Geralmente, a afta no céu da boca é causada pelo consumo de alimentos e bebidas muito quentes ou ácidos, estomatite aftosa ou uso medicamentos como os anti-inflamatórios, mas também podem indicar infecções e câncer nos casos mais graves.
Dependendo da sua causa, a afta no céu da boca pode não cicatrizar ou ser recorrente e surgir outros sintomas como febre, inchaço de ínguas no corpo, perda de peso, alterações na voz.
Em caso de afta no céu da boca, é indicado consultar o otorrinolaringologista ou clínico geral, especialmente se surgirem outros sintomas. O tratamento pode envolver o uso ou a troca de remédios e, em alguns casos, a cirurgia.
Leia também: Especialistas em afta: qual médico consultar? tuasaude.com/especialistas-em-afta
Principais causas
As principais causas de afta no céu da boca são:
1. Queimaduras
As aftas no céu da boca são comuns devido a queimaduras, que podem surgir ao se consumir alimentos e bebidas muito quentes ou ácidos. Conheça melhor sobre o céu da boca queimado.
Além disso, alguns produtos de higiene oral, como enxaguantes bucais e para a limpeza de próteses dentárias, algumas vezes também podem agredir a mucosa da boca, causando queimaduras químicas e aftas no céu da boca.
2. Estomatite aftosa
A afta no céu da boca causada pela estomatite aftosa tende a ser recorrente. Essa condição pode surgir após lesões na mucosa oral, estresse, alergia ou sensibilidade a produtos de higiene bucal ou alimentos específicos, alterações hormonais e deficiências nutricionais, por exemplo.
Leia também: Estomatite aftosa: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/estomatite-aftosa3. Uso de medicamentos
Medicamentos, como anti-inflamatórios não esteroides, paracetamol, alguns antialérgicos e antibióticos, podem causar aftas no céu da boca durante o tratamento em algumas pessoas.
Estas aftas tendem a ser recorrentes ou persistentes no céu da boca caso os medicamentos continuem a ser tomados ou sejam utilizados com frequência.
4. Herpes
A infecção pelo vírus da herpes pode causar afta no céu da boca, gengiva, lábios e língua, sendo comum surgirem inicialmente pequenas bolhas contendo uma secreção clara que dão origem às aftas ao se romperem.
5. Candidíase oral
É comum a candidíase oral causar aftas no céu da boca que apresentam uma superfície esbranquiçada que pode ser facilmente removida.
Embora normalmente não provoque dor, podem surgir sintomas como sensação de queimação na boca e pequenos sangramentos. Confira mais sintomas da candidíase oral.
A candidíase oral é mais comum em recém nascidos, idosos, em caso de doenças que afetam a imunidade, como HIV/AIDS, e uso frequente de antibióticos ou medicamentos contendo corticoides, por exemplo.
6. Sífilis
A sífilis primária pode causar afta no céu da boca em alguns casos, especialmente quando houve contato da mucosa oral com uma lesão contaminada, como em caso de sexo oral, por exemplo.
Normalmente, surge apenas uma afta no céu da boca, que não causa dor e tem consistência firme, sendo comum também surgirem ínguas inchadas no corpo. Conheça os sintomas da sífilis primária.
7. Câncer de boca
Embora seja raro, o câncer de boca é um tipo de tumor que algumas vezes pode se desenvolver no céu da boca e que pode ser inicialmente percebido por meio do aparecimento de uma afta que demora para cicatrizar.
Outros sintomas que podem estar presentes são manchas vermelhas ou brancas na mucosa da oral, caroços na boca que não desaparecem e perda de peso, por exemplo. Veja mais sintomas do câncer na boca.
Quando consultar um médico
É recomendado consultar um otorrinolaringologista ou clínico geral, especialmente em caso de aftas no céu da boca que não melhoram, são recorrentes ou estão associadas a outros sintomas como perda de peso, febre, inchaço de ínguas e alterações na voz.
Dependendo das alterações verificadas no exame, o otorrinolaringologista pode encaminhar para outras especialidades, como infectologista ou oncologista, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.
Como tratar a afta no céu da boca
O tratamento da afta no céu da boca depende da sua causa, onde o médico pode indicar a troca de medicamentos que a pessoa usa, o uso de medicamentos como antivirais, antifúngicos ou antibióticos se existir suspeita de infecção e a cirurgia em caso de tumores, por exemplo.
Em caso de queimaduras, a afta no céu da boca tende a melhorar sem necessidade de tratamento específico em até 14 dias, sendo importante evitar alimentos ou bebidas muito quentes ou ácidos e, em alguns casos, escolher produtos de higiene oral sem álcool.
Também pode ser indicado o bochecho com água morna e sal, que possui ação bactericida, e a aplicação de extrato de própolis, que tem ação anti-inflamatória e cicatrizante. Confira mais dicas para curar as aftas mais rápido.