Benzetacil: para que serve, como tomar (e efeitos colaterais)

Benzetacil é um antibiótico que contém penicilina G benzatina na sua composição que age eliminando bactérias que causam infecções da garganta, como amigdalite ou faringite, ou sexualmente transmissíveis como a sífilis. 

Essa medicação é feita por injeção diretamente no músculo glúteo, em hospitais ou postos de saúde, pelo enfermeiro. O médico pode indicar o uso de anestésico, como a xilocaína, para reduzir o desconforto durante a aplicação.

A Benzetacil pode causar dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção, além de reações alérgicas que podem incluir dificuldade para respirar e inchaço no rosto ou na garganta. Por isso, a aplicação deve ser realizada sob supervisão médica.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Benzetacil é indicado para o tratamento de doenças causadas por bactérias sensíveis à penicilina G benzatina, e incluem:

  • Infecções causadas pela bactéria Streptococcus do grupo A, desde que a infecção não tenha se espalhado para o sangue;
  • Infecções do trato respiratório superior, como amigdalite ou faringite leve a moderada, ou infecções da pele;
  • Infecções sexualmente transmissíveis causadas pelas bactérias da espécie Treponema como sífilis, bouba, sífilis endêmica ou pinta.

Esse remédio também pode ser usado na prevenção de uma doença nos rins, chamada glomerulonefrite aguda, além da doença reumática e de recorrências e/ou de complicações neurológicas tardias da febre reumática.

Benzetacil serve para infecção urinária?

Benzetacil não é indicado para infecções urinárias, pois age principalmente contra bactérias gram-positivas sensíveis à penicilina, enquanto as infecções urinárias geralmente são causadas por bactérias gram-negativas que exigem antibióticos específicos.

Leia também: Infecção urinária: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/infeccao-do-trato-urinario

Benzetacil serve para gripe?

Benzetacil não serve para gripe, pois é um antibiótico que age contra bactérias, enquanto a gripe é causada por vírus, que não são afetados por antibióticos. Conheça os principais tipos de gripes.

Como usar

O Benzetacil deve ser administrado pelo enfermeiro no hospital ou posto de saúde, e aplicado na forma de injeção, diretamente no músculo glúteo em adultos, ou no músculo lateral da coxa em bebês com até 2 anos de idade.

Além disso, a injeção deve ser feita lentamente, de forma contínua, e em locais variados para reduzir a dor e evitar entupimento da agulha.

A Benzetacil pode causar dor e desconforto no local da aplicação, que pode durar até uma semana. Para aliviar, o médico pode associar anestésico como a xilocaína e indicar compressa morna. 

Confira outras dicas para reduzir a dor da injeção de Benzetacil:

BENZETACIL: como diminuir a dor da injeção

04:00 | 260.445 visualizações

Dose de Benzetacil

As doses recomendadas de Benzetacil varia de acordo com a infecção a ser tratada e a idade:

Tipo de infecção

Idade e dose

Infecções respiratórias ou na pele causadas por Streptococcus do grupo A

Crianças até 27 kg: dose única de 300.000 a 600.000 unidades

Crianças maiores: dose única de 900.000 unidades

Adultos: dose única de 1.200.000 unidades

Sífilis Latente, Primária e Secundária 

Dose única de 2.400.000 unidades

Sífilis latente tardia e terciária

Dose única de 2.400.000 unidades, 1 vez por semana, durante 3 semanas

Sífilis congênita 

Crianças menores de 2 anos: dose única de 50.000 unidades por kg de peso corporal 

Crianças de 2 a 12 anos: dose única, conforme recomendação médica

Bouba, bejel e pinta

Dose única de 1.200.000 unidades

Profilaxia da febre reumática e da glomerulonefrite

Dose única de 1.200.000 unidades, a cada 4 semanas

O efeito da Benzetacil costuma iniciar entre 24 e 48 horas após a aplicação, embora os sintomas da infecção possam levar alguns dias para melhorar completamente.

Quanto tempo a Benzetacil fica no sangue?

A Benzetacil permanece no sangue por cerca de 2 a 4 semanas, liberando a penicilina G benzatina de forma gradual para manter efeito prolongado contra bactérias sensíveis.

Possíveis efeitos colaterais 

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Benzetacil são:

  • Dor de cabeça;
  • Náusea e vômito;
  • Diarreia;
  • Candidíase oral e na região genital.

Alguns efeitos raros podem incluir, vermelhidão ou bolhas na pele, inchaço ou formação de um caroço no local da aplicação, coceira, retenção de líquidos, dor de estômago, palpitações e sensação de calor repentino ou de formigamento.

Além de ansiedade, tontura, sonolência, dor muscular ou nas articulações e diminuição da pressão arterial. 

A Benzetacil pode provocar reações alérgicas graves, incluindo choque anafilático, com sintomas como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada e inchaço na boca, língua ou rosto, exigindo atendimento médico imediato. Entenda melhor os sintomas do choque anafilático.

Por isso, deve ser aplicada sob supervisão de um profissional de saúde para que se possa prestar os primeiros socorros imediatamente.

A benzetacil corta o efeito do anticoncepcional?

A Benzetacil não interfere diretamente no efeito do anticoncepcional oral, mas pode causar desequilíbrio da flora intestinal e diarreia, o que pode reduzir a absorção do hormônio e, consequentemente, a eficácia do anticoncepcional.

Neste caso, é recomendado utilizar um método contraceptivo adicional para prevenir gravidez, como preservativo, por exemplo, durante o tratamento com o Benzetacil.

Quem não deve usar 

O Benzetacil não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à penicilina G benzatina ou outras penicilinas como ampicilina, carbenicilina, ticarcilina ou piperacilina, cefalosporinas como cefuroxima, cefdinir ou cefprozil, ou fluorquinolonas como levofloxacino, por exemplo. 

Além disso, o Benzetacil deve ser usado com cautela em pessoas com asma, epilepsia, doenças renais ou cardíacas ou por pessoas que utilizam remédios como metotrexato, micofenolato de mofetila, probenecida e tetraciclinas.

Grávida pode tomar Benzetacil?

A Benzetacil pode ser usada durante a gravidez somente sob orientação médica, sendo indicada para tratar infecções bacterianas que podem afetar a mãe ou o bebê, como sífilis.

Nesses casos, o médico avalia os riscos e benefícios antes da prescrição, garantindo segurança para gestante e feto.

Vídeos relacionados

BENZETACIL: como diminuir a dor da injeção

04:00 | 260.445 visualizações