Predsim: para que serve, como tomar (e efeitos colaterais)

Predsim é um medicamento anti-inflamatório corticosteroide que ajuda a reduzir a inflamação e a diminuir a reação do sistema imunológico, sendo usado no tratamento de doenças, como reumatismo, lúpus ou alergias, por exemplo.

Essa medicação contém fosfato sódico de prednisolona e está disponível em comprimidos, gotas ou xarope, devendo ser usado por via oral com doses ajustadas conforme a doença, idade, peso e forma do medicamento.

Leia também: Para que serve o Predsim (e como tomar) tuasaude.com/predsim-para-que-serve

O Predsim deve ser usado somente com indicação médica, pois o uso prolongado e indevido deste remédio pode levar ao surgimento de efeitos colaterais, como aumento do colesterol e triglicerídeos, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Predsim é indicado para:

  • Alergias, como asma, rinite alérgica, dermatite de contato, dermatite atópica, reações a medicamentos;
  • Doenças respiratórias, como sarcoidose, síndrome de Loeffler, beriliose, pneumonia por aspiração, tuberculose pulmonar grave;
  • Doenças reumáticas, como artrite reumatoide, artrite psoriásica, espondilite anquilosante, bursite, gota aguda, epicondilite;
  • Doenças de pele graves, como pênfigo, síndrome de Stevens-Johnson, dermatite esfoliativa, psoríase grave;
  • Alterações endócrinas e autoimunes, como insuficiência adrenal, hiperplasia adrenal congênita, tireoidite, lúpus, cardite reumática;
  • Doenças do sangue e câncer, como anemia hemolítica autoimune, púrpura trombocitopênica, leucemias, linfomas
  • Problemas nos olhos e no sistema nervoso, como inflamações oculares graves, neurite óptica, conjuntivite alérgica, esclerose múltipla.

Além disso, Predsim pode ser indicado para doenças do colágeno, em casos de lúpus eritematoso sistêmico, polimiosite ou cardite reumática aguda, e para doenças gastrointestinais, como colite ulcerativa ou enterite.

Predsim serve para tosse?

Predsim não é um remédio específico para tosse, mas pode ajudar em casos de tosse causada por inflamação ou alergia, como na asma ou em doenças respiratórias graves, porque reduz a inflamação das vias respiratórias.

Predsim é antialérgico?

Predsim tem efeito antialérgico, pois ajuda a reduzir reações alérgicas graves, como rinite e dermatites, ao diminuir a inflamação e a resposta exagerada do sistema imunológico.

Como tomar

O Predsim deve ser tomado por via oral, de acordo com a sua forma de apresentação.

1. Predsim gotas 11 mg/mL

A dose inicial de Predsim gotas 11 mg/mL para adultos pode variar de 5 a 60 mg por dia, sendo que a dose máxima recomendada é de 80 mg por dia.

Para crianças, a dose do Predsim gotas deve ser calculada pelo pediatra, de acordo com a condição a ser tratada, idade, peso ou superfície corporal da criança.

Cada gota do Predsim equivale a 0,55 mg de prednisolona. A dose deve ser reduzida gradualmente ao longo do tratamento, se este durar por vários dias.

2. Predsim xarope 3 mg/mL

O Predsim xarope 3 mg/mL deve ser tomado por via oral e a dose deve ser medida com a seringa dosadora fornecida na embalagem.

As doses normalmente recomendadas para adultos variam de 5 a 60 mg por dia. Já para crianças, a dose do Predsim deve ser calculada pelo pediatra de acordo com o peso ou a superfície corporal da criança, sendo a dose inicial entre 0,14 a 2 mg/kg por dia.

As doses do Predsim xarope podem ser divididas em 3 a 4 administrações ao longo do dia e reduzidas gradualmente ao longo do tratamento, com orientação do médico, quando este remédio for administrado por vários dias.

3. Predsim comprimido

O Predsim comprimido deve ser tomado por via oral, com um copo de água, sendo que a dose normalmente recomendada para adultos pode variar entre os 5 e 60 mg por dia.

Já para crianças, a dose do Predsim deve ser calculada pelo pediatra, pois pode variar entre 0,14 e 2 mg por Kg de peso corporal por dia, ou de 4 a 60 mg por metro quadrado de superfície corporal por dia.

Os horários e o tempo de tratamento com Predsim também podem variar de acordo com a condição a ser tratada, e devem ser feitos com orientação médica.

O Predsim comprimido pode ser encontrado em diferentes dosagens, de 5 mg, 20 mg ou 40 mg.

As doses do Predsim comprimido devem ser reduzidas gradualmente ao longo do tratamento, com orientação do médico, quando este remédio for administrado por vários dias.

Possíveis efeitos colaterais

O uso de Predsim pode causar efeitos colaterais, como aumento do apetite, ganho de peso, retenção de líquidos, alterações de humor, insônia e elevação da pressão arterial, especialmente quando usado por longos períodos ou em doses elevadas. 

Também podem ocorrer aumento do colesterol e dos triglicerídeos, fraqueza muscular, afinamento da pele, tendência a hematomas, problemas digestivos, como úlceras ou gastrite, e alterações no ciclo menstrual. 

O uso prolongado pode afetar os ossos, aumentando o risco de osteoporose, e suprimir a função das glândulas suprarrenais, tornando necessária a redução gradual da dose para evitar complicações. 

Leia também: 12 efeitos colaterais dos corticoides (e o que fazer para aliviar) tuasaude.com/efeitos-colaterais-dos-corticoides

Além disso, o uso de Predsim pode levar ao desenvolvimento de pré-diabetes ou diabetes em pessoas predispostas, ou piorar o controle da glicemia em diabéticos, podendo ser necessário ajustar a dose de insulina ou dos antidiabéticos orais.

Quem não deve usar

O Predsim não deve ser usado por pessoas com infecções sistêmicas por fungos, alergia à prednisolona, a outros corticoides ou a qualquer componente de sua fórmula.

Além disso, também não deve ser usado por pessoas que estão fazendo tratamento com fenobarbital, fenitoína, rifampicina ou efedrina, pois reduz a eficácia desses remédios.

No caso de crianças, mulheres grávidas ou lactantes, o Predsim só deve ser usado com indicação do médico.

Vídeos relacionados

6 causas de COCEIRA e como tratar

08:27 | 855.685 visualizações

ALIMENTAÇÃO PARA LÚPUS

06:02 | 231.824 visualizações