Pular corda emagrece? 10 benefícios e como começar

Atualizado em setembro 2023

Pular corda ajuda a emagrecer, queimar calorias e eliminar a barriga, modelando e tonificando o corpo, além de melhorar a capacidade cardiorrespiratória e o humor, favorecendo a saúde e o bem-estar.

Assim, em apenas 30 minutos deste exercício é possível perder até 300 calorias e tonificar coxas, panturrilha, bumbum e abdômen. No entanto, para favorecer a perda de peso, é importante ter uma alimentação saudável e equilibrada rica em frutas, verduras, proteínas magras e baixas em gorduras, e alimentos doces.

É importante usar um tênis que absorvem o impacto durante o exercício para proteger as articulações. Não é recomendado pular corda na grama, para não cair em buracos, ou asfalto, sendo indicado que o exercício seja praticado sobre o carpete, piso de madeira ou de borracha.

Confira os benefícios de pular à corda e os cuidados que deve ter, no vídeo seguinte:

Pular corda emagrece?

Pular corda é uma atividade prática e bastante completa e, à medida que a atividade é realizada, o metabolismo vai acelerando, favorecendo a perda de calorias e promovendo o emagrecimento saudável.

No entanto, a perda de peso acontece quando o exercício faz parte de uma rotina de alimentação saudável e equilibrada, evitando o consumo de alimentos ricos em gordura, açúcar e bebidas alcoólicas, aumentando o consumo de frutas e verduras e alimentos que aceleram o metabolismo, como o gengibre e o chá verde. Veja um exemplo de alimentação saudável para quem precisa emagrecer.

Além disso, é importante que sejam praticados também exercícios que favoreçam a formação de músculos, como a musculação.

Benefícios de pular corda

Os principais benefícios de pular corda são:

  1. Melhora o condicionamento físico;
  2. Tonifica a musculatura;
  3. Ajuda a queimar calorias;
  4. Promove a sensação de bem-estar;
  5. Desenvolve a coordenação motora, agilidade e equilíbrio;
  6. Melhora a capacidade cardiorrespiratória;
  7. Melhora o humor e diminuir a ansiedade;
  8. Ajuda a emagrecer;
  9. Ajuda a desenvolver e manter a saúde dos ossos;
  10. Ajuda a aumentar a velocidade na corrida. 

Apesar de ser um ótimo exercício é importante ter alguns cuidados na hora de pular corda, como fazer o exercício em uma superfície plana e utilizando um tênis com bom amortecimento, para diminuir o impacto no joelho e prevenir lesão e beber água durante a atividade física.

Como começar a pular corda

Ao iniciar deve-se dar pulinhos baixos e saltar somente quando a corda estiver passando perto dos pés por 1 minuto, seguido de 1 minuto de descanso, por até 20 minutos no total. A postura é muito importante: costas retas, olhos voltados para frente e contrair a musculatura abdominal são necessários para garantir a eficácia do exercício.

Uma opção de treino para pular corda e aumentar o gasto calórico é fazer o exercício de forma intervalada. Ou seja, pular corda durante 1 minuto e descansar 1 minuto até que seja alcançado o tempo determinado antes de começar o exercício. Dessa forma, é possível acelerar o metabolismo e, consequentemente, a queima de calorias.

Quando não é indicada

Pular corda não é indicada para pessoas com sobrepeso, pessoas mais velhas, mulheres grávidas e pessoas com problemas nas articulações, já que pode aumentar o risco de danos nos joelhos, tornozelos e quadril, por exemplo.

Vídeos relacionados