6 efeitos da ocitocina no homem

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
outubro 2021

A ocitocina é um hormônio produzido naturalmente no corpo, que é liberado pelo hipotálamo no cérebro, e armazenado pela glândula pituitária cerebral até ser liberado na corrente sanguínea.

Geralmente, este hormônio é associado à mulher, pois é responsável por aumentar as contrações uterinas durante o parto e na amamentação. No entanto, a ocitocina também tem importantes funções no homem, como intensificar a ereção e favorecer a ejaculação, por exemplo. Além disso, a ocitocina no homem pode ter efeitos na melhoria das relações íntimas, na socialização e na diminuição dos níveis de estresse.

Embora seja produzida naturalmente no corpo, a quantidade de ocitocina pode estar diminuída, principalmente no homem, devido à produção excessiva de testosterona. Nesses casos, as funções da ocitocina ficam prejudicadas e pode ser aconselhado pelo médico aumentar a produção do hormônio, realizando atividades que aumentem a sensação de prazer e bem estar, como atividades físicas ou desenvolver um hobby.

Principais funções da ocitocina no homem

Alguns estudos mostram que a ocitocina também desempenha importantes funções no corpo do homem como:

1. Regular a resposta emocional

A ocitocina quando liberada no cérebro masculino, ajuda a regular a resposta emocional e os comportamentos sociais, como confiança e empatia, e a consolidar memórias positivas.

Além disso, a ocitocina está envolvida no processamento de sinais e comunicação positiva, o que pode diminuir a agressividade, garantindo um comportamento social mais adequado.

2. Melhorar as relações íntimas

A ocitocina no homem ajuda a melhorar as relações íntimas e o afeto, facilitando o apego e a confiança entre os parceiros. 

Esse hormônio é liberado em maior quantidade quando se está próximo ao parceiro e no início do relacionamento, sendo considerado popularmente como o “hormônio do amor”.

3. Regular a produção de outros hormônios

A ocitocina é capaz de estimular a produção de outros hormônios, como o hormônio do crescimento, que ajuda a manter o metabolismo do corpo, e a testosterona, que é o hormônio masculino responsável por manter a fertilidade, o desejo sexual, os níveis de energia física e mental, a força muscular e a sensação de bem estar geral. 

Além disso, a ocitocina ajuda a reduzir a liberação do cortisol no corpo, que é um hormônio que tem os níveis aumentados em situações de estresse e que quando está aumentado por muito tempo pode resultar em problemas crônicos.

4. Intensificar a ereção

A ocitocina quando liberada na corrente sanguínea é responsável por estimular e intensificar as ereções, por agir diretamente nos corpos cavernosos do pênis.

Além disso, no cérebro, a ocitocina é capaz de controlar o desejo sexual.

5. Favorecer a ejaculação

Durante a ejaculação, uma grande quantidade de ocitocina é liberada pelo cérebro para a corrente sanguínea, estimulando as contrações dos túbulos seminíferos, onde ocorre a produção de espermatozoides, e do epidídimo, que é responsável por armazenar os espermatozoides produzidos, auxiliando na liberação do esperma.

Além disso, a ocitocina também estimula a contração da próstata, garantindo que o sêmen seja pressionado com força na uretra e, em seguida, expelido para fora durante a ejaculação.

A ocitocina também age estimulando a próstata a produzir o líquido seminal, que ajuda a transportar os espermatozoides para fora do corpo, facilitando a ejaculação.

6. Regular o crescimento da próstata

A ocitocina além de estimular a contração da próstata durante a ejaculação e a produção do líquido seminal, também estimula a multiplicação das células da próstata, por aumentar a ação de uma enzima, a 5α-redutase, responsável por converter a testosterona em dihidrotestosterona, que leva ao crescimento da próstata.

Alguns estudos mostram que os níveis elevados de ocitocina na próstata, podem contribuir para o desenvolvimento da hiperplasia benigna da próstata. Entenda melhor o que é a hiperplasia benigna da próstata e como é feito o tratamento.

Como aumentar a ocitocina

A ocitocina é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo e normalmente tem sua produção aumentada quando a pessoa se sente segura e relaxada. 

Algumas formas que podem ajudar a aumentar a ocitocina no corpo são:

  • Ter contato físico, na forma de abraços ou massagem, por exemplo;
  • Realizar atividades que proporcionem prazer, como um hobby ou encontrar com amigos;
  • Fazer atividades físicas, especialmente ioga;
  • Escutar músicas que estimulem o relaxamento;
  • Ter uma dieta equilibrada, à base de legumes, frutas e verduras frescos, e alimentos ricos em vitamina C e taurina, como laranja, acerola, peixes, nozes ou feijão, por exemplo. Confira a lista completa de alimentos ricos em vitamina C.  

A falta de ocitocina pode resultar em dores musculares, alterações no sono, diminuição do desejo sexual ou variações do humor. Assim, é importante que a pessoa pratique atividades que proporcionem prazer e relaxamento. Veja outras formas naturais de aumentar a ocitocina.  

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em outubro de 2021. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • INFORMEDHEALTH.ORG [INTERNET]. COLOGNE, GERMANY: INSTITUTE FOR QUALITY AND EFFICIENCY IN HEALTH CARE (IQWIG). How does the prostate work?. 2016. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK279291/>. Acesso em 07 set 2021
  • IVELL, R.; et al. Oxytocin and male reproductive function. Adv Exp Med Biol. 424. 253-64, 1997
Mostrar bibliografia completa
  • THACKARE, H.; NICHOLSON, H. D.; WHITTINGTON, K. Oxytocin--its role in male reproduction and new potential therapeutic uses. Hum Reprod Update. 12. 4; 437-48, 2006
  • FILIPPI, S.; et al. Role of oxytocin in the ejaculatory process. J Endocrinol Invest. 26. 3; 82-6, 2003
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.

Tuasaude no Youtube

  • Como LAVAR O PINTO do jeito certo

    02:40 | 209451 visualizações
  • Tamanho importa? 7 dúvidas que todo o homem tem

    05:39 | 173155 visualizações
  • Alimentos para aumentar a TESTOSTERONA · com receita

    12:17 | 702685 visualizações
  • Como fazer o AUTOEXAME DO TESTÍCULO

    04:31 | 310183 visualizações
  • 4 Exames que detectam o CÂNCER DE PRÓSTATA

    04:40 | 120768 visualizações