8 dicas simples para soltar o intestino preso

Atualizado em abril 2023

Para soltar o intestino preso, é importante adotar algumas estratégias como praticar exercícios físicos regularmente, beber muita água e comer frutas ricas em fibra, que vão estimular o funcionamento do intestino facilitando a eliminação das fezes.

Além disso, outras dica simples que também ajudam a soltar o intestino preso incluem mastigar bem os alimentos e beber chás laxantes, como chá de cáscara sagrada, de sene ou de ameixa seca.

Quando os sintomas de intestino preso não melhoram mesmo com as dicas ou caso seja verificada a presença de sangue nas fezes, é importante consultar o clínico geral ou gastroenterologista para que possa ser feita uma avaliação dos sintomas e seja indicado o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Dicas para soltar o intestino

As principais dicas para ajudar a soltar o intestino preso são:

1. Beber água morna com limão ao acordar

Beber água morna com limão ao acordar pode ser uma boa forma de soltar o intestino preso, porque estimula os movimentos naturais do intestino. Dessa forma, é possível fazer com que as fezes fiquem mais amolecidas e se soltem mais facilmente, aliviando o desconforto das fezes acumuladas.

2. Mastigar bem os alimentos

Comer devagar e mastigar bem os alimentos combate o intestino preso, porque a mastigação lenta ajuda a triturar bem os alimentos na boca e estimula a produção de saliva, favorecendo a digestão adequada dos alimentos no estômago e intestino.

3. Beber chás laxantes

Alguns chás laxantes, como sene, cáscara sagrada e ameixa seca, hidratam as fezes, além de conterem substâncias que estimulam os movimentos intestinais, ajudando a evacuar. Conheça alguns chás laxantes que ajudam a soltar o intestino.

4. Manter uma alimentação saudável e variada

Manter uma alimentação saudável e variada pode ser uma excelente forma para soltar o intestino, devendo-se priorizar alimentos ricos em fibra como os cereais integrais, as frutas, os legumes e as verduras. Veja outros alimentos que combatem o intestino preso.

Além disso, o consumo regular de probióticos, bactérias benéficas que ajudam a equilibrar a flora intestinal, também regula o intestino, ajudando no tratamento do intestino preso. Entenda como os probióticos ajudam a soltar o intestino.

Veja com a nutricionista Tatiana Zanin outras dicas de alimentação para soltar o intestino:

5. Fazer massagens na barriga

As massagens na barriga ajuda a melhorar o intestino preso porque a pressão que é feita nessa região estimula os movimentos do intestino, facilitando a eliminação das fezes.

A massagem deve ser feita colocando a mão fechada por baixo das costelas do lado direito, percorrendo a barriga até ao chegar às costelas do lado esquerdo. A massagem deve continuar no sentido para baixo, mantendo a mesma linha até ao meio da barriga. Em seguida, massagear para o lado direito até ao umbigo e, por fim, até perto da região inferior da barriga.

Esta massagem deve ser realizada por pelo menos 5 minutos e pode ser feita na posição deitada ou sentada. Embora possa ajudar a aliviar os sintomas da prisão de ventre,  essa massagem não deve ser feita durante a gravidez devido à pressão que é feita na barriga.

6. Praticar exercícios físicos regularmente

Praticar exercícios físicos regularmente é uma boa opção para soltar o intestino, uma vez que os músculos da barriga ficam mais fortalecidos, aumentando a pressão no intestino e estimulando-o a se movimentar.

Assim, é importante fazer exercícios físicos como caminhada, corrida, abdominal, pular corda ou treino de musculação, por pelo menos 30 minutos por dia.

7. Estabelecer um horário

Estabelecer um horário para evacuar ajuda a melhorar o intestino preso porque, quanto mais tempo as fezes ficam no intestino, mais duras elas podem ficar. Como geralmente a vontade de ir ao banheiro surge após as refeições, é aconselhado ir ao banheiro após o café da manhã,, por exemplo, e ver se tem vontade de evacuar.

8. Consultar o gastroenterologista

Quando os sintomas de intestino preso não melhoram mesmo com as dicas anteriores, ou na presença de sangue nas fezes ou dor abdominal, é aconselhado consultar o gastroenterologista, ou clínico geral, para identificar a causa da prisão de ventre e indicar o tratamento adequado.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Gastroenterologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Vídeos relacionados