O Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa feita como um esporte de defesa pessoal e também para fins terapêuticos, porque promove muitos benefícios à saúde, como melhorar a postura, o equilíbrio e a qualidade do sono, além de aliviar o estresse e a ansiedade.
Também conhecido como meditação em movimento, o Tai Chi Chuan é praticado com movimentos lentos e em silêncio, estimulando a consciência corporal, a concentração e a tranquilidade.
Leia também: 7 tipos de artes marciais para autodefesa tuasaude.com/artes-marciaisO Tai Chi Chuan pode ser praticado por qualquer pessoa e em qualquer idade, sendo inclusive muito indicada para idosos, já que possui baixo impacto e não possui contraindicações.
Benefícios do Tai Chi Chuan
Os benefícios da prática do Tai Chi Chuan para a saúde são:
- Aumentar a disposição e energia para o dia a dia;
- Fortalecer os músculos;
- Melhorar o equilíbrio e a postura;
- Aumentar a concentração;
- Diminuir a tensão muscular;
- Melhorar a flexibilidade;
- Aliviar o estresse e ansiedade;
- Melhorar a saúde cognitiva;
- Estimular o convívio social;
- Melhorar a qualidade do sono;
O Tai Chi Chuan também ajuda no tratamento de condições crônicas, como artrite, osteoartrite e fibromialgia, DPOC e diabetes tipo 2, por exemplo.
Benefícios do Tai Chi Chuan para idosos
O Tai Chi Chuan é um ótimo exercício para idosos, pois tem baixo impacto e que não tem restrições, ajudando a evitar a perda de força muscular, aumentar a força e melhorar o equilíbrio e a flexibilidade, diminuindo o risco de quedas e de fraturas.
Leia também: Sarcopenia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/sarcopeniaEsta arte marcial também é uma atividade física que diminui as dores provocadas pelas artrites, artroses e contraturas musculares, além de melhorar a saúde cardíaca e mental, melhorando o bem-estar geral.Confira outros exercícios indicados para idosos.
Como começar a praticar
O Tai Chi Chuan é praticado com a combinação de movimentos, que promovem a circulação da energia vital do corpo, chamada de Chi Kung. Estes movimentos devem ser feitos de maneira fluida e em um estado de plena atenção mental.
Assim, a prática envolve a combinação entre respiração, movimentos de artes marciais, como socos e chutes, e a concentração da mente. É possível praticar esta arte marcial sozinho ou, preferencialmente, orientado por um profissional em aulas de grupo.
Como a habilidade dos movimentos é alcançada aos poucos, é necessário praticar o Tai Chi Chuan com regularidade. Geralmente, o Tai Chi Chuan é praticado com um ritmo lento, para fazer os movimentos com precisão, e à medida que se torna mais experiente, é possível praticar com mais velocidade.
O Tai Chi pode ser praticado por qualquer pessoa, sendo recomendado usar calçados macios e roupas confortáveis, que não atrapalhem a realização dos movimentos. Essa arte marcial também pode ser praticada em qualquer local, mas de preferência ao ar livre.