Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para gota

Para tratar a gota, geralmente são necessários remédios como anti-inflamatórios, analgésicos e corticóides, que são usados em casos agudos e para prevenir as crises. 

Além disso, alguns destes medicamentos podem também ser usados, em doses mais baixas, para prevenir as crises e existem ainda outros remédios que ajudam a prevenir complicações causadas pela doença, que atuam reduzindo a produção de ácido úrico ou promovendo a sua eliminação.

Remédios para gota

1. Anti-inflamatórios não esteroides

Os anti-inflamatórios não esteroides como o ibuprofeno, naproxeno, indometacina ou celecoxib são muito usados para aliviar os sintomas nas crises agudas de gota em doses mais altas e para prevenir futuras crises em doses mais baixas.

No entanto estes medicamentos podem causar efeitos colaterais a nível gástrico, como dor de estômago, sangramento e úlceras, principalmente em pessoas que tomam estes medicamentos diariamente. Para reduzir estes efeitos, o ideal é tomar estes medicamentos após as refeições e o médico pode ainda sugerir tomar um protetor de estômago, todos os dias, em jejum, para aliviar o desconforto.

2. Colchicina

A colchicina é um remédio muito usado para tratar e prevenir crises de gota, já que diminui a deposição de cristais de urato e a consequente resposta inflamatória, reduzindo assim a dor. Este medicamento pode ser usado diariamente para prevenir as crises, e a dose pode ser aumentada durante uma crise aguda. Saiba mais sobre este medicamento.

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso da colchicina são distúrbios digestivos, como diarreia, náuseas e vômitos.

3. Corticoides

O médico pode recomendar corticoides como a prednisona em comprimidos ou injetável, para reduzir a dor e a inflamação, que são mais usados em situações em que as pessoas não podem tomar outros anti-inflamatórios como a indometacina ou o celecoxib ou que não podem usar a colchicina.

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ser causados pelo uso da prednisona são alterações de humor, aumento dos níveis de açúcar no sangue e aumento da pressão arterial. Saiba que outros efeitos colaterais podem ser causados pelos corticodes.

4. Remédios que bloqueiam a produção de ácido úrico

O remédio mais usado para bloquear a produção de ácido úrico é o alopurinol, que inibe a xantina oxidase, que é uma enzima que faz a conversão da xantina em ácido úrico, diminuindo os seus níveis no sangue, reduzindo o risco do aparecimento das crises. Veja mais sobre este medicamento.

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ser causados pelo alopurinol são erupções cutâneas.

5. Remédios que aumentam a eliminação de ácido úrico

Um medicamento que pode ser usado para eliminar o excesso de ácido úrico pela urina é a probenecida, que leva à sua diminuição na corrente sanguínea. Saiba mais sobre este medicamento.

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso destes medicamentos são erupção cutânea, dor de estômago e pedras nos rins.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...