Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

9 possíveis sintomas de diabetes gestacional

Na maioria dos casos a diabetes gestacional não causa nenhum sinal ou sintoma, sendo apenas diagnosticada no momento em que a gestante realiza exames de rotina, como medição da glicose, por exemplo.

No entanto, em algumas mulheres pode surgir sintomas como:

  1. Ganho excessivo de peso na grávida ou no bebê;
  2. Aumento exagerado do apetite;
  3. Cansaço excessivo;
  4. Vontade de urinar frequente;
  5. Visão turva;
  6. Muita sede;
  7. Boca seca;
  8. Náuseas;
  9. Infecções frequentes na bexiga, vagina ou pele.

Nem todas as mulheres grávidas desenvolvem diabetes gestacional. A diabetes gestacional acontece com mais facilidade em mulheres que possuem histórico de diabetes, estão acima do peso, fazem uso de medicamentos hipoglicemiantes ou possuem hipertensão, por exemplo.

9 possíveis sintomas de diabetes gestacional

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da diabetes gestacional é feito por meio de exames de sangue para verificar a quantidade de glicose circulante no sangue, devendo a primeira avaliação ser feita em jejum. Mesmo que a mulher não apresente sinais ou sintomas indicativos de diabetes gestacional, o exame diagnóstico deve ser realizado.

Além do teste de glicemia de jejum, o médico deve indicar o teste de tolerância à glicose, o TOTG, em que é verificada a resposta do organismo frente a grandes quantidades de açúcar. Veja quais são os valores de referência dos exames que diagnosticam a diabetes gestacional.

Como tratar a diabetes gestacional

Normalmente o tratamento da diabetes gestacional é feito com o controle da alimentação e a prática regular de exercícios físicos, mas por vezes, o médico pode receitar hipoglicemiantes orais ou até mesmo a insulina, se for difícil manter a glicemia controlada. É importante que o diagnóstico e tratamento para a diabetes gestacional seja feito rapidamente, pois assim é possível diminuir a ocorrência de riscos para mãe e para o bebê. Entenda como deve ser feito o tratamento para diabetes gestacional.

Um bom exemplo do que se pode comer na diabetes gestacional é uma maçã acompanhada de um biscoito de água e sal ou do tipo maisena, pois esta combinação possui baixo índice glicêmico. No entanto, um nutricionista poderá indicar uma dieta adequada para diabetes gestacional. Mais informações sobre a alimentação no vídeo:

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.

Bibliografia

  • ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE - MINISTÉRIO DA SAÚDE. Tratamento da Diabetes Mellitus Gestacional no Brasil. 2019. Disponível em: <https://www.febrasgo.org.br/pt/videos/item/download/322_a6505932f7e6c56001864ce41fc1babf>. Acesso em 09 Dez 2019
  • ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE - MINISTÉRIO DA SAÚDE. Rastreamento e diagnóstico de Diabetes Mellitus gestacional no Brasil. 2017. Disponível em: <https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/pdf/diabetes-gestacional-relatorio.pdf>. Acesso em 09 Dez 2019
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem