O que você precisa saber?

Como parar de Roncar durante a Gravidez

É normal a mulher começar a roncar durante a gravidez é normal e isso geralmente começa no segundo trimestre de gestação, desaparecendo após o nascimento do bebê.

A mulher pode começar a roncar na gestação devido ao aumento da progesterona que pode levar ao inchaço das vias respiratórias, que bloqueiam parcialmente a passagem de ar. Esse inchaço das vias respiratórias pode provocar a apneia do sono, que é caracterizada por roncos altos e pequenos períodos de interrupção da respiração durante o sono mas apesar do ronco afetar quase metade das grávidas, ele tende a desaparecer após o parto.

Como parar de Roncar durante a Gravidez

O que fazer para não roncar na gravidez

Algumas orientações do que se pode fazer para parar de roncar durante a gravidez são:

  • Dormir de lado e não de barriga para cima, porque isto facilita a passagem de ar e ainda melhora a oxigenação do bebê;
  • Usar tiras ou dilatadores nasais ou anti-ronco para dilatar o nariz e facilitar a respiração;
  • Utilizar almofadas anti-ronco, que apoiam melhor a cabeça, deixando as vias aéreas mais livres;
  • Não consumir bebidas alcoólicas e não fumar. 

Nos casos mais graves quando o ronco atrapalha o sono da mulher ou do casal é possível usar o CPAP nasal que é um aparelho que joga ar fresco nas narinas da pessoa e através da pressão aérea gerada consegue desobstruir as vias aéreas, melhorando a passagem do ar, diminuindo assim os sons durante o sono. É possível alugar este aparelho em algumas lojas especializadas, se desejar fale com seu médico.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...