Chá de sene: para que serve e como fazer

Evidência científica

O chá de sene é muito utilizado para tratar a prisão de ventre, especialmente devido a presença de senosídeos na sua composição com fortes propriedades laxativas e purgantes, que provocam uma irritação no intestino e aumento dos movimentos intestinais, facilitando a eliminação das fezes.

As partes normalmente utilizadas da sene, cujo nome científico é Senna alexandrina, Cassia angustifolia ou Cassia Senna, são as folhas de onde são extraídas as substâncias ativas dessa planta com propriedades medicinais para o preparo do chá ou cápsulas.

O sene, também conhecido como sena, cássia, cene, lava-pratos ou mamangá, pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias, e deve ser usado com orientação médica ou do fitoterapeuta, profissional especializado no uso de plantas medicinais.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O chá de sene é conhecido por suas propriedades laxativas e purgativas, por isso, é frequentemente usado para tratar a prisão de ventre ocasional.

Leia também: 6 remédios caseiros para prisão de ventre tuasaude.com/remedio-caseiro-para-prisao-de-ventre

Além disso, como amolece as fezes, pode ajudar a aliviar o desconforto ao evacuar em pessoas com fissura anal ou hemorroidas.

O sene contém substâncias chamadas senosídeos, que atuam no intestino grosso, estimulando os movimentos intestinais e aumentando a quantidade de água nas fezes, facilitando a evacuação.

Embora seja natural, o sene deve ser usado com cautela e sob orientação do fitoterapeuta, pois o uso prolongado pode causar cólicas intensas, desequilíbrios na flora intestinal e, segundo algumas pesquisas, estar relacionado a riscos para a saúde do intestino a longo prazo.

Como fazer chá de sene

Para fazer o chá de sene, o ideal é usar as folhas verdes, que têm ação mais potente no organismo do que as folhas secas. Quanto mais verde a folha, mais intenso será o efeito.

Ingredientes:

  • 1 a 2 g de folhas de sene;
  • 250 mL de água fervente.

Modo de preparo:

Colocar a erva numa panela ou xícara, acrescentar a água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Esperar esfriar um pouco, coar e beber 1 xícara, sem adicionar açúcar, de preferência antes de dormir.

Cápsulas de sene

Embora o chá seja uma forma prática de consumir o sene, a planta também está disponível em cápsulas, que podem ser encontradas em lojas de produtos naturais e algumas farmácias. 

A dosagem habitual varia de 100 a 300 mg por dia, que geralmente é de 1 a 2 cápsulas por dia, conforme a recomendação do fitoterapeuta.

Dúvidas frequentes

Algumas dúvidas frequentes sobre o chá de sene são:

Chá de sene faz mal?

O chá de sene pode fazer mal se for usado de forma incorreta ou por períodos prolongados. Embora seu uso ocasional seja considerado seguro, o consumo frequente pode causar cólica, diarreia e dor abdominal.

Além disso, o uso contínuo pode levar à dependência, fazendo com que o intestino só funcione com a ajuda do laxante, e interferir na absorção de nutrientes e medicamentos.

Por isso, o tratamento da prisão de ventre deve ser feito pelo gastroenterologista e nutricionista, priorizando mudanças na alimentação, como aumento do consumo de fibras e de líquidos, e prática de exercícios. Veja outras formas de como aliviar a prisão de ventre.

O chá de sene demora quantas horas para fazer efeito?

O chá de sene demora de 6 a 12 horas para fazer efeito, por isso, é recomendado que seja tomado antes de dormir, para que a evacuação ocorra pela manhã.

Chá de sene emagrece?

O chá de sene não possui efeito direto na queima de gordura. A aparente perda de peso ocorre pelo aumento das evacuações e a eliminação de líquidos, no entanto, esse efeito é passageiro e pode ser prejudicial se o uso for excessivo. 

Para emagrecer de forma saudável e duradoura, o ideal é manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente.

Saiba como emagrecer rápido e saudável assistindo ao vídeo a seguir:

Emagrecer com Saúde

03:12 | 456.231 visualizações

Pode tomar chá de sene todos os dias?

O uso do chá de sene deve ser limitado até a melhora dos sintomas de prisão de ventre ou, no máximo, por 7 dias consecutivos. 

Caso não haja melhora nesse período, é importante procurar o clínico geral ou gastroenterologista para investigar a causa e receber o tratamento mais adequado.

Grávida pode tomar chá de sene?

O chá de sene não é recomendado na gravidez, pois pode causar contrações intestinais fortes e desconforto abdominal, além de desequilíbrios eletrolíticos e desidratação, que não são seguros para a gestante e o bebê.

Em caso de prisão de ventre na gravidez, é indicado consultar o obstetra para opções seguras e adequadas nesse período. Veja como tratar a prisão de ventre na gravidez.

O chá de sene causa câncer?

Alguns estudos sugerem que os antranoides presentes no sene podem danificar as células intestinais e, com o uso prolongado, aumentar o risco de câncer de intestino. Saiba identificar os sintomas do câncer de intestino.

No entanto, essa relação ainda é controversa, pois a prisão de ventre também é um sintoma frequente do câncer intestinal. Por isso, ainda são necessários mais estudos para confirmar se o uso do chá de sene realmente está associado a esse risco.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns possíveis efeitos colaterais do uso de chá de sene são:

  • Cólicas e dor de barriga;
  • Diarreia;
  • Sensação de inchaço abdominal;
  • Gases em excesso;
  • Náuseas ou vômitos;
  • Tontura ou sensação de desmaio:
  • Urina amarela escura, laranja, vermelha ou marrom-avermelhada.

Em casos mais graves, o chá de sene pode causar sangramento pelo reto, ausência de evacuação mesmo após o uso, reações alérgicas como coceira, manchas na pele e inchaço no rosto, boca ou garganta.

Além disso, o uso prolongado ou em excesso do chá de sene pode causar dependência do laxante, risco de desidratação e má absorção de nutrientes, como potássio.

Quem não deve usar

O sene não deve ser usado por crianças menores de 12 anos, gestantes, mulheres em fase de amamentação ou pessoas com alergia ao sene.

Além disso, é contraindicado para pessoas com obstrução intestinal, apendicite, diarreia, doenças inflamatórias intestinais e dor abdominal sem causa conhecida.

Também é contraindicado para pessoas que usam medicamentos para o coração, diuréticos, corticoides, outros laxantes e para mulheres que tomam anticoncepcionais com estrogênio ou fazem reposição hormonal, pois o sene pode reduzir a absorção do hormônio

Por isso, antes de fazer uso do chá de sene, é importante buscar orientação de um médico ou fitoterapeuta para evitar as possíveis complicações.

Vídeos relacionados

Emagrecer com Saúde

03:12 | 456.231 visualizações

SUCO IDEAL para soltar o INTESTINO PRESO

10:15 | 1.653.856 visualizações

7 Melhores Frutas para Soltar o Intestino Preso

12:40 | 844.442 visualizações

LAXANTE NATURAL para soltar INTESTINO PRESO - receita fácil, rápida e deliciosa

05:20 | 824.502 visualizações

7 FRUTAS para soltar o INTESTINO PRESO

04:13 | 121.881 visualizações