Sentir dor, sensibilidade ou fraqueza muscular depois de começar um medicamento para controlar o colesterol pode levantar a suspeita de um efeito colateral. As estatinas, como sinvastatina, atorvastatina e rosuvastatina, podem provocar sintomas musculares em algumas pessoas, especialmente após o início do tratamento ou mudanças na dose. Entretanto, nem toda dor muscular durante o uso de estatinas é causada pelo medicamento, e interromper o tratamento por conta própria pode comprometer a proteção cardiovascular. O ideal é observar as características do desconforto e conversar com o profissional responsável pela prescrição para investigar a causa e definir a conduta adequada.
Por que as estatinas podem provocar dor muscular?
As estatinas atuam principalmente no fígado, reduzindo a produção de colesterol e ajudando a diminuir os níveis de colesterol LDL no sangue. Esses medicamentos são utilizados para reduzir o risco de infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e outras complicações cardiovasculares em pessoas com indicação para o tratamento.
Embora sejam geralmente bem toleradas, as estatinas podem causar alterações musculares em uma parcela dos pacientes. Os mecanismos envolvidos ainda não são completamente esclarecidos, mas podem incluir mudanças em processos celulares relacionados ao funcionamento e à produção de energia dos músculos.
Segundo a Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), em seu guia sobre medicamentos para o colesterol, dor e fraqueza muscular estão entre os possíveis efeitos adversos das estatinas. A agência também alerta que, embora sejam incomuns, problemas musculares graves podem provocar complicações renais e exigem atendimento médico rápido.

Como reconhecer uma dor muscular que pode estar relacionada à estatina?
Os sintomas musculares associados às estatinas podem variar de um desconforto leve até dores que dificultam atividades cotidianas. Algumas pessoas relatam alterações em grupos musculares maiores, como coxas, panturrilhas, ombros e braços, mas a localização e a intensidade podem ser diferentes em cada caso.
Algumas características que merecem atenção incluem:
- Dor muscular sem causa aparente: desconforto que surge sem exercício intenso, queda ou lesão recente.
- Sensibilidade ao toque: músculos doloridos mesmo durante movimentos leves ou atividades habituais.
- Cãibras frequentes: contrações musculares dolorosas que aparecem durante o tratamento.
- Sensação de fraqueza: dificuldade incomum para subir escadas, caminhar ou levantar de uma cadeira.
- Relação com mudanças no tratamento: sintomas que começaram após iniciar a estatina, aumentar a dose ou acrescentar outro medicamento.
Essas manifestações não confirmam que o remédio seja o responsável. Exercícios diferentes do habitual, lesões, infecções e alterações da tireoide também podem provocar dores semelhantes. A proximidade entre o início do tratamento e o aparecimento do sintoma é uma informação útil, mas precisa ser analisada junto com outros fatores.
O que observar antes de conversar com o médico?
Registrar algumas informações pode facilitar a investigação, principalmente quando os sintomas aparecem de forma intermitente. O objetivo não é tentar confirmar a causa sozinho, mas ajudar o profissional a compreender a evolução do desconforto.
Vale anotar:
- Quando a dor começou: identificar se surgiu após o início da estatina ou uma alteração na dose.
- Quais músculos estão afetados: observar se o desconforto aparece em um ou nos dois lados do corpo.
- Intensidade e duração: perceber se a dor melhora com o repouso, permanece constante ou aumenta progressivamente.
- Atividades recentes: informar exercícios físicos intensos, trabalho pesado ou possíveis lesões.
- Medicamentos e suplementos: registrar todos os produtos utilizados, incluindo aqueles comprados sem receita.
Alguns medicamentos podem interagir com determinadas estatinas e aumentar o risco de efeitos musculares. Por isso, também é importante informar tratamentos recentes, inclusive antibióticos e antifúngicos, sem fazer mudanças por conta própria.
Por que não é recomendado parar a estatina sozinho?
As estatinas ajudam a controlar o colesterol e a reduzir o risco de eventos cardiovasculares em pessoas que necessitam desse tratamento. Suspender o medicamento sem avaliação pode retirar essa proteção antes mesmo de esclarecer se a dor realmente está relacionada ao seu uso.
Quando existe suspeita de efeito muscular, o médico pode revisar os medicamentos utilizados, investigar outras causas e solicitar exames conforme a necessidade. Em algumas situações, pode ser indicada a dosagem de creatinoquinase, conhecida como CK, uma enzima que pode aumentar quando existe lesão muscular.
Dependendo dos resultados, o profissional poderá avaliar ajustes na dose, mudança para outra estatina ou diferentes estratégias para controlar o colesterol. Sentir dor muscular durante o tratamento não significa necessariamente que todas as estatinas serão mal toleradas. Conheça também as indicações, efeitos colaterais e cuidados durante o uso da sinvastatina.

Quando a dor muscular exige atendimento médico rápido?
Dores leves ou moderadas que surgem durante o tratamento devem ser comunicadas ao profissional responsável, especialmente quando persistem, pioram ou não possuem uma explicação evidente. A avaliação permite verificar se existe necessidade de modificar o tratamento ou investigar outra condição.
Dor muscular intensa, fraqueza importante ou progressiva e urina muito escura, avermelhada ou semelhante à cor de refrigerante de cola exigem atendimento médico urgente. Esses sinais podem indicar uma lesão muscular grave, conhecida como rabdomiólise, capaz de provocar danos aos rins, embora essa complicação seja rara.
A diminuição importante da quantidade de urina, febre ou mal-estar intenso acompanhados de dor muscular também precisam de avaliação imediata. Nessas situações, não se deve aguardar a próxima consulta de rotina nem tomar novas doses sem orientação médica urgente. O tratamento pode precisar ser interrompido pelo profissional de saúde, conforme a gravidade dos sintomas e os resultados da avaliação.
Este conteúdo é apenas informativo e não substitui a avaliação, o diagnóstico ou o tratamento orientado por um médico.









