10 principais remédios para insuficiência cardíaca

Os remédios para insuficiência cardíaca, como enalapril, losartana ou sacubitril / valsartan, ajudam a melhorar a dilatação dos vasos, aumentam o fluxo sanguíneo, removem o excesso de líquidos do organismo, evitando que se acumulem nas veias e dificultem o batimento cardíaco.

Esses remédios permitem facilitar o trabalho do coração e aliviar os sintomas da insuficiência cardíaca como dor ou desconforto no peito, palpitações, cansaço excessivo ou inchaço nas pernas ou nos pés, por exemplo. Saiba identificar os sintomas da insuficiência cardíaca.  

Os remédios para insuficiência cardíaca devem ser indicados pelo cardiologista, que deve associar o uso de mais de um tipo de remédio, de acordo com os sintomas e a gravidade da doença. Na maior parte dos casos, os remédios para insuficiência cardíaca devem ser tomados durante toda a vida ou durante o período de tempo indicado pelo cardiologista.

Imagem ilustrativa número 1

10 remédios para insuficiência cardíaca

Os principais remédios que podem ser prescritos pelo médico para tratar a insuficiência cardíaca são:

1. Inibidores da ECA

Os remédios inibidores da ECA (enzima de conversão da angiotensina), ajudam a controlar os sintomas da insuficiência cardíaca, como o acúmulo de líquido nos pulmões e o inchaço na barriga, pernas, pés ou tornozelos.

Isso porque removem o excesso de líquidos do organismo, reduzindo o volume de sangue que circula nas artérias e evitando que se acumulem nos vasos dificultando o batimento cardíaco.

Alguns exemplos de inibidores da ECA que podem ser indicados pelo cardiologista para o tratamento da insuficiência cardíaca são o enalapril, ramipril (Naprix) ou lisinopril, por exemplo.

2. Bloqueadores dos receptores da angiotensina

Os bloqueadores dos receptores da angiotensina também podem ser indicados pelo médico para insuficiência cardíaca, quando o tratamento com inibidores da ECA não são considerados adequados ou causam efeitos colaterais que impedem o seu uso, como tosse ou angioedema, por exemplo. Entenda o que é o angioedema.  

Os bloqueadores dos receptores da angiotensina normalmente indicados pelo médico são a losartana, olmesartana, irbesartana, candesartana cilexetila ou valsartana, por exemplo.

Leia também: Valsartana: para que serve, como tomar e efeitos colaterais tuasaude.com/valsartana

3.  Diuréticos

Os diuréticos podem ser usados no tratamento da insuficiência cardíaca para remover o excesso de líquidos do organismo, reduzindo o volume sanguíneo, a pressão arterial e consequentemente a pressão exercida no coração.

Além disso, os diuréticos aliviam o inchaço nas pernas e pés provocado pela doença e dos pulmões, ajudando a respirar melhor.

Alguns exemplos de diuréticos para insuficiência cardíaca que podem ser indicados pelo cardiologista são furosemida, hidroclorotiazida, amilorida, eplerenona e espironolactona, por exemplo.

4. Digitálicos

O digitálico usado para o tratamento da insuficiência cardíaca é a digoxina que age aumentando a força de contração do coração, estabilizando os batimentos cardíacos irregulares e permitindo o bombeamento mais eficaz de sangue, o que ajuda a reduzir os sintomas da insuficiência cardíaca, e a melhorar a qualidade de vida. 

No entanto, a digoxina é um medicamento que pode levar a toxicidade que depende dos níveis administrados e necessita de acompanhamento e exames médicos frequentes para sua monitorização.

5. Betabloqueadores

Os betabloqueadores agem diminuindo a pressão sobre o coração e levam à vasodilatação, o que ajuda no bombeamento de sangue e melhora a performance do coração, ajudando, assim, a reduzir os sintomas da insuficiência cardíaca.

Alguns exemplos de betabloqueadores mais indicados pelo cardiologista são , como carvedilol, bisoprolol ou metoprolol.

6. Vasodilatadores

Os vasodilatadores agem aumentando o relaxamento dos vasos sanguíneos, facilitando o bombeamento do sangue pelo o coração, e são indicados para pessoas que apresentam efeitos colaterais aos inibidores da ECA ou bloqueadores dos receptores da angiotensina, hipotensão ou insuficiência renal.

Os vasodilatadores que podem ser indicados pelo cardiologista para o tratamento da insuficiência cardíaca congestiva crônica ou insuficiência cardíaca aguda ou crônica, incluem a hidralazina ou a isossorbida.

Leia também: Vasodilatadores: o que são, para que servem, tipos e efeitos colaterais tuasaude.com/vasodilatadores

7. Inibidores do nó sinoatrial

O inibidor do nó sinoatrial usado para o tratamento da insuficiência cardíaca é a ivabradina, que ajuda a estabilizar e diminuir os batimentos cardíacos, reduzindo o esforço que o coração faz para bombear o sangue, aliviando os sintomas da insuficiência cardíaca.

8. Inibidores da neprilisina e dos receptores da angiotensina

Os inibidores da neprilisina e dos receptores da angiotensina, são uma combinação de dois remédios para o tratamento da insuficiência cardíaca, que agem reduzindo a pressão arterial e aumentam a eliminação de água pelo corpo, evitando que se acumulem nas veias e dificultem o batimento cardíaco.

Desta forma, esse tipo de remédio diminui o esforço do coração para bombear o sangue para o corpo, aliviando os sintomas da insuficiência cardíaca.

O inibidor da neprilisina e dos receptores da angiotensina que pode ser indicado pelo cardiologista é o sacubitril + valsartana.

9. Inibidores do cotransportador de sódio-glicose-2 (SGLT2)

Os inibidores do cotransportador de sódio-glicose-2 (SGLT2), como a dapaglifozina ou a empaglifozina, podem ser indicadas pelo cardiologista para o tratamento da insuficiência cardíaca em pessoas com ou sem diabetes.

Esses remédios reduzem a sobrecarga no coração, melhoram o metabolismo cardíaco e muscular, e a função renal, além de ter um leve efeito diurético, podendo todos reduzir o acúmulo de líquidos e inchaço.

Além disso, inibidores do cotransportador de sódio-glicose-2 (SGLT2), reduzem o risco de hospitalização e mortalidade cardiovascular.

10. Antagonistas da aldosterona

Os antagonistas da aldosterona, também chamados de antagonista dos receptores mineralocorticoides ou diuréticos poupadores de potássio, podem ser indicados pelo cardiologista para insuficiência cardíaca, principalmente a insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICFER).

Esses remédios têm ação diurética, que reduzem o inchaço causado pela insuficiência cardíaca, além de reduzir a sobrecarga no coração e controlar a pressão arterial.

Os antagonistas da aldosterona também protegem o músculo cardíaco contra danos progressivos, como remodelamento e fibrose cardíaca.

Alguns exemplos de antagonistas da aldosterona que podem ser indicados pelo cardiologista são a espironolactona ou eplerenona, por exemplo.

Possíveis efeitos colaterais

Os remédios utilizados no tratamento da insuficiência cardíaca podem causar alguns efeitos colaterais, como tonturas, tosse, náuseas, cansaço excessivo e diminuição da pressão sanguínea, dependendo do remédio indicado pelo médico.

Caso esses efeitos colaterais causem muito desconforto, deve-se comunicar ao médico, porém não é aconselhado interromper o tratamento sem o seu consentimento.

Vídeos relacionados

Insuficiência Cardíaca | Alimentação para Controlar

09:24 | 145.282 visualizações

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: principais sintomas de um coração fraco

04:28 | 25.406 visualizações