Tomar um analgésico quando a cabeça dói parece uma solução simples, mas, quando esse hábito se torna frequente, o medicamento pode acabar contribuindo para o problema. O uso excessivo de remédios para aliviar dores de cabeça pode aumentar a frequência das crises em algumas pessoas, provocando a chamada cefaleia por uso excessivo de medicamentos. Essa condição é mais comum em quem já apresenta enxaqueca ou cefaleia tensional e pode criar um ciclo de dor, alívio temporário e necessidade de tomar novos comprimidos.
Como o analgésico pode acabar piorando a dor de cabeça?
Os medicamentos utilizados durante as crises atuam em mecanismos relacionados à dor, proporcionando alívio temporário. Entretanto, quando são usados repetidamente por longos períodos, podem favorecer alterações na forma como o sistema nervoso processa os estímulos dolorosos.
Em pessoas predispostas, esse processo pode contribuir para que uma dor inicialmente ocasional se torne mais frequente. Assim, a pessoa sente dor, toma o medicamento, melhora por algum tempo e depois volta a apresentar sintomas, recorrendo novamente ao remédio.
Esse quadro é conhecido como cefaleia por uso excessivo de medicamentos, também chamada de cefaleia de rebote. Ele não significa que todos os analgésicos provoquem dores de cabeça, mas que a frequência de uso pode se tornar um problema, especialmente quando já existe uma doença como a enxaqueca.

Quantos dias tomando analgésico já podem ser considerados excesso?
Não existe um número único que sirva para todos os medicamentos. O risco depende do tipo de remédio, da frequência de utilização e da presença de uma dor de cabeça preexistente.
Segundo a Classificação Internacional das Cefaleias (ICHD-3), o diagnóstico de cefaleia por uso excessivo de medicamentos envolve dor em pelo menos 15 dias por mês, associada ao uso excessivo de medicamentos para crises durante mais de três meses.
Os critérios variam conforme a classe do medicamento:
- Analgésicos simples: o uso de paracetamol ou dipirona em 15 ou mais dias por mês pode caracterizar excesso no contexto clínico adequado.
- Anti-inflamatórios: medicamentos como ibuprofeno também podem representar uso excessivo quando utilizados em 15 ou mais dias por mês.
- Triptanos: medicamentos específicos para crises de enxaqueca apresentam critério de uso excessivo a partir de 10 dias por mês.
- Medicamentos combinados: algumas fórmulas com diferentes substâncias podem representar excesso quando utilizadas em 10 ou mais dias por mês.
- Opioides: o uso em 10 ou mais dias por mês também está associado ao risco dessa condição.
Esses números são critérios utilizados na avaliação médica, não limites considerados seguros para automedicação. Mesmo antes de alcançá-los, precisar de remédios repetidamente já é motivo para investigar a frequência das dores.
Quais sinais mostram que é hora de investigar?
A cefaleia por uso excessivo de medicamentos nem sempre apresenta uma característica específica. A dor pode ser semelhante à enxaqueca, à cefaleia tensional ou assumir um padrão diferente daquele que a pessoa costumava sentir.
Algumas situações merecem atenção:
- Dor de cabeça presente em vários dias da semana.
- Necessidade cada vez mais frequente de tomar analgésicos.
- Alívio temporário seguido pelo retorno do desconforto.
- Crises que começam a interferir no sono, trabalho ou atividades diárias.
- Mudança importante na frequência ou intensidade de uma dor já conhecida.
Esses sinais não confirmam que o medicamento seja a causa. Sono inadequado, alterações hormonais e diferentes doenças também podem provocar dores de cabeça recorrentes, sendo necessária uma avaliação para identificar o problema.
Como registrar as dores e o uso dos medicamentos?
Manter um diário da dor de cabeça pode ajudar o médico a compreender o padrão das crises e verificar se existe relação com o uso frequente de medicamentos. O registro pode ser feito em um caderno ou aplicativo, de maneira simples.
Vale anotar os dias em que a dor apareceu, sua intensidade, duração e localização. Também é importante registrar o nome do medicamento utilizado, a dose, os horários e se houve melhora após a administração.
Outras informações, como alterações no sono, menstruação, estresse e sintomas associados, podem ajudar na investigação. O mais importante é contar quantos dias do mês houve dor e quantos dias foram utilizados medicamentos, mesmo quando mais de uma dose foi tomada no mesmo dia.

Parar de tomar analgésico resolve a dor de cabeça?
Reduzir ou suspender o medicamento utilizado em excesso pode fazer parte do tratamento, mas a estratégia precisa ser definida por um profissional de saúde. Em algumas pessoas, a dor pode piorar temporariamente durante a retirada, e determinados medicamentos exigem redução gradual e acompanhamento específico.
Não é recomendado interromper, trocar ou modificar a dose de medicamentos prescritos por conta própria. O neurologista pode avaliar a necessidade de tratamento preventivo para reduzir a frequência das crises, além de orientar o uso adequado dos remédios para alívio imediato.
Dores de cabeça que aparecem quase todos os dias devem ser investigadas, mesmo quando melhoram com analgésicos. Já uma dor súbita e extremamente intensa, especialmente se acompanhada de confusão mental, dificuldade para falar ou fraqueza em um lado do corpo, exige atendimento de emergência imediato. Nesses casos, é possível acionar o SAMU pelo número 192.
Este conteúdo é apenas informativo e não substitui a avaliação, o diagnóstico ou o tratamento orientado por um médico.









