Taumatina: que é, para que serve e como usar (faz mal?)

Evidência científica

A taumatina é um adoçante natural obtido a partir da fruta katemfe, que tem o poder de adoçar de 2000 a 3000 vezes mais que o açúcar comum e que possui apenas 4 calorias em cada 1g.

Esse adoçante é usado pela indústria para adoçar alimentos e bebidas dietéticos, como refrigerantes, cereais, iogurtes e sorvetes, por exemplo. A taumatina também é vendida na forma líquida ou em pó, podendo ser usada por diabéticos para adoçar alimentos e bebidas.

Leia também: Adoçante: tipos, como consumir (e faz mal?) tuasaude.com/adocante

Além disso, a taumatina geralmente também é usada por pessoas que desejam emagrecer, pois contém poucas calorias. No entanto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o uso dos adoçantes dietéticos por longos períodos não promove o emagrecimento.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A taumatina é um adoçante que pode ser consumido por diabéticos, porque pode ajudar a diminuir a ingestão do açúcar comum na dieta, favorecendo o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

Por conter poucas calorias, a taumatina geralmente também é usada por pessoas que desejam emagrecer. No entanto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o uso de adoçantes dietéticos por longos períodos não favorece a redução de gordura corporal ou manutenção do peso corporal.

Leia também: 13 opções saudáveis para substituir o açúcar tuasaude.com/adocantes-naturais-para-substituir-o-acucar

Diferença entre stevia e taumatina

A stevia é um adoçante natural obtido da planta Stevia Rebaudiana Bertoni, que tem o pode de adoçar de 200 a 300 vezes mais que o açúcar comum, podendo ser usado numa quantidade máxima de 5,5mg por Kg de peso corporal por dia.

Leia também: Stevia faz mal? O que é, para que serve e como usar tuasaude.com/stevia

Já a taumatina é um adoçante obtido a partir da fruta katemfe e que possui um poder de adoçar entre 2000 a 3000 vezes mais que o açúcar comum. Entretanto, esse adoçante não possui uma quantidade máxima de ingestão diária recomendada.

A taumatina faz mal?

A taumatina não faz mal para a saúde e, por isso, até o momento ainda não existe um limite máximo diário recomendado para esse adoçante, que pode ser consumido por todas as pessoas.

No entanto, deve-se usar a taumatina com moderação e somente com indicação do médico ou nutricionista.

Isso porque alguns estudos indicam que os adoçantes poderiam aumentar o risco de problemas cardiovasculares, alterações na microbiota intestinal e no metabolismo a longo prazo.

Como usar

A taumatina é encontrada, na forma líquida ou em pó, em farmácias e lojas de produtos naturais, podendo ser usado para adoçar alimentos e bebidas, como sucos, bolos, chás e cafés, por exemplo.

Além disso, a taumatina também é usada pela indústria para adoçar bebidas e alimentos e bebidas dietéticos, como barras de cereais, refrigerantes, sucos, gelatina, iogurtes e biscoitos.

Possíveis efeitos colaterais

De um modo geral, o uso do adoçante taumatina é considerado seguro e não provoca efeitos colaterais.

Quem não deve consumir

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, crianças e adolescentes só devem usar adoçantes, como a taumatina, em casos de diabetes e seguindo a orientação de um pediatra quanto ao tipo e a quantidade do adoçante.

Vídeos relacionados

AÇÚCAR OU ADOÇANTE? | Tati Comenta #17

03:01 | 37.350 visualizações

Alimentação para DIABÉTICO

03:14 | 1.383.011 visualizações

5 passos para controlar a vontade COMER DOCES

11:22 | 80.824 visualizações