Rabanete: 6 benefícios e como fazer (com receitas)

O Rabanete, conhecido também como rábano, oferece alguns benefícios à saúde como manter o bom funcionamento do intestino, diminuir o risco de câncer, favorecer a perda de peso e ajudar a evitar a anemia, por exemplo.

Esses benefícios são possíveis porque este vegetal crucífero tem boas quantidades de fibras, vitamina C e glucosinolatos, nutrientes e compostos bioativos com ação antioxidante, laxante e sacietogênica.

Leia também: Vegetais crucíferos: o que são, lista (e benefícios) tuasaude.com/vegetais-cruciferos

Existem diferentes tipos de rabanete, como o vermelho e o branco, que variam principalmente quanto à cor da casca e o formato. O rabanete pode ser consumido cru ou feito cozido, em receitas como saladas, sucos, ensopados e conservas.

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios do rabanete

Os principais benefícios do rabanete para a saúde são:

1. Mantém o bom funcionamento do intestino

Por conter fibras que estimulam os movimentos do intestino e aumentam o volume das fezes, o rabanete ajuda na evacuação e a manter o bom funcionamento do intestino.

2. Pode diminuir o risco de câncer

Os vegetais crucíferos, como o rabanete, podem diminuir o risco de alguns tipos de câncer, como colorretal, de mama, de próstata, câncer gástrico, de pulmão e de ovário.

Isso porque esse legume possui glucosinolatos, compostos bioativos que se transformam em antioxidantes isotiocianatos.

Em testes laboratoriais e animais os isotiocianatos protegeram o DNA das células contra danos, inibiram enzimas que ativam carcinógenos e estimularam enzimas que os desativam, promoveram a autodestruição de células anormais e retardaram o crescimento celular.

3. Favorece a perda de peso

O rabanete favorece a perda de peso, porque contém fibras que ajudam a diminuir a velocidade de digestão dos alimentos, prolongando a saciedade e diminuindo a fome.

Entretanto, é importante lembrar que nenhum alimento sozinho é capaz de emagrecer. Assim, para perder peso, é fundamental também manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

4. Ajuda a evitar a anemia

O rabanete ajuda a evitar a anemia, por conter boas quantidades de vitamina C, um nutriente que facilita a absorção do ferro não-heme, que é presente em alimentos de origem vegetal.

Leia também: Dieta para anemia: o que comer e cardápio tuasaude.com/o-que-comer-para-anemia

5. Reduz o risco de diabetes

Por conter fibras, que diminuem a velocidade de absorção do carboidrato dos alimentos, o rabanete ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, reduzindo o risco de diabetes.

6. Mantém a saúde do coração

O rabanete ajuda a manter a saúde do coração, pois as fibras e os antioxidantes presentes nesse legume mantêm os níveis de colesterol sanguíneo adequados.

Esse vegetal também contém potássio, um mineral que tem ação vasodilatadora natural que ajuda a controlar a pressão arterial.

Tipos de rabanete

Os principais tipos desse legume são o rabanete branco, que é alongado e possui tanto a casca como a polpa brancas, e o vermelho, que pode ser redondo, alongado ou meio alongado, e possui a polpa branca.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100 g de rabanete cru e cozido:

Componentes

Quantidade por 100 g de rabanete cru

Quantidade por 100 g de rabanete cozido

Energia

16 calorias

17 calorias

Água

95,3 g

95 g

Proteínas

0,68 g

0,67 g

Gorduras

0,1 g

0,24 g

Carboidratos

3,4 g

3,43 g

Vitamina C 14,8 mg 15,1 mg

Fibras

1,6 g

1,6 g

Potássio

233 mg

285 mg

Para se obter os benefícios do rabanete é fundamental manter também uma alimentação saudável e variada e praticar exercícios físicos regularmente.

Como fazer o rabanete

O rabanete pode ser consumido na forma crua e com casca, em saladas e sucos. Esse legume também pode ser feito cozido, em sopas, assados, conservas e ensopados, o que deixa o sabor do rabanete menos picante.

Os rabanetes podem também ser preparados na forma de petiscos saudáveis, com recheios e molhos.

A ingestão recomendada de vegetais em geral, incluindo o rabanete, é de 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160 e 240 g, por exemplo.

Se deseja saber como consumir o rabanete em uma alimentação saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Cuidados ao consumir o rabanete

Pessoas com hipotireoidismo devem evitar consumir os vegetais crucíferos, incluindo o rabanete, em excesso. Nestes casos, é aconselhado o consumo regular em quantidades normais, como na forma de salada, algumas vezes na semana, por exemplo. Isso porque, em excesso, esses alimentos podem diminuir a captação do iodo pela glândula tireoide.

Além disso, o consumo de vegetais crucíferos em grandes quantidades pode causar gases e estufamento em algumas pessoas.

Receitas com rabanete

Algumas receitas saudáveis e simples com rabanete incluem:

1. Salada de rabanete com alface

Ingredientes:

  • 5 rabanetes;
  • 1 maço de alface;
  • Suco de 1 limão;
  • Sal, azeite e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Lavar e higienizar bem as folhas de alface e o rabanete, e deixá-los secar. Fatiar os rabanetes em fatias bem finas e colocar em uma travessa.

Rasgar as folhas de alface e misturar aos rabanetes. Temperar a salada com azeite, suco de limão, sal e pimenta-do-reino, e servir em seguida.

2. Conserva de rabanete

Ingredientes:

  • 1 xícara (de chá) de vinagre de maçã;
  • 1 xícara (de chá) de água filtrada ou fervida;
  • Grãos de pimenta-do-reino a gosto;
  • 300 g de rabanete;
  • 2 colheres (de sopa) de mel;
  • 2 colheres (de chá) de sal;
  • 1 pote de vidro.

Modo de preparo:

Lavar, higienizar e cortar os rabanetes em fatias bem finas e colocar dentro do pote de vidro. Em uma panela, ferver o vinagre, a água, o sal, o mel e os grãos de pimenta.

Despejar esse líquido sobre as fatias de rabanete, no pote, deixando a mistura esfriar à temperatura ambiente.

Tampar o pote de vidro e levar à geladeira por 24 horas antes de consumir. Essa conserva pode ser armazenada na geladeira e consumida por até 2 meses.

Vídeos relacionados

10 ALIMENTOS MAIS RICOS EM ÁGUA (inclui receita)

05:42 | 40.269 visualizações

Como baixar a PRESSÃO ALTA sem remédio!

11:32 | 1.724.876 visualizações