Vesícula inflamada: sintomas, causas e tratamento

Vesícula inflamada é geralmente causada pela presença de pedra na vesícula, o que provoca uma obstrução dos ductos biliares, levando a inflamação da vesícula e sintomas, como cólica do lado direito da barriga, náuseas, vômitos, febre ou sensibilidade à palpação do abdome.

A inflamação na vesícula, ou colecistite, também pode surgir devido a tumor nas vias biliares ou infecções, por exemplo, e ser aguda, com sintomas intensos e de rápida piora, ou crônica, com sintomas mais leves e que podem durar semanas ou meses.

O tratamento da vesícula inflamada deve ser orientado pelo gastroenterologista ou clínico geral, e normalmente é feito com internamento hospitalar, já que pode ser necessário fazer uma cirurgia para retirar a vesícula, e administrar remédios anti-inflamatórios.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de vesícula inflamada

Os principais sintomas da vesícula inflamada são:

  • Dor tipo cólica na parte superior direita da barriga, que pode se iniciar acima do umbigo;
  • Sensibilidade no abdômen durante a palpação no exame médico;
  • Náuseas, vômitos e perda do apetite;
  • Barriga inchada e aumento de gases;
  • Febre, acima de 38ºC;
  • Palpitações cardíacas;
  • Pele e olhos amarelados, em alguns casos.

Os sintomas de dor da inflamação aguda da vesícula geralmente se intensificam 1 hora após a ingestão de alimentos gordurosos, podendo muitas vezes ser confundidos com um infarto. Conheça outras causas de dor na vesícula.

Já os sintomas da inflamação crônica da vesícula, são mais leves, porém de longa duração, e normalmente aparecem após a ingestão de alimentos ricos em gorduras e ao final do dia.

Leia também: 10 sintomas de problema na vesícula (com teste online) tuasaude.com/sintomas-de-problema-na-vesicula

É importante procurar o pronto-socorro mais próximo caso surjam os sintomas sugestivos de inflamação na vesícula, para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de vesícula inflamada é feito pelo gastroenterologista ou clínico geral, através da avaliação dos sintomas e do exame físico.

Um dos testes que é feito durante o exame físico se chama “sinal de Murphy” e consiste em pedir à pessoa para inspirar profundamente enquanto se pressiona a parte superior do abdômen.

Quando esse sinal é positivo, ou seja, quando a pessoa suspende a inspiração devido à dor, indica a presença de inflamação na vesícula.

Para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar exames de sangue, como hemograma e enzimas do fígado, e exames de imagem, como ultrassom abdominal ou endoscópico, tomografia computadorizada e cintilografia hepatobiliar.

Possíveis causas

As principais causas de inflamação na vesícula são:

  • Presença de pedra na vesícula;
  • Nódulo ou tumor na vesícula;
  • Torção ou cicatrizes no ducto biliar;
  • Infecções virais, como HIV;
  • Danos nos vasos sanguíneos biliares.

Além disso, alguns fatores parecem aumentar o risco dessa inflamação, como histórico familiar de pedra na vesícula, idade acima de 40 anos, obesidade, gravidez, perda de peso rápida, ou doenças agudas, como a anemia falciforme.

Como é feito o tratamento

Os principais tratamentos para a vesícula inflamada incluem:

1. Jejum

O médico pode recomendar o jejum durante algum tempo, interrompendo a ingestão de alimentos e água, para aliviar a pressão na vesícula e melhorar os sintomas. Isto porque a vesícula biliar é utilizada na digestão, e o jejum permite descansar a vesícula.

2. Soro diretamente na veia

O soro aplicado diretamente na veia é feito para manter o corpo hidratado e prevenir a desidratação, devido a restrição para comer ou beber.

Além disso, o médico pode recomendar a aplicação de remédios junto com o soro, para ajudar a aliviar a dor e a inflamação na vesícula.

3. Medicamentos

Os medicamentos que o gastroenterologista pode indicar são analgésicos ou anti-inflamatórios, para aliviar a dor e reduzir a inflamação na vesícula biliar, ou antibióticos para prevenir a infecção na vesícula.

Além disso, o médico pode indicar o uso de medicamentos, para aliviar as náuseas e vômitos.

4. Cirurgia para retirar a vesícula biliar

A cirurgia para retirar a vesícula biliar é a principal forma de tratamento da vesícula inflamada e, geralmente, é recomendado que a vesícula seja operada ainda nos primeiros 3 dias do início da inflamação aguda. 

Quando a inflamação é muito grave, primeiro pode ser feita uma drenagem da vesícula, que ajuda diminuir a inflamação e a retirar o pus, abrindo o canal obstruído.

A cirurgia é feita por videolaparoscopia, pois permite uma recuperação mais rápida. Entenda como é feita a cirurgia para retirar a vesícula e como é a recuperação

Possíveis complicações

As possíveis complicações da vesícula inflamada são:

  • Infecção da vesícula biliar;
  • Inflamação no pâncreas, ou pancreatite;
  • Gangrena da vesícula biliar;
  • Perfuração ou rompimento da vesícula biliar.

É importante procurar o pronto-socorro imediatamente no caso de surgirem sintomas de vesícula inflamada, pois iniciar o tratamento o mais rápido possível ajuda a reduzir o risco de complicações, que em alguns casos, pode colocar a vida em risco.

Leia também: 6 sintomas de rompimento da vesícula (e o que fazer) tuasaude.com/sintomas-de-rompimento-da-vesicula

Vídeos relacionados

Pedra na vesícula: principais sintomas e alimentação ideal

16:55 | 679.704 visualizações