A ocitocina é um hormônio produzido naturalmente no corpo, que é liberado pelo hipotálamo no cérebro, e armazenado pela glândula pituitária cerebral até ser liberado na corrente sanguínea.
Geralmente, este hormônio é associado à mulher, pois é responsável por aumentar as contrações uterinas durante o parto e na amamentação. No entanto, a ocitocina também tem importantes funções no homem, como intensificar a ereção e favorecer a ejaculação, por exemplo. Além disso, a ocitocina no homem pode ter efeitos na melhoria das relações íntimas, na socialização e na diminuição dos níveis de estresse.
Embora seja produzida naturalmente no corpo, a quantidade de ocitocina pode estar diminuída, principalmente no homem, devido à produção excessiva de testosterona. Nesses casos, as funções da ocitocina ficam prejudicadas e pode ser aconselhado pelo médico aumentar a produção do hormônio, realizando atividades que aumentem a sensação de prazer e bem estar, como atividades físicas ou desenvolver um hobby.

Principais funções da ocitocina no homem
Alguns estudos mostram que a ocitocina também desempenha importantes funções no corpo do homem como:
1. Regular a resposta emocional
A ocitocina quando liberada no cérebro masculino, ajuda a regular a resposta emocional e os comportamentos sociais, como confiança e empatia, e a consolidar memórias positivas.
Além disso, a ocitocina está envolvida no processamento de sinais e comunicação positiva, o que pode diminuir a agressividade, garantindo um comportamento social mais adequado.
2. Melhorar as relações íntimas
A ocitocina no homem ajuda a melhorar as relações íntimas e o afeto, facilitando o apego e a confiança entre os parceiros.
Esse hormônio é liberado em maior quantidade quando se está próximo ao parceiro e no início do relacionamento, sendo considerado popularmente como o “hormônio do amor”.
3. Regular a produção de outros hormônios
A ocitocina é capaz de estimular a produção de outros hormônios, como o hormônio do crescimento, que ajuda a manter o metabolismo do corpo, e a testosterona, que é o hormônio masculino responsável por manter a fertilidade, o desejo sexual, os níveis de energia física e mental, a força muscular e a sensação de bem estar geral.
Além disso, a ocitocina ajuda a reduzir a liberação do cortisol no corpo, que é um hormônio que tem os níveis aumentados em situações de estresse e que quando está aumentado por muito tempo pode resultar em problemas crônicos.
4. Intensificar a ereção
A ocitocina quando liberada na corrente sanguínea é responsável por estimular e intensificar as ereções, por agir diretamente nos corpos cavernosos do pênis.
Além disso, no cérebro, a ocitocina é capaz de controlar o desejo sexual.
5. Favorecer a ejaculação
Durante a ejaculação, uma grande quantidade de ocitocina é liberada pelo cérebro para a corrente sanguínea, estimulando as contrações dos túbulos seminíferos, onde ocorre a produção de espermatozoides, e do epidídimo, que é responsável por armazenar os espermatozoides produzidos, auxiliando na liberação do esperma.
Além disso, a ocitocina também estimula a contração da próstata, garantindo que o sêmen seja pressionado com força na uretra e, em seguida, expelido para fora durante a ejaculação.
A ocitocina também age estimulando a próstata a produzir o líquido seminal, que ajuda a transportar os espermatozoides para fora do corpo, facilitando a ejaculação.
6. Regular o crescimento da próstata
A ocitocina além de estimular a contração da próstata durante a ejaculação e a produção do líquido seminal, também estimula a multiplicação das células da próstata, por aumentar a ação de uma enzima, a 5α-redutase, responsável por converter a testosterona em dihidrotestosterona, que leva ao crescimento da próstata.
Alguns estudos mostram que os níveis elevados de ocitocina na próstata, podem contribuir para o desenvolvimento da hiperplasia benigna da próstata. Entenda melhor o que é a hiperplasia benigna da próstata e como é feito o tratamento.
Como aumentar a ocitocina
A ocitocina é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo e normalmente tem sua produção aumentada quando a pessoa se sente segura e relaxada.
Algumas formas que podem ajudar a aumentar a ocitocina no corpo são:
- Ter contato físico, na forma de abraços ou massagem, por exemplo;
- Realizar atividades que proporcionem prazer, como um hobby ou encontrar com amigos;
- Fazer atividades físicas, especialmente ioga;
- Escutar músicas que estimulem o relaxamento;
- Ter uma dieta equilibrada, à base de legumes, frutas e verduras frescos, e alimentos ricos em vitamina C e taurina, como laranja, acerola, peixes, nozes ou feijão, por exemplo. Confira a lista completa de alimentos ricos em vitamina C.
A falta de ocitocina pode resultar em dores musculares, alterações no sono, diminuição do desejo sexual ou variações do humor. Assim, é importante que a pessoa pratique atividades que proporcionem prazer e relaxamento. Veja outras formas naturais de aumentar a ocitocina.