Manteiga de cacau: para que serve e como usar

A manteiga de cacau é uma gordura comestível que serve para hidratar profundamente a pele e os lábios, nutrir e deixar os cabelos mais macios e melhorar a qualidade, o sabor e a textura de chocolates, bolos e tortas.

Obtida a partir da prensagem da semente de cacau, os benefícios dessa gordura são possíveis por ser composta de gorduras saturadas e insaturadas, além de fitoesteróis e vitamina E.

Leia também: 13 benefícios do cacau para a saúde (e como consumir) tuasaude.com/cacau

A manteiga de cacau é encontrada na forma de pedaços, bastão, bálsamo e na forma líquida, podendo ser usada nos lábios, cabelos, corpo e também na culinária, no preparo de chocolate, bolos e tortas, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve a manteiga de cacau

Os benefícios e indicações da manteiga de cacau são:

  • Hidratar profundamente a pele e os lábios
  • Nutrir e deixar os cabelos mais brilhantes;
  • Melhorar a qualidade, o sabor e a textura de chocolates, bolos e tortas.

A manteiga de cacau promove uma aplicação suave e uma sensação agradável na pele, sem deixar muito pegajosa, por ser sólida à temperatura ambiente e derreter à temperatura corporal.

Composição da manteiga de cacau

A manteiga de cacau é uma gordura extraída da prensagem das sementes de cacau, sendo composta principalmente por triglicerídeos.

Essa manteiga também contém ácidos graxos saturados, como ácido esteárico, oleico, palmítico, e em menores quantidades, ácidos graxos saturados, como ácido linoleico, araquídico, ômega-3 e ômega-6.

Esse produto também contém fitoesteróis, como beta-sitosterol, estigmasterol e campesterol, e vitamina E, na forma de α-tocoferol, β-tocoferol e γ-tocoferol.

No entanto, a composição exata da manteiga de cacau varia conforme a região de cultivo do cacau.

Diferença entre protetor labial e manteiga de cacau

O protetor labial é um hidratante que contém protetor solar FPS 30 ou superior e com ingredientes como óxido de zinco ou dióxido de titânio para proteger contra danos solares.

Já a manteiga de cacau é uma gordura que promove a hidratação, mas não oferece proteção contra os danos provocados pelos raios ultravioletas do sol.

Leia também: Hidratante labial: qual o melhor, tipos, para que serve (e como usar) tuasaude.com/hidratante-labial

Como usar

As formas de uso variam de acordo com a apresentação da manteiga de cacau.

1. Manteiga de cacau labial

A manteiga de cacau labial pode ser encontrada na forma de bastão ou de bálsamo, na forma simples ou com ingredientes adicionados, como corante, saborizante e  

Essa forma de manteiga de cacau atua criando uma barreira física na superfície dos lábios, mantendo a umidade natural da pele, sendo, assim indicada para tratar lábios ressecados ou rachados.

Leia também: O que fazer para tratar lábios rachados e ressecados tuasaude.com/labios-rachados

2. Manteiga de cacau líquida

A manteiga de cacau líquida pode ser usada para aplicar na pele ressecada, promovendo a hidratação e a maciez.

No entanto, a manteiga líquida contém outros ingredientes adicionados, como glicerina e óleo mineral, para que seja possível mantê-la no estado líquido. Isso porque a manteiga de cacau, naturalmente, está em estado sólido.

3. Manteiga de cacau na culinária

A manteiga de cacau na culinária é usada principalmente para a produção de chocolate, melhorando a qualidade, o sabor e a textura desse produto.

Leia também: 7 benefícios do chocolate (e qual o melhor tipo) tuasaude.com/beneficios-do-chocolate

Esse produto também pode ser usado em receitas de bolos, biscoitos, tortas e cookies para adicionar umidade e estrutura à massa.

4. Manteiga de cacau em pedaços

A manteiga de cacau em pedaços pode ser encontrada em farmácias e lojas de produtos naturais.

Esse produto pode ser usado, junto com óleos essenciais e vegetais, para a produção artesanal de sabonetes, cremes hidratantes para o corpo ou cabelos e até mesmo hidratantes labiais, por exemplo.

Para isso, basta aquecer a manteiga de cacau em banho maria ou micro-ondas até que derreta. Em seguida, acrescentar os outros ingredientes, misturando bem até ficar uma mistura homogênea.

Para o preparo de loções e cremes corporais e produtos capilares, é recomendado que o produto tenha entre 2 a 8% de manteiga de cacau. Já para hidratantes labiais, é indicado o total de 20% de manteiga de cacau nesse produto.

Cuidados ao usar a manteiga de cacau

Por ser comedogênica, o uso contínuo da manteiga de cacau pode provocar o surgimento de cravos e piorar a acne, especialmente em pessoas com pele propensa à oleosidade ou erupções cutâneas. Por isso, a aplicação no rosto, costas ou peito de pessoas propensas à acne não é indicada.

Embora seja raro, algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas. Se ocorrer irritação, é recomendado suspender o uso da manteiga de cacau e consultar um médico.

A manteiga de cacau é composta por 100% gordura e possui alto valor calórico e, por isso, a sua ingestão excessiva pode levar ao ganho de peso indesejado.

Vídeos relacionados

Segredos para uma pele bonita e saudável | Tatiana Zanin

07:21 | 74.436 visualizações