Unha de gato é uma planta medicinal indicada para auxiliar no tratamento de artrite, artrose, dor muscular, gastrite ou para fortalecer o sistema imune, pois tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e imunomoduladoras.
As duas espécies mais comuns dessa planta são a Uncaria tomentosa e a Uncaria guianensis, podendo ser usadas na forma de chá da casca, da raiz ou da folha, ou como tintura ou comprimidos.
A unha de gato pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação e deve ser usada com indicação do médico ou fitoterapeuta.
Para que serve
A unha de gato é indicada para:
1. Fortalecer o sistema imunológico
A unha de gato possui proantocianidinas e alcaloides, com ação imunomoduladora que pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico.
Essas substâncias estimulam a produção de glóbulos brancos e a ativação das células do sistema imune, ajudando o organismo a combater vírus, fungos, protozoários e bactérias como S. aureus, E. faecalis e P. aeruginosa.
2. Aliviar os sintomas da artrite ou artrose
A unha de gato tem ação anti-inflamatória devido aos alcaloides na sua composição, que reduzem substâncias pró-inflamatórias no organismo, como a interleucina-6 e o fator de necrose tumoral NF-κB.
Desta forma, essa planta medicinal pode ajudar a reduzir a inflamação das articulações e aliviar os sintomas da artrite ou artrose, ou dores musculares, por exemplo.
3. Proteger as células do estresse oxidativo
A unha de gato possui substâncias antioxidantes, como flavonoides, taninos e polifenóis, que previnem os danos causados pelos radicais livres às células.
Assim, a unha de gato ajuda a proteger as células do estresse oxidativo, retardando o envelhecimento precoce e evitando o surgimento de doenças crônicas.
4. Melhorar a gastrite
A unha de gato, por apresentar propriedades anti-inflamatórias e ser rica em antioxidantes, pode melhorar a gastrite aguda ou crônica, especialmente a gastrite causada pelo uso de altas doses de anti-inflamatórios não esteroides.
Além disso, acredita-se que a unha de gato também possa melhorar outras condições como a síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e úlceras.
No entanto, mais estudos científicos são necessários para comprovar esses benefícios.
5. Auxiliar no tratamento de problemas respiratórios
Devido sua ação anti-inflamatória e imunomoduladoras, a unha de gato pode reduzir a inflamação das vias aéreas e auxiliar no tratamento de doenças respiratórias, como asma ou rinite.
Essa planta medicinal pode ajudar a aliviar a congestão nasal e a tosse dessas condições.
6. Aliviar a dor de garganta
Por ter ação contra bactérias e propriedades anti-inflamatórias, a unha de gato pode ajudar a aliviar a dor de garganta causada pela amigdalite.
No entanto, quando a amigdalite é causada por infecções bacterianas, seu uso não substitui o tratamento com antibióticos receitados pelo médico.
7. Ajudar a combater o câncer
O extrato de unha de gato pode diminuir a proliferação ou induzir a morte de uma variedade de células cancerosas, incluindo câncer de cólon, vesícula biliar, tireoide e mama, ajudando a combater o câncer.
No entanto, o mecanismo exato pelo qual isso ocorre não é conhecido, sendo necessário mais estudos científicos que comprovem esse benefício.
Além disso, o uso da unha de gato não substitui o tratamento médico para o câncer.
8. Auxiliar no tratamento do câncer de mama
A quimioterapia produz efeitos colaterais como leucopenia e neutropenia, caracterizadas pela redução da quantidade de glóbulos brancos no sangue.
Alguns estudos científicos indicam que o uso da unha de gato pode reduzir os efeitos colaterais e restaurar os danos celulares causados pela quimioterapia em pessoas com câncer de mama.
Porém, é importante que seja utilizado com orientação do oncologista, devido ao risco de interação medicamentosa com a quimioterapia.
9. Auxiliar no tratamento do Alzheimer
A unha de gato é considerada uma planta potencial para o tratamento da doença de Alzheimer.
Isso porque um estudo feito com ratos mostrou que a proantocianidina B2 na sua composição foi associada à melhora da memória de curto prazo, à redução da inflamação cerebral e à diminuição das placas amiloides no cérebro.
10. Diminuir a pressão arterial
A rincofilina, um alcaloide presente na unha de gato, demonstrou inibir a agregação plaquetária e a trombose, sugerindo que pode ser útil na prevenção de derrames e na redução do risco de infarto.
Isso porque essas substâncias ajudam a diminuir a pressão arterial, aumentar a circulação e inibir a formação de placas nas paredes das artérias, bem como a formação de coágulos sanguíneos no cérebro, coração e vasos sanguíneos.
11. Auxiliar no tratamento de problemas de pele
A unha de gato também pode auxiliar no tratamento de doenças de pele, como feridas, inflamações ou infecções leves na pele.
Isso porque essa planta tem ação anti-inflamatória e cicatrizante. No entanto, ainda são necessários mais estudos que comprovem esse benefício.
12. Complementar o tratamento de infecções
A unha de gato também parece combater infecções sexualmente transmissíveis, como a gonorreia, ou infecções urinárias, podendo complementar o tratamento médico.
É importante ressaltar que a unha de gato não trata essas condições, mas apenas auxilia no tratamento, e não deve substituir o uso de antibióticos para essas infecções.
Uxi amarelo e unha de gato
O consumo de chá do uxi amarelo com o chá de unha de gato é comum, sendo feito para potencializar os efeitos imunoestimulantes e anti-inflamatórios dessas plantas medicinais.
Porém esses chás não deve ser tomados juntos, mas em horários diferentes ao longo do dia, conforme orientação médica. Veja também para que serve o uxi amarelo.
Como usar
A casca, a raiz e as folhas da unha de gato podem ser utilizadas para fazer chá, tinturas ou cápsulas, que podem ser obtidas em farmácias de manipulação.
1. Chá de unha de gato
O chá de unha de gato pode ser usado para artrite, artrose, dores musculares, gastrite ou para fortalecer o sistema imune.
Ingredientes
20 g de cascas e raízes de unha de gato;
1 litro de água filtrada.
Modo de preparo
Colocar os ingredientes em uma panela e ferver por 15 minutos. Depois retirar o chá do fogo, tapar e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida, coar, esperar amornar e beber uma xícara do chá até 3 vezes por dia, entre as refeições.
3. Compressas de unha de gato
As compressas de unha de gato podem ser feitas utilizando uma gaze ou um pano limpo, umedecidos no chá de unha de gato.
Em seguida, deve-se aplicar a compressa sobre a pele da articulação com artrose ou artrite ou sobre o músculo dolorido, por 15 a 20 minutos.
3. Cápsulas de unha de gato
As doses recomendadas da unha de gato na forma de cápsulas podem variar de 250 a 1000 mg, 2 a 3 vezes por dia, dependendo da indicação.
Por isso, é importante consultar o médico ou um fitoterapeuta para utilizar a unha de gato pelo tempo de tratamento e nas doses corretas de acordo com o problema de saúde a ser tratado de forma individualizada.
4. Tintura de unha de gato
A tintura de unha de gato também pode ser usada por via oral, sendo recomendada a dose para adultos de 20 a 40 gotas, diluídas em um copo de água, 2 a 3 vezes ao dia, antes das refeições.
É importante consultar o médico ou o fitoterapeuta e ler as instruções de uso para saber a dose exata que se deve consumir de acordo com a condição a ser tratada.
Possíveis efeitos colaterais
A unha de gato é considerada segura quando usada nas quantidades recomendadas.
No entanto, quando consumida em excesso pode causar efeitos colaterais como diarreia, náusea, dor de estômago, diminuição dos níveis de progesterona e estrogênio, diminuição da frequência cardíaca, neuropatia, e em casos mais raros, intoxicação no fígado e insuficiência renal aguda.
Além disso, quando usada com remédios como varfarina, ácido acetilsalicílico ou heparina, pode aumentar o risco de sangramento.
Quem não deve usar
A unha de gato não deve ser usada por:
- Crianças e adolescentes;
- Mulheres grávidas ou em amamentação;
- Pessoas com doenças como lúpus eritematoso, esclerose múltipla, doenças renais ou leucemia;
- Alergia a esta planta medicinal;
- Pessoas que usam remédios imunossupressores.
Essa planta medicinal também não deve ser usada por pessoas com problemas de coagulação no sangue, ou que estejam tomando remédios anticoagulantes ou que vão fazer qualquer tipo de cirurgia.
Por conter álcool, a tintura de unha de gato também é contraindicada para pessoas em tratamento do alcoolismo, que têm problemas no fígado ou que usam o remédio dissulfiram.