Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Entenda como é possível Engravidar durante a Gravidez

A superfetação é uma condição onde a mulher engravida de gêmeos mas não exatamente ao mesmo tempo, tendo alguns dias de diferença na concepção. Geralmente isso acontece em mulheres que estão realizando algum tratamento para engravidar, como o uso de indutores da ovulação, mas ainda assim esta não é uma situação comum.

Numa gravidez comum após a concepção o corpo da mulher impede que a ovulação aconteça novamente e por isso um outro óvulo não pode ser fecundado. No entanto, pode haver alguma alteração à nível hormonal que faz com que mesmo já estando grávida há alguns dias, a mulher possa ovular novamente, correndo o risco de ser fecundada, passando então a estar grávida de gêmeos, quando na realidade deveria estar esperando apenas 1 bebê.

Entenda como é possível Engravidar durante a Gravidez

Como saber que os gêmeos tem idades diferentes

A única forma de saber que os gêmeos tem semanas de vida diferentes é através da ultrassonografia que indica que um bebê apresenta menos desenvolvimento que o outro. No entanto, não é sempre que a mulher está grávida de gêmeos diferentes e que um parece menor que o outro, houve a superfetação. 

Inicialmente a mulher não irá notar nenhuma diferença e irá descobrir que está grávida no tempo normal, quando apresentar sintomas como tontura, náusea, mamas sensíveis ou atraso da menstruação. O médico pode suspeitar de que se trata de uma gravidez de gêmeos quando verifica que os níveis de Beta HCG estão muito elevados e confirma que é uma gravidez de gêmeos realizado o ultrassom. E é nesta hora que a superfetação pode ser descoberta.

A superfetação é uma condição muito rara e que só acontece em mulheres que tenham engravidado devido ao tratamento com hormônios.

Como pode acontecer

A gravidez de gêmeos com idades diferentes pode acontecer porque o espermatozoide permanece vivo dentro do útero por cerca de 3 dias. Supondo que a mulher estava ovulando e tenha havido contato íntimo, se 1 espermatozoide conseguir entrar no óvulo, haverá concepção e isso indica que ela está grávida de apenas 1 bebê.

Se por algum motivo mesmo após esta concepção a mulher apresentar outro óvulo maduro, se este for fecundado 2 ou 3 dias depois pelo espermatozóide que pode ter vindo da mesma relação sexual ou não, ela ficará então grávida do 2º bebê. Nesse caso ela estará grávida de gêmeos e eles serão gêmeos bivitelinos porque cada um terá sua placenta.

Como fica o parto

O mais comum é que a diferença de dias de concepção de cada bebê seja muito pequena e por isso, não deve influenciar na hora do nascimento. Em todo caso, se a diferença for grande, havendo mais de 4 semanas de diferença entre um bebê e outro, quando o mais novo estiver pronto para nascer o parto deve ser realizado mas isso depende de vários fatores, porque o bebê mais velho não pode passar mais de 41 semanas no útero.

Geralmente os gêmeos nascem através de cesariana e precisam ficar internados no hospital por alguns dias até que tenham mais de 2 kg e estejam saudáveis para terem alta, o que nem sempre acontece ao mesmo tempo. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...