Como cuidar de cada tipo de pele

Os cuidados para a pele podem variar de acordo com o tipo, ou seja, se a pessoa possui pele normal, seca, oleosa ou mista, isso porque existem sabonetes, protetores solar, cremes e maquiagens específicos para cada tipo de pele e que ajudam a manter a pele hidratada e diminuir ou controlar a oleosidade da pele.

Ao longo do tempo, o tipo de pele pode alterar, isso porque pode sofrer influência da exposição ao sol, estresse, alimentação e clima. Assim, é importante que os cuidados diários sejam ajustados para manter a pele sempre bem hidratada e firme.

Para saber o tipo de pele, pode-se observar algumas características da pele, como textura, elasticidade, poros dilatados, vermelhidão e regiões com mais oleosidade, por exemplo, sendo também interessante consultar o dermatologista para que a avaliação seja mais exata e, assim, seja possível iniciar os cuidados mais adequados ao tipo de pele. Veja como saber qual o seu tipo de pele.

Como cuidar de cada tipo de pele

1. Pele normal

Para cuidar da pele normal deve-se utilizar diariamente sabonetes neutros e cremes hidratantes sem óleo. Além disso, deve-se usar protetor solar diariamente nas zonas visíveis do corpo, como rosto e mãos, por exemplo. 

2. Pele oleosa

Para cuidar da pele oleosa é importante aplicar loções de limpeza neutras à base de extratos vegetais de hamamélis, calêndula, hortelã, cânfora e mentol, por exemplo, pois têm propriedades que ajudam a diminuir a inflamação da pele, controlando a oleosidade.

As pessoas com pele oleosa devem evitar usar maquiagem pois, leva ao entupimento dos orifícios da pele e favorece a formação de cravos. Além disso, como a pele oleosa pode acontecer devido à exposição excessiva ao sol, estresse ou ser consequência de uma alimentação rica em gordura, é recomendado usar protetor solar diariamente e ter uma alimentação mais saudável e equilibrada, assim é possível controlar a oleosidade da pele.

3. Pele seca

Para cuidar da pele seca deve-se usar cremes hidratantes ou óleos vegetais, como áloe vera ou camomila, por exemplo, adicionando óleo de macadâmia, amêndoas ou de semente de uva para hidratar eficazmente a pele. Além disso, deve-se usar produtos sem álcool, pois o álcool seca ainda mais a pele, tornando-a áspera.

Como a pele seca também pode acontecer devido ao frio excessivo ou banhos demorados com água muito quente, é importante hidratar bem a pele e a proteger do frio e vento excessivo, além de tomar banhos com água mais morna ou fria, assim é possível evitar o ressecamento da pele.

4. Pele mista

A pele mista, é a combinação entre a pele seca e a pele oleosa, sendo observada oleosidade na "zona T", que corresponde ao queixo, nariz e testa, e maior ressecamento ao redor da boca, bochechas e olhos. Nestes casos deve-se usar loções de limpeza na região mais oleosa e cremes hidratantes na restante área.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: