcionam com efeito laxante, soltando o intestino. 

O que é agar-agar, para que serve e como fazer

Para que serve o agar-agar 

O agar-agar serve para:

  • Produzir gelatina caseira, usando suco de frutas, por exemplo;
  • Aumentar a consistência de sobremesas frias, bastando adicionar o agar-agar em pó na receita; 
  • Ajudar a emagrecer por controlar a fome, aumentando a saciedade, e diminuindo a consumo de outros alimentos; 
  • Controlar a glicemia no sangue, por retardar os picos de açúcar;
  • Diminuir a absorção de gordura e de colesterol; 
  • Limpar o intestino, por atuar como laxante natural aumentando o volume e hidratação do bolo fecal, regenerando as paredes intestinais. 

O agar-agar é um espessante e gelificante natural, sem calorias, que tem coloração branca-amarelada e não tem nenhum sabor. Possui em sua composição, principalmente, fibras
e sais minerais como fósforo, ferro, potássio, cloro, iodo, celulose e uma pequena quantidade de proteínas. 

O que é agar-agar, para que serve e como fazer

Como usar o agar-agar 

Agar-agar é totalmente de origem vegetal e tem um poder gelificante até 20 vezes maior que a gelatina sem sabor, comum, por isso deve ser usado em menor quantidade nas receitas. Ele pode ser usado da seguinte forma: 

Nas receitas, como gelificante: Pode-se adicionar 1 colher de chá ou de sopa de agar-agar no preparo do mingau ou no creme das sobremesas. Agar não dissolve na temperatura fria, por isso deve ser usado quando o creme estiver ao fogo, numa temperatura acima de 90 graus, sendo necessário misturar com uma colher, mexendo sempre até dissolver completamente.  

Para fazer gelatina vegetal: Adicionar 2 colheres de sopa de agar-agar em 1 copo de suco de laranja puro, acabado de espremer, ou suco integral de uva. Levar ao fogo para que possa dissolver completamente, se necessário pode adoçar à gosto. Colocar em formas e levar à geladeira por cerca de 1 hora, até solidificar. 

Em cápsulas, como laxante ou emagrecedor: Tomar 1 cápsula de agar-agar (0,5 à 1 g) 30 minutos antes do almoço, e outra antes do jantar, juntamente com 2 copos de água. 

Atenção: Em doses elevadas pode provocar diarreia, e não é recomendado seu uso em caso de obstrução intestinal. 

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem