Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Adenoma: o que é, tipos, como identificar e tratamento

Junho 2021

O adenoma é um tipo de tumor benigno que pode se desenvolver em glândulas e todo o corpo, sendo mais frequente de acontecer nas glândulas presentes no cólon, que é a parte final do intestino, e na hipófise, que é uma glândula presente no cérebro. Assim, como podem surgir em diferentes glândulas, é possível notar diferentes sintomas, no entanto na maioria dos casos não são notados sinais ou sintomas, sendo apenas descobertos durante a realização de exames de rotina.

Devido ao fato de não estarem relacionados com complicações graves na maioria das vezes, não é necessário realizar tratamento, apenas fazer acompanhamento médico de forma regular para acompanhar o desenvolvimento do adenoma. No entanto, em alguns casos, principalmente quando é notado crescimento, pode ser indicado fazer um pequeno procedimento cirúrgico para retirar o adenoma e, assim, diminuir o risco de malignidade.

Adenoma: o que é, tipos, como identificar e tratamento

Como identificar

O adenoma pode ser inicialmente identificado pelo clínico geral a partir de exame físico e avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa. Os sintomas de adenoma podem variar de acordo com o tipo de adenoma, podendo haver dor no abdômen, dor de cabeça, sensação de desmaio, fraqueza excessiva, diminuição do apetite e alteração dos hábitos intestinais, por exemplo.

No entanto, para que o diagnóstico seja confirmado, é preciso que sejam realizados exames laboratoriais e de imagem, pois assim é possível identificar o tipo de adenoma. Assim, pode ser recomendada a realização de ressonância magnética, tomografia computadorizada, colonoscopia e exames de sangue para avaliar os níveis circulantes das enzimas hepáticas e de hormônios.

Além disso, pode ser realizada uma biópsia do adenoma para que seja possível verificar se é benigno ou se apresenta algum sinal indicativo de malignidade. Para que seja feita a biópsia, é retirada uma pequena amostra do adenoma, que é enviado para o laboratório para que seja analisado de forma mais precisa. Entenda como é feito a biópsia.

Causas de adenoma

O adenoma pode surgir como consequência de diversas situações, o que pode levar ao aparecimento, sendo as principais:

  • Uso prolongado de anticoncepcionais orais;
  • Uso frequente de anabolizantes;
  • Alimentação rica em gordura;
  • Excesso de peso;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas e/ou tabagismo;
  • Exposição frequente ou prolongada a radiação.

Além disso, principalmente no caso de adenoma hipofisário, é possível que surja devido a alterações genéticas em que devido a mutações no DNA pode haver aumento ou diminuição da produção de hormônios. Conheça mais sobre o adenoma hipofisário.

Adenoma: o que é, tipos, como identificar e tratamento

Tipos de adenoma

O adenoma pode ser classificado em alguns tipos principais de acordo com o local em que se desenvolvem, sendo os principais:

  • Adenoma hipofisário, também conhecido como adenoma pituitário, que surge na glândula presente no cérebro, a hipófise, que é responsável pela produção de hormônios e, por isso, é possível que surjam alguns sintomas como dor de cabeça, infertilidade, alteração da libido, aumento da quantidade de pelos e aumento da quantidade de gordura, por exemplo;
  • Adenoma tubular, que pode surgir no intestino e causar alteração nos hábitos intestinais, sendo normalmente identificado durante a realização da colonoscopia, em que é feita a avaliação da mucosa do intestino. Confira mais detalhes do adenoma tubular;
  • Adenoma hepático, que surge no fígado, sendo mais comum de acontecer em mulheres entre 20 e 50 anos devido ao uso prolongado de anticoncepcional oral. Saiba mais sobre o adenoma hepático.

Na presença de qualquer sinal indicativo de adenoma ou no caso em que há histórico na família de adenoma, é importante que o médico seja consultado para que seja possível realizar exames, confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.

Como é feito o tratamento

O tratamento para o adenoma pode variar de acordo com o tipo e causa do adenoma, no entanto, de forma geral, é indicado que seja feito acompanhamento médico de forma regular para que seja avaliado o desenvolvimento do adenoma e ser verificada a necessidade de remoção por meio de cirurgia.

No caso do adenoma tubular, por exemplo, pode ser recomendado também que a pessoa altere os hábitos alimentares, dando preferência aos alimentos ricos em fibra e com menor quantidade de gordura, além de aumentar a prática de atividade física.

Por outro lado, no caso de adenoma hepático pode ser recomendada a suspensão do uso de algum medicamento que a pessoa possa estar fazendo uso e que pode estar influenciando o desenvolvimento do adenoma, enquanto que no adenoma hipofisário o médico pode indicar o uso de alguns medicamentos. Dessa forma é possível diminuir a taxa de crescimento do adenoma, prevenindo complicações.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • NCBI. Tubular Adenoma. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK553180/>. Acesso em 23 Jul 2020
  • BATISTA RR, LIMA RFC, FONSECA MFM, TODINOV LR, Formiga GJS. Indicações de colonoscopia versus achado de pólipos e neoplasias colorretais. Rev bras Coloproct, 2011;31(1): 64-70.. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbc/v31n1/v31n1a09.pdf
  • T. GAGO. et al.. Pólipos colo-rectais e sua importância clínica. REVISTA PORTUGUESA DE COLOPROCTOLOGIA. Vol. 14, n. 2. pp. 50-60, maio/junho 2017. Disponivel em:
  • LAKE, Marcy G.; et al. Pituitary Adenomas: An Overview. American Family Physician. 88. 5; 319-327, 2013
  • AMERICAN CANCER SOCIETY. Risk Factors for Pituitary Tumors. Disponível em: <https://www.cancer.org/cancer/pituitary-tumors/causes-risks-prevention/risk-factors.html>. Acesso em 16 Nov 2020
  • HONG, Gregory K.; et al. Anatomy, Physiology, and Laboratory Evaluation of the Pituitary Gland. Otolaryngol Clin N Am. 49. 21-32, 2016
  • NIH - NATIONAL CANCER INSTITUTE. Adenoma. Disponível em: <https://www.cancer.gov/publications/dictionaries/cancer-terms/def/adenoma>. Acesso em 14 Jun 2021
Mais sobre este assunto:

Carregando
...