Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o soluço e porque soluçamos

O soluço é um reflexo involuntário que provoca inspirações rápidas e repentinas e, normalmente, acontece após comer muito ou muito rápido, pois a dilatação do estômago irrita o diafragma, que fica logo por cima, levando-o a contrair de forma repetida.

Uma vez que o diafragma é um dos principais músculos utilizados na respiração, sempre que contrai, a pessoa faz uma inspiração involuntária e repentina, originando os soluços.

O que é o soluço e porque soluçamos

No entanto, os soluços também podem surgir devido a um desequilíbrio na transmissão dos sinais nervosos do cérebro e, é por isso, que pode acontecer durante situações de muito estresse emocional ou durante alterações bruscas da temperatura, por exemplo.

Conheça as principais causas dos soluços.

Quando pode ser preocupante

Embora os soluços sejam quase sempre inofensivos e desapareçam sozinhos, existem situações na qual podem indicar um problema de saúde. Assim, é importante consultar um médico se os soluços:

  • Demoram mais de 2 dias para desaparecer;
  • Provocam dificuldade para pegar no sono;
  • Dificultam a fala ou causam cansaço excessivo.

Nestes casos, os soluços podem estar sendo causados por alterações no funcionamento do cérebro ou de algum órgão da região torácica, como fígado ou estômago, e, por isso, é importante fazer exames para descobrir a origem e iniciar o tratamento adequado.

Para tentar parar o soluço, pode-se beber um copo de água gelada, prender a respiração e até tomar um susto. No entanto uma das melhores formas é respirar para dentro de um saco de papel. Veja outras formas naturais e rápidas de acabar com o desconforto.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...